You are currently viewing Matemática – História dos números: Contagem

Matemática – História dos números: Contagem

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 1o Ano do Ensino Fundamental.

Crianças felizes e números de um a zero Vetor grátis


A MATEMÁTICA, COMO A CONHECEMOS HOJE, SURGIU NO ANTIGO EGITO E NO IMPÉRIO BABILÔNICO, POR VOLTA DE 3500 A.C. MAS, NA PRÉ-HISTÓRIA, OS HOMENS JÁ USAVAM OS CONCEITOS DE CONTAR E MEDIR. POR ISSO, A MATEMÁTICA NÃO TEVE NENHUM INVENTOR, MAS FOI CRIADA A PARTIR DA NECESSIDADE DAS PESSOAS EM MEDIR E CONTAR OBJETOS.

Imagem digital fictícia de personagem de desenho animado

Descrição gerada automaticamente com confiança média

ASSISTA A VIDEOAULA E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE ESSE TEMA:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 1º Ano – 1ºBi – Videoaula1 – HISTÓRIA DOS NÚMEROS: CONTAGEM”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ElMwTa1hH90> acesso em 17 fev 2022.

Uma imagem contendo Forma

Descrição gerada automaticamente

Canal Vídeos Diversos da TV “Dez Indiozinhos – Clipe Galinha Pintadinha DVD 1”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D-aC9jcnhgM> acesso em 17 fev 2022.

Canal Márcio Coelho e Ana Favaretto “Um, dois, feijão com arroz”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n575gJZqE6k> acesso em 17 fev 2022.

VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES PROPOSTAS?

QUESTÃO 1

QUE LEGAL! VAMOS CONTAR QUANTOS OBJETOS TEMOS ABAIXO:

QUESTÃO 2

ESCRITA COMPARTILHADA 

DEPOIS DE RECITAR A PARLENDA ABAIXO, VAMOS COLOCAR NA ORDEM CORRETA:


QUESTÃO 3

VAMOS CONTAR E PINTAR A QUANTIDADE CORRESPONDENTE:


QUESTÃO 4

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E TENTE RESPONDER O QUE SE PEDE:

1 – QUANTAS CRIANÇAS AO TODO?

2 – QUANTAS MENINAS?

3 – QUANTOS MENINOS?

4 – QUANTOS INSTRUMENTOS MUSICAIS?


https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1o-ano/Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:


Componente CurricularMatemática
Habilidade(EF01MA02-B) Associar quantidades, fazendo correspondência de objetos.
(EF01MA02-C) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, quantificação de elementos de contagem de rotina, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvem esses procedimentos: parlendas, poemas, brincadeiras diversas, recursos tecnológicos, livros infantis.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS