Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Evolução dos Meios de Comunicação
Você já parou para pensar como seria a vida sem seu celular ou computador? Como será que as pessoas se comunicavam antes de toda essa tecnologia?
Há muito, muito tempo, nossos antepassados não tinham papel, canetas, nem celulares! Eles se comunicavam através de desenhos nas cavernas. Esses desenhos, chamados de pinturas rupestres, contavam histórias de caça e da vida na tribo.
Com o tempo, criaram-se símbolos e letras gravados em pedras e tábuas. Depois, com a invenção do papel e da imprensa, foi possível espalhar informações mais rapidamente com livros e jornais.
Na sequência surge o telégrafo, que enviava mensagens em código, e depois, o telefone, que permitia conversar à distância.
Novas possibilidades iam surgindo e com o rádio e a TV, as pessoas começaram a ouvir e assistir a programas em casa, tornando a comunicação divertida.
Hoje, usamos computadores e smartphones para nos conectar instantaneamente com o mundo inteiro.
Veja alguns dados sobre os meios de comunicação mais usados:
Esses dados são uma média global e podem variar dependendo da região e do grupo demográfico.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Veja alguns dados sobre os meios de comunicação mais usados e responda:
A) Qual é o meio mais usado?
B) Qual é o menos usado?
C) Qual é o meio que você mais usa?
QUESTÃO 2
Um dos principais impactos da comunicação digital na sociedade moderna é
(A) redução do acesso a informações.
(B) diminuição das interações sociais.
(C) conexão instantânea com pessoas ao redor do mundo.
(D) desaparecimento de formas tradicionais de comunicação.
QUESTÃO 3
As etapas na evolução dos meios de comunicação, desde o registro visual até a comunicação digital, organizadas em uma sequência lógica são
(A) Pintura Rupestre, Símbolos e Escrita, Papel e Impressão, Telégrafo e Telefone, Rádio e Televisão, Comunicação Digital.
(B) Pintura Rupestre, Papel e Impressão, Símbolos e Escrita, Rádio e Televisão, Comunicação Digital, Telégrafo e Telefone.
(C) Símbolos e Escrita, Pintura Rupestre, Papel e Impressão, Comunicação Digital, Telégrafo e Telefone, Rádio e Televisão.
(D) Comunicação Digital, Rádio e Televisão, Telégrafo e Telefone, Papel e Impressão, Símbolos e Escrita, Pintura Rupestre.
QUESTÃO 4
A comunicação sempre esteve em constante evolução, e com o avanço da tecnologia, essa transformação se acelerou ainda mais. Desde as primeiras pinturas rupestres até a era digital, cada inovação tecnológica trouxe novas formas de conectar pessoas e compartilhar informações. Que tal criar um meio de comunicação do futuro? Escolha um nome, explique como será usado e faça um desenho. Seja criativo!
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |