Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Nesta atividade abordaremos e e analisaremos as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Então,
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Caracterize “povos originários”. Qual região do Brasil você mora? Identifique quais povos originários viviam na região em que mora.
Questão 2
Problematizando o conceito de “aculturação” a que foram submetidos os povos originários no século XIX e desde a colonização portuguesa, dê sua opinião sobre esse processo.
Questão 3
Observe a imagem abaixo:
D. Pedro Massa, prelado em São Gabriel, com alunos do Internato de Taracuá. Foto: Arquivo da Diocese de S. Gabriel da Cachoeira.
Disponível em:<https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro>. Acesso em: 23 set. 2022
- As crianças indígenas têm os seus direitos respeitados? Justifique
- O que as roupas revelam sobre a “aculturação”?
Quesão 4
Leia o decreto n° 426 de 24 julho de 1845:
A cultura, os costumes e a religião dos povos originários foram respeitados? Comente.
SAIBA MAIS
Clique no play e vamos desbravar mais conhecimento:
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1Y0q1N_l2BLfHQR1PJQJwnimiEaxvd26y
Habilidade: | (EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. |
Referencial teórico | CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto.O Índio e o Mundo dos Brancos. 3ª Edição. Editora Universidade de Brasília, São Paulo: 1981. LIMA, A. C. de Souza. Um grande cerco de paz: poder tutelar, indianidade e formação de Estado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995. |