Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Diversidade em destaque
Olá estudante!
Veja a charge abaixo:
Qual a sua comida preferida? Sabe a origem dela?
O que você sabe sobre diversidade?
Diversidade significa que temos muitas culturas, tradições e histórias diferentes. O termo diversidade abrange as diferenças entre as pessoas em vários aspectos, como cultura, etnia, religião, idade, habilidades físicas e mentais, entre outros.
Cada indivíduo possui características únicas que contribuem para a sua identidade pessoal. Tem gente que gosta de macarrão, tem gente que gosta de sushi, sanduíche, arroz com pequi. A diversidade reconhece e valoriza essas diferenças, entendendo que elas enriquecem a sociedade como um todo.
E o que você entende por pluralidade?
Pluralidade é ter muitas dessas diferenças juntas em um mesmo lugar. Como no restaurante com pessoas de várias culturas, costumes e modos de vida diferentes. Isso mostra que podemos viver juntos e aprender uns com os outros, respeitando as diferenças.
Conviver com pessoas diferentes nos ensina a ser mais gentis, tolerantes e respeitosos. O contrário disso dá lugar ao preconceito e a discriminação.
Preconceito é quando julgamos alguém sem realmente conhecer, baseados em ideias erradas sobre como ela é. Isso pode acontecer por causa da aparência, cultura, ou de onde a pessoa vem.
Discriminação é quando tratamos alguém de maneira injusta por causa dessas diferenças. Isso é muito ruim porque magoa as pessoas e cria um ambiente negativo.
Conheça o Nelson Mandela:
Cada um de nós pode fazer a sua parte, respeitando e incluindo todos, e garantindo que todas as vozes sejam ouvidas. Ter responsabilidade social significa ajudar a tornar a nossa comunidade um lugar melhor para todos, respeitando e valorizando as diferenças.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Veja a charge abaixo e depois responda:
A) Qual é o contexto da tirinha?
B) O que cada pessoa no restaurante pede para comer?
C) O que o garçom comenta sobre os pedidos?
D) O que o comentário do garçom sobre a diversidade está tentando destacar?
QUESTÃO 2
Diversidade é
(A) a presença de muitas culturas, tradições e histórias diferentes.
(B) a ausência de diferenças entre as pessoas.
(C) a exclusão de pessoas com habilidades físicas ou mentais diferentes.
(D)a uniformidade cultural em uma sociedade.
QUESTÃO 3
É um exemplo de diversidade em um restaurante a situação em que
(A) todas as pessoas pedem o mesmo prato.
(B) pessoas pedem pratos variados como macarrão e sushi.
(C) o restaurante só serve comida de uma única cultura.
(D) apenas pessoas de uma etnia frequentam o restaurante.
QUESTÃO 4
Preconceito é quando julgamos alguém sem realmente conhecer, baseados em ideias erradas sobre como ela é. Discriminação é quando tratamos alguém de maneira injusta por causa dessas diferenças. Sabendo disso, escreva placas de conscientização para cada situação:
A) Achar que uma pessoa é menos inteligente por causa da cor da pele dela.
B) Criticar alguém por ter uma religião diferente da sua.
C) Pensar que alguém não é importante ou não tem direitos por ter dificuldades financeiras.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF05HI04-A) Perceber que a cidadania é composta de direitos e deveres e que estes determinam as atitudes do cidadão perante a sociedade. (EF05HI04-B) Compreender o que é diversidade e pluralidade e compreendê-las como responsabilidade social. (EF05HI04-C) Entender que para viver em sociedade é preciso respeitar, tolerar e exercer a equidade com os diferentes grupos e culturas que a constituem. (EF05HI05-A) Compreender a historicidade do processo de conquista da cidadania. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |