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História – Em nome de Deus: a aculturação dos povos originários

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Nesta atividade abordaremos e  e analisaremos as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império. Então, 

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Caracterize “povos originários”. Qual região do Brasil você mora? Identifique quais povos originários viviam na região em que mora.

Questão 2

Problematizando o conceito de “aculturação” a que foram submetidos os povos originários no século XIX e desde a colonização portuguesa, dê sua opinião sobre esse processo.

Questão 3

Observe a imagem abaixo:

D. Pedro Massa, prelado em São Gabriel, com alunos do Internato de Taracuá. Foto: Arquivo da Diocese de S. Gabriel da Cachoeira.

Disponível em:<https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Etnias_do_Rio_Negro>. Acesso em: 23 set. 2022

  1. As crianças indígenas têm os seus direitos respeitados? Justifique
  2. O que as roupas revelam sobre a “aculturação”?

Quesão 4

Leia o decreto n° 426 de 24 julho de 1845:

A cultura, os costumes e a religião dos povos originários foram respeitados? Comente.

SAIBA MAIS

Clique no play e vamos desbravar mais conhecimento:

Canal Uilson Duarte. “Atividade 14 8° Ano Reconhecer e respeitar o diferente!”. Disponível em:<https://youtu.be/hR7YdmDcK5s>. Acesso em: 03 out. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1Y0q1N_l2BLfHQR1PJQJwnimiEaxvd26y

Habilidade:(EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
Referencial teórico 
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto.O Índio e o Mundo dos Brancos. 3ª Edição. Editora Universidade de Brasília, São Paulo: 1981.
LIMA, A. C. de Souza. Um grande cerco de paz: poder tutelar, indianidade e formação de Estado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995.