ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
COMO VOCÊ JA SABE A ESCOLA É A INSTITUIÇÃO QUE FORNECE O PROCESSO DE ENSINO PARA DISCENTES (ALUNOS), COM O OBJETIVO DE FORMAR E DESENVOLVER CADA INDIVÍDUO EM SEU ASPECTO CULTURAL, SOCIAL E COGNITIVO.
HOJE VAMOS APRENDER OS TIPOS DE ESCOLA QUE EXISTEM E AS DIFERENÇAS DAS ESCOLAS DE ANTIGAMENTE COM AS ESCOLAS ATUAIS.
ATUALMENTE, EXISTEM MAIS DE 180 MIL INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL, DESDE CRECHES ATÉ O ENSINO MÉDIO.
ESCOLA GRANDE, PEQUENA OU MÉDIA, PÚBLICA OU PARTICULAR, RELIGIOSAS OU NÃO – A DIVERSIDADE É ENORME.
HORA DA ATIVIDADE
QUESTÃO 1
VAMOS FAZER UMA LISTA DE COISAS QUE FAZEMOS NA ESCOLA:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
RELEIA O FRAGMENTO DO POEMA E, DEPOIS, DESENHE VOCÊ JUNTINHO COM SEUS AMIGOS.
ESCOLA É …
O LUGAR QUE SE FAZ AMIGOS.
NÃO SE TRATA SÓ DE PRÉDIOS,
SALAS, QUADROS,
PROGRAMAS, HORÁRIOS, CONCEITOS…
ESCOLA É SOBRETUDO, GENTE
GENTE QUE TRABALHA,
QUE ESTUDA QUE ALEGRA,
SE CONHECE, SE ESTIMA.
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-1o-ano/Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Componente Curricular: | HISTÓRIA |
Habilidade: | (GO-EF01HI08-B). Conhecer a história da instituição escolar a qual faz parte. comparar o cotidiano de instituições em outras épocas com o cotidiano de instituições escolares na atualidade, utilizando diferentes fontes e documentos. (GO-EF01HI08-C). Diferenciar os tipos/instituições escolares: públicas, privadas, rurais, urbanas, trabalhando as noções de transformações e simultaneidades, mudanças e permanências. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |