Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
OS HISTORIADORES REALIZAM INVESTIGAÇÕES DE ITENS DO PASSADO PARA ESTUDAR A HISTÓRIA DE UM POVO. OS DOCUMENTOS SÃO IMPORTANTES FONTES PARA QUE AS INFORMAÇÕES DO QUE JÁ ACONTECEU POSSAM SER CONHECIDAS. VOCÊ SABIA OS SEUS DOCUMENTOS REGISTRAM A SUA HISTÓRIA E DE SUA FAMÍLIA? ALÉM DISSO GARANTEM QUE SEUS DIREITOS SEJAM RECONHECIDOS E RESPEITADOS.
DOCUMENTOS PESSOAIS
AS FONTES PODEM SER ENTENDIDAS COMO VESTÍGIOS, OBJETOS, TRAÇOS CULTURAIS OU DOCUMENTOS DO PASSADO QUE RETRATAM INFORMAÇÕES, HÁBITOS E MODOS DE VIDA DOS ANTEPASSADOS.
NOSSOS DOCUMENTOS
CADA PESSOA TEM UMA HISTÓRIA, COM PARTICULARIDADES E CARACTERÍSTICAS INDIVIDUALIZADAS.
PARA SABER INFORMAÇÕES SOBRE AS PESSOAS PODEMOS CONSULTAR OS DOCUMENTOS.
DURANTE NOSSA VIDA PODEMOS TER VÁRIOS DOCUMENTOS COMO, POR EXEMPLO:
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO: QUANDO A CRIANÇA NASCE, OS PAIS OU RESPONSÁVEIS DEVEM PROCURAR O CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL PARA REGISTRAR E EMITIR ESSE DOCUMENTO;
- CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL: REGISTRA INFORMAÇÕES SOBRE OS EMPREGOS DOS ADULTOS;
- CARTEIRA DE MOTORISTA: INFORMA QUE A PESSOA CUMPRIU AS CONDIÇÕES E ESTÁ APTA PARA DIRIGIR E
- CARTEIRA DE VACINAÇÃO: INFORMA O HISTÓRICO DE VACINAS QUE A PESSOA TOMOU.
OS DOCUMENTOS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA AS PESSOAS EXERCEREM SEUS DIREITOS.
AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
OS REGISTROS DOCUMENTAIS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA QUE POSSAMOS CONHECER A HISTÓRIA E MODO DE VIDA DE CADA ÉPOCA.
OS HISTORIADORES PESQUISAM EM FONTES MATERIAIS E IMATERIAIS OS DADOS PARA INVESTIGAR A CULTURA, A SOCIEDADE DE DIFERENTES PERÍODOS HISTÓRICOS.
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE INDICA UMA FONTE HISTÓRICA MATERIAL:
A) CONTOS ORAIS.
B) FOTOGRAFIAS.
C) TESTEMUNHOS.
D) CANTIGAS DE RODA.
QUESTÃO 2
OBSERVE ALGUMAS FOTOGRAFIAS QUE DOCUMENTAM E REGISTRAM A HISTÓRIA DE FAMÍLIAS:
Disponível em:https://www.flickr.com/photos/fotosantigasrs/15042751283.Acesso em 25 jan. 2022
Disponível em:https: https://www.flickr.com/photos/dinamarco/2760182704.Acesso em 25 jan. 2022
QUE TAL DOCUMENTAR E REGISTRAR A HISTÓRIA DE SUA FAMÍLIA?
1-FAÇA UM DESENHO OU COLE UMA FOTOGRAFIA QUE REPRESENTE VOCÊ JUNTAMENTE COM OS SEUS FAMILIARES.
2-REGISTRE DE FORMA ESCRITA AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
A) QUEM SÃO AS PESSOAS QUE APARECEM NA FOTOGRAFIA OU DESENHO?
B) QUAL A RELAÇÃO DE PARENTESCO QUE ESSAS PESSOAS POSSUEM COM VOCÊ?
A SUA FAMÍLIA É ORIGINÁRIA DE QUAL LOCALIDADE?
QUESTÃO 3
DURANTE A VIDA DA PESSOA VÁRIOS DOCUMENTOS SÃO CONFECCIONADOS. CADA DOCUMENTO TEM UMA ESPECIFICIDADE E UMA FUNÇÃO NA SOCIEDADE.
MARQUE A ALTERNATIVA QUE REPRESENTA O DOCUMENTO QUE INFORMA SOBRE OS REGISTROS DE EMPREGO DA PESSOA ADULTA:
A) CARTÃO DE EMPRESA E TRABALHO.
B) CARTA DO TRABALHADOR E APOSENTADORIA.
C) CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL.
D) CARTEIRA DO EMPREGO E APRENDIZAGEM.
QUESTÃO 4
TODA CRIANÇA TEM O DIREITO À SAÚDE E, PARA QUE AS INFORMAÇÕES SOBRE VACINAS FIQUEM REGISTRADAS EXISTE UM DOCUMENTO CHAMADO CARTEIRA DE VACINAÇÃO.
COM A CARTEIRA DE VACINAÇÃO CONSEGUIMOS VERIFICAR O HISTÓRICO DE VACINAS E, ASSIM, OS MÉDICOS CONSEGUEM REALIZAR UMA MELHOR ANÁLISE DA SAÚDE DA PESSOA.
FAÇA UMA PESQUISA EM SEU CARTÃO DE VACINAÇÃO E REGISTRE UMA VACINA QUE VOCÊ TOMOU. DEPOIS PROCURE MAIS INFORMAÇÕES DE QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA VACINA.
SAIBA MAIS
ESTA LENDA CONTADA PELA PROFESSORA RENATA É CONSIDERADA UMA FONTE HISTÓRICA IMATERIAL. VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA BOIÚNA, UMA COBRA QUE VIVE NO RIO ARAGUAIA?
A CADERNETA DE VACINAÇÃO É UM DOCUMENTO IMPORTANTE! MAS POR QUÊ PRECISAMOS DE VACINAS? ASSISTA AO VÍDEO DA FARMACÊUTICA JAQUELINE E ENTENDA OS MOTIVOS.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. (EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetem à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados. |
Referências: | BRASIL ESCOLA. O que são fontes históricas? Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-sao-fontes-historicas.htm. Acesso em 25 jan. 2022. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Crianças e adolescentes sem registro civil de nascimento – o que fazer? Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/150562/Versao_Final_Cartilha_Sub_registro.pdf . Acesso em 25 jan. 2022. SECULT GOIÁS. História da Festa das Cavalhadas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RJjgDzuUYa8. Acesso em 25 jan. 2022. |