Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 1o Ano do Ensino Fundamental.
A MATEMÁTICA, COMO A CONHECEMOS HOJE, SURGIU NO ANTIGO EGITO E NO IMPÉRIO BABILÔNICO, POR VOLTA DE 3500 A.C. MAS, NA PRÉ-HISTÓRIA, OS HOMENS JÁ USAVAM OS CONCEITOS DE CONTAR E MEDIR. POR ISSO, A MATEMÁTICA NÃO TEVE NENHUM INVENTOR, MAS FOI CRIADA A PARTIR DA NECESSIDADE DAS PESSOAS EM MEDIR E CONTAR OBJETOS.
ASSISTA A VIDEOAULA E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE ESSE TEMA:
VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES PROPOSTAS?
QUESTÃO 1
QUE LEGAL! VAMOS CONTAR QUANTOS OBJETOS TEMOS ABAIXO:
QUESTÃO 2
ESCRITA COMPARTILHADA
DEPOIS DE RECITAR A PARLENDA ABAIXO, VAMOS COLOCAR NA ORDEM CORRETA:
QUESTÃO 3
VAMOS CONTAR E PINTAR A QUANTIDADE CORRESPONDENTE:
QUESTÃO 4
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E TENTE RESPONDER O QUE SE PEDE:
1 – QUANTAS CRIANÇAS AO TODO?
2 – QUANTAS MENINAS?
3 – QUANTOS MENINOS?
4 – QUANTOS INSTRUMENTOS MUSICAIS?
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1o-ano/Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Componente Curricular | Matemática |
Habilidade | (EF01MA02-B) Associar quantidades, fazendo correspondência de objetos. (EF01MA02-C) Quantificar elementos de uma coleção: estimativas, quantificação de elementos de contagem de rotina, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação, em situações que envolvem esses procedimentos: parlendas, poemas, brincadeiras diversas, recursos tecnológicos, livros infantis. |
Referências | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. |