Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Escrevendo o nosso mundo
OLÁ ESTUDANTE!
FAÇA A LEITURA DO POEMA “ GUARDANDO MEMÓRIAS”.
VOCÊ TEM UM OBJETO DE RECORDAÇÃO?
CADA OBJETO DE RECORDAÇÃO CONTA UMA HISTÓRIA E AJUDA A PRESERVAR UMA MEMÓRIA IMPORTANTE. ESSES OBJETOS SÃO CHAMADOS DE MEMÓRIAS MATERIAIS, POIS GUARDAM UMA PARTE DA NOSSA HISTÓRIA E MOSTRAM QUEM SOMOS.
NORMALMENTE, GUARDAMOS O QUE NOS TRAZ ALEGRIA E DEIXAMOS DE LADO O QUE NÃO TEM MAIS IMPORTÂNCIA.
QUANDO OLHAMOS PARA UMA FOTO ANTIGA OU UM BRINQUEDO QUE JÁ FOI MUITO QUERIDO, ESTAMOS, NA VERDADE, REVIVENDO MOMENTOS FELIZES OU IMPORTANTES.
ESSES OBJETOS NOS CONECTAM COM O NOSSO PASSADO E NOS AJUDAM A CONTAR NOSSA HISTÓRIA PARA OS OUTROS.
OS OBJETOS DE RECORDAÇÃO SÃO IMPORTANTES NÃO SÓ PARA A NOSSA MEMÓRIA PESSOAL, MAS TAMBÉM PARA A HISTÓRIA DA NOSSA FAMÍLIA E DA NOSSA COMUNIDADE, MOSTRANDO COMO AS PESSOAS VIVIAM, O QUE ELAS GOSTAVAM, E COMO SE RELACIONAVAM.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
FAÇA A LEITURA DO POEMA “ GUARDANDO MEMÓRIAS” E RESPONDA:
A) QUAIS EXEMPLOS DE OBJETOS O POEMA MENCIONA QUE PODEM GUARDAR MEMÓRIAS?
B) POR QUE GUARDAMOS ALGUNS OBJETOS E DEIXAMOS OUTROS DE LADO?
C) COMO O POEMA NOS AJUDA A ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR MEMÓRIAS ATRAVÉS DE OBJETOS?
QUESTÃO 2
OS OBJETOS DE RECORDAÇÃO NOS AJUDAM A CONTAR NOSSA HISTÓRIA POIS
(A) SERVEM COMO UM ARTIGO DE DECORAÇÃO.
(B) SÃO NOVOS E MODERNOS.
(C) NOS CONECTAM COM O PASSADO.
(D) SÃO RECURSOS ESPECIAIS.
QUESTÃO 3
OS OBJETOS CHAMADOS DE “MEMÓRIAS MATERIAIS” SÃO IMPORTANTES PORQUE
(A) SÃO FEITOS DE MATERIAIS RAROS E CAROS.
(B) OCUPAM MUITO ESPAÇO NAS CASAS.
(C) GUARDAM UMA PARTE DA NOSSA HISTÓRIA.
(D) SÃO SIMPLES E FÁCEIS DE COMPRAR.
QUESTÃO 4
AGORA É COM VOCÊ! DESENHE UM OBJETO QUE TENHA EM CASA E QUE É ESPECIAL PARA VOCÊ. PODE SER UM BRINQUEDO, UMA FOTO, UM LIVRO OU QUALQUER OUTRA COISA COM UM SIGNIFICADO IMPORTANTE.
AO LADO DO SEU DESENHO, ESCREVA UMA LEGENDA, UMA PEQUENA DESCRIÇÃO SOBRE O OBJETO. DEPOIS, CONVERSE COM SEUS COLEGAS E EXPLIQUE:
“POR QUE ESSE OBJETO É IMPORTANTE PARA VOCÊ?”.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF02HI09-A) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade. (EF02HI09-C) Discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |