Olá, estudante ! Esta videoaula de História do 7º ano foi veiculada na TV no dia 30/11/2021 (Terça-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta aula abordaremos o conceito de modernidade traçando paralelo com o eurocentrismo e as implicações geradas por tais ações. Problematizaremos como esses conceitos ainda estão presentes hoje em nossa sociedade e como podemos identificar e evitar tais caracterizações.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Eurocentrismo, etnocentrismo e a descolonização de saberes e conhecimentos de povos e culturas
Começaremos nossa apresentação fazendo a definição do que é “Modernidade”. Conforme o dicionário eletrônico www.dicio.com.br, temos a seguinte definição para modernidade e eurocentrismo e etnocentrismo:
Significado de Modernidade
substantivo feminino
Caráter do que é moderno, do que se refere ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; modernismo.
O que existe ou passou a existir recentemente.
[História] Conceito iluminista segundo o qual o ser humano se reconhece como pessoa autônoma, atuando sobre a realidade (natureza e sociedade) pelo uso da razão.
Disponível em:<https://www.dicio.com.br/modernidade/>. Acesso em: 15 Outubro 2021.
Significado de Eurocentrismo
substantivo masculino
Modo de julgar o mundo a partir de um ponto de vista europeu.
Influência que, política, cultural, econômica, social etc., a Europa exerce sobre outras variadas áreas, países, povos, culturas.
Característica da pessoa eurocêntrica, que busca compreender o mundo tendo em conta somente valores europeus.
Disponível em: <https://www.dicio.com.br/eurocentrismo/>. Acesso em: 15 de Outubro de 2021.
Por que iniciamos com essas duas definições? Para que possamos compreender o contexto em que essas duas expressões começaram a ser utilizadas e problematizar como esses conceitos ainda são usados nos dias de hoje e como isso gera problemas para a sociedade.
Como seres sociais precisamos compreender a sociedade em que estamos inseridos. Para compreendermos nossa sociedade faz-se necessário historicizar alguns conceitos e à luz das problematizações realizadas, pensar formas de intervir nessa sociedade para que assim, tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária.
O próprio conceito de modernidade é ligado à história da Europa, tendo em vista que para sua definição ou caracterização, temos que recorrer às transformações ocorridas na Europa: A Revolução Industrial, A Revolução Francesa e o uso da Razão ( a modernidade no campo das ciências humanas e exatas tem a sua base com René Descartes, começando com sua frase mais conhecida “Cogito, ergo sum” ou “Penso, portanto sou”. Talvez para os tempos atuais e de massificação de frases a partir dos memes, hoje, essa sentença pode parecer comum, porém, na época, Descartes trazia a razão para o centro do raciocínio, frente ao pensamento imposto pelas religiões.
Como essa visão de modernidade e eurocentrismo afeta as sociedades não europeias?
Se por um lado a modernidade é esse tempo histórico que se inicia com profundas transformações nas mentalidades, na maneira de pensar o mundo, o tempo – que passa a ser controlado pelo trabalho -, é também neste momento que temos o aprofundamento da hierarquização das raças e a construção daquilo que conhecemos como Europa enquanto o centro do mundo e valor moral, fazendo do resto do mundo apenas espaços de reprodução do conhecimento produzido na Europa, ou seja, é na modernidade que o racismo e o tempo arcaico são inventados.
É importante aqui destacarmos o seguinte ponto: “fazendo do resto do mundo apenas espaços de reprodução do conhecimento produzido na Europa.”
Nesta perspectiva é produzido pelos europeus definição do que é belo, aceitável, ciência, cultura e afins. Os valores europeus então passam a ser determinantes para classificar e julgar outras nações
Uma das marcas da modernidade é a dominação do homem sobre o homem e isso se deu de variadas maneiras: colonização, escravização e guerras. Esta última teve dois auges: a I e a II Guerra Mundial, que também trouxe a outra grande marca da modernidade: a barbárie. Tanto a primeira quanto a segunda guerra mundial marcaram profundamente e fizeram com que artistas e políticos passassem a dedicar uma vida contra as guerras ou refletir sobre as mazelas construídas pela ganância humana.
A hierarquia das raças e a colonização de países fez também com que outra questão surgisse: povos modernos (no sentido estético e histórico) e os povos arcaicos, também no sentido estético e histórico.
Com essas formas de pensamentos são anulados outros saberes, vivências, experiências e culturas.
Significado de Etnocentrismo
substantivo masculino
Visão de mundo própria da pessoa que considera a sua sociedade, sua nação, seu país ou grupo étnico superiores aos demais.
Disponível em: <https://www.dicio.com.br/etnocentrismo/>. Acesso em: 17 Outubro de 2021.
Veremos alguns posts do Facebook da página do Senado Federal sobre Xenofobia* e uma notícia sobre esse tema também.
Significado de Xenofobia
substantivo feminino
Receio, medo ou rejeição, direcionado a algo ou alguém que não faz parte do local onde se vive ou habita; hostilidade.
Aversão a estrangeiros; repugnância a pessoas ou coisas provenientes de países estrangeiros: refugiados sofriam xenofobia em alguns países.
Disponível em: <https://www.dicio.com.br/xenofobia/>. Acesso em 18 outubro 2021.
Será apresentado agora alguns folders de campanha do Senado Federal contra essas ideias errôneas e xenófobas e de uma reportagem onde os nordestinos são agredidos.
Disponível em:<https://www.facebook.com/SenadoFederal/photos/a.176982505650946/1463685436980640/?type=3>. Acesso em 18 Outubro 2021.
Disponível em:<https://www.facebook.com/SenadoFederal/photos/a.176982505650946/1490679817614535/?comment_id=697673620408340>. Acesso em: 18 Outubro 2021.
Disponível em:<https://www.bahianoticias.com.br/noticia/227654-nordeste-e-alvo-de-xenofobia-por-levar-haddad-ao-segundo-turno-da-eleicao.html>. Acesso em 18 Outubro de 2021.
Para que possamos desenvolver uma noção de cidadania e procurarmos desenvolver a cultura da paz precisamos conhecer e compreender nossas leis. Nada melhor que analisarmos parte de nossa Constituição Federal de 1988 para que vejamos como nossa sociedade deve ser construída e também como podemos ajudar na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, sem essas mazelas do desrespeito mascarado de opinião!
Na Constituição ( lei máxima do Brasil) brasileira de 1988 lemos
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 18 Agosto de 2021.
Atividades
Questão 1 – Releia o subtítulo modernidade bem como sua definição. Reflita sobre. Descreva o que pode ser considerado com o “lado oculto da modernida”.
Questão 2 – Ao ler a matéria jornalística sobre “xenofobia” e o Art. 3° da Constituição Brasileira, você considera que essas pessoas que praticam xenofobia obedecem a lei máxima do País? Explique.
Habilidades estruturantes: | (EF07HI01) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. (GO-EF07HI01-B) Problematizar a ideia de Modernidade como padrão de desenvolvimento civilizatório europeu em relação à cultura dos povos africanos, ameríndios e asiáticos. |
Referências: | BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015. DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. VICENTINO, Cláudio Teláris história, 7° ano: Ensino Fundamental, anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018. |