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História – Do nomadismo à sedentarização.

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

No período pré-histórico, quando se deu o surgimento dos primeiros seres humanos na Terra, as principais atividades para a procura de alimentos baseavam-se na coleta e na caça. Era muito comum que os agrupamentos humanos não fixassem-se em um local. Com a observação de que as espécies vegetais poderiam ser reproduzidas e multiplicadas por técnicas agrícolas os grupos sedentarizaram-se.

DO NOMADISMO À SEDENTARIZAÇÃO

Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/descascandoaciencia/2016/06/07/descascando-a-ciencia-inicio/. Acesso em 26 fev. 2022

O ser humano se relaciona com a natureza, extraindo os recursos necessários para a sua sobrevivência. A água, o solo e tantos outros recursos naturais são elementos básicos para as atividades produtivas. Porém, quando a espécie humana surgiu, não havia o domínio das técnicas de plantio e colheita, sendo que os insumos para  alimentação eram coletados ou conseguidos por meio da caça.

O ESTILO DE VIDA NOMÂDE

As atividades de coleta de alimentos e caça de animais não geram a necessidade do ser humano se fixar em um local. Na procura de gêneros para saciar a fome, os agrupamentos pré-históricos se deslocavam constantemente, objetivando encontrar regiões mais favoráveis na disponibilidade de insumos. 

O estilo de vida nômade é caracterizado principalmente pelo não estabelecimento de moradia em um local fixo e a constante mudança de locais na busca de melhores condições de vida. 

O nomadismo dificulta o crescimento dos agrupamentos humanos, pois com as mudanças frequentes não é possível manter e desenvolver uma estrutura social grande, complexa e com diversidade nas atividades.

O DOMÍNIO DA AGRICULTURA E A SEDENTARIZAÇÃO

Ainda durante o período pré-histórico, por volta de doze mil anos A.C., indivíduos perceberam que as espécies vegetais poderiam ser multiplicadas quando eram lançadas sementes ao solo. Assim, concluíram que poderiam plantar e colher alimentos, não havendo a necessidade de coletar insumos da natureza.

Com o desenvolvimento do plantio, alguns instrumentos foram criados tendo como matérias-primas rochas, pedras e madeiras. Além disso, animais foram domesticados visando auxiliar na carga e transporte e facilitar a atividade agrícola. 

O domínio da agricultura possibilitou que vários agrupamentos se fixassem em determinada região, o que impulsionou o fenômeno da sedentarização. Esse movimento  trouxe impactos nas organizações humanas, principalmente no crescimento dos grupos que se organizaram em vilas e, com o aumento populacional, proporcionou o surgimento das cidades. 

Com a sedentarização outras atividades, como a pecuária e o comércio, se desenvolveram ocasionando uma variação nas atuações humanas. 

Agora é com você, vamos responder algumas questões?

Questão 1

A história é uma ciência que necessita de fontes para entender como eram os modos de vida no passado. No período pré-histórico, os indivíduos registravam fatos da vida cotidiana em paredes de cavernas ou rochas e, graças a essas indicações, conseguimos indícios de como os agrupamentos realizavam as atividades.

Veja um exemplo dessa forma de representação:

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/sedona-arte-rupestre-nativa-americana-672885/. Acesso em 26 fev. 2022

Esse modo de vida é caracterizado como:

(a) Escultura

(b) Xilogravura

(c) Rupestre

(d) Silvestre

Questão 2

No período pré-histórico, após o domínio da agricultura, os agrupamentos humanos se fixaram em locais determinados, produzindo os alimentos necessários e desenvolvendo outras formas de atividade. Esse modo de vida, pode ser definido como:  

(a) Nomadismo

(b) Sedentarização

(c) Extrativismo

(d) Colonialismo

Questão 3

Mesmo na atualidade há grupos humanos que não se fixam em locais determinados, promovendo constantes mudanças, como os beduínos.

Faça uma pesquisa sobre os beduínos, indicando as características do seu modo de vida e, após registrar as informações, faça uma ilustração ou colagem.

Questão 4

Observe a imagem a seguir que demonstra ferramentas utilizadas no período da pré-história para o desenvolvimento de atividades humana.

Disponível em: http://www.avaad.ufsc.br/moodle/mod/hiperbook/view.php?id=1389&pagenum=1&target_navigation_chapter=2418&show_navigation=1/. Acesso em 26 fev. 2022.

a) Qual os instrumentos utilizados na confecção dos materiais?

b) Quais as diferenças com os objetos utilizados na prática agrícola na atualidade?


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(GO-EF05HI01-D) Compreender a passagem do nomadismo à sedentarização, observando aspectos como localização e recursos naturais.
Referências:
CONCEITOS DO MUNDO. Povos nômades e sedentários. Disponível em:https://conceitosdomundo.pt/povos-nomades-e-sedentarios/. Acesso em 22  fev. 2023.

EBC NA REDE. Piauí abriga rica arte rupestre? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ByDjGDSK04M. Acesso em 22  fev. 2023.

ITU. A história da agricultura. Disponível em: https://www.itu.com.br/conteudo/detalhe.asp?cod_conteudo=19107#:~:text=a%20Pr%C3%A9%2Dhist%C3%B3ria-,H%C3%A1%20cerca%20de%20doze%20mil%20anos%2C%20durante%20a%20Pr%C3%A9%2Dhist%C3%B3ria,iguais%20%C3%A0s%20que%20os%20originaram.. Acesso 22  fev. 2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.