You are currently viewing História – Diversidade em destaque

História – Diversidade em destaque

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.


Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Diversidade em destaque

Olá estudante!

Veja a charge abaixo:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Qual  a sua comida preferida? Sabe a origem dela?

O que você sabe sobre diversidade?

Diversidade significa que temos muitas culturas, tradições e histórias diferentes. O termo diversidade abrange as diferenças entre as pessoas em vários aspectos, como cultura, etnia, religião, idade, habilidades físicas e mentais, entre outros. 

Cada indivíduo possui características únicas que contribuem para a sua identidade pessoal. Tem gente que gosta de macarrão, tem gente que gosta de sushi, sanduíche, arroz com pequi. A diversidade reconhece e valoriza essas diferenças, entendendo que elas enriquecem a sociedade como um todo.

E o que você entende por pluralidade? 

Pluralidade é ter muitas dessas diferenças juntas em um mesmo lugar. Como no restaurante com pessoas de várias culturas, costumes e modos de vida diferentes. Isso mostra que podemos viver juntos e aprender uns com os outros, respeitando as diferenças.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Conviver com pessoas diferentes nos ensina a ser mais gentis, tolerantes e respeitosos. O contrário disso dá lugar ao preconceito e a discriminação.

Preconceito é quando julgamos alguém sem realmente conhecer, baseados em ideias erradas sobre como ela é. Isso pode acontecer por causa da aparência, cultura, ou de onde a pessoa vem. 

Discriminação é quando tratamos alguém de maneira injusta por causa dessas diferenças. Isso é muito ruim porque magoa as pessoas e cria um ambiente negativo.

Conheça o Nelson Mandela:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Cada um de nós pode fazer a sua parte, respeitando e incluindo todos, e garantindo que todas as vozes sejam ouvidas. Ter responsabilidade social significa ajudar a tornar a nossa comunidade um lugar melhor para todos, respeitando e valorizando as diferenças.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

Veja a charge abaixo e depois responda:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

A) Qual é o contexto da tirinha?



B) O que cada pessoa no restaurante pede para comer?



C) O que o garçom comenta sobre os pedidos?



D) O que o comentário do garçom sobre a diversidade está tentando destacar?



QUESTÃO 2

Diversidade é

(A) a presença de muitas culturas, tradições e histórias diferentes.

(B) a ausência de diferenças entre as pessoas.

(C) a exclusão de pessoas com habilidades físicas ou mentais diferentes.

(D)a uniformidade cultural em uma sociedade.

QUESTÃO 3

É um exemplo de diversidade em um restaurante a situação em que

(A) todas as pessoas pedem o mesmo prato.

(B) pessoas pedem pratos variados como macarrão e sushi.

(C) o restaurante só serve comida de uma única cultura.

(D) apenas pessoas de uma etnia frequentam o restaurante.

QUESTÃO 4

Preconceito é quando julgamos alguém sem realmente conhecer, baseados em ideias erradas sobre como ela é. Discriminação é quando tratamos alguém de maneira injusta por causa dessas diferenças. Sabendo disso, escreva placas de conscientização para cada situação:

A) Achar que uma pessoa é menos inteligente por causa da cor da pele dela.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024

B) Criticar alguém por ter uma religião diferente da sua.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024

C) Pensar que alguém não é importante ou não tem direitos por ter dificuldades financeiras.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF05HI04-A) Perceber que a cidadania é composta de direitos e deveres e que estes determinam as atitudes do cidadão perante a sociedade.
(EF05HI04-B) Compreender o que é diversidade e pluralidade e compreendê-las como responsabilidade social.
(EF05HI04-C) Entender que para viver em sociedade é preciso respeitar, tolerar e exercer a equidade com os diferentes grupos e culturas que a constituem.
(EF05HI05-A) Compreender a historicidade do processo de conquista da cidadania.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.