Fonte: pixabay.com
OLÁ CRIANÇAS, TUDO BEM POR AÍ? QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊS!
OS GRUPOS SOCIAIS CORRESPONDEM ÀS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE DUAS PESSOAS OU MAIS, INTERAGINDO UMAS COM AS OUTRAS. COMPARTILHAM VALORES, NORMAS, HÁBITOS E COSTUMES EM COMUM.
DURANTE TODA NOSSA VIDA PARTICIPAMOS DE DIFERENTES GRUPOS DE PESSOAS, OS QUAIS CERTAMENTE SÃO IMPORTANTES PARA CONFORMAÇÃO DE NOSSA EDUCAÇÃO, DE NOSSOS VALORES E VISÕES DO MUNDO.
COM ESSA VÍDEOAULA VOCÊ VAI DESCOBRIR QUAIS SÃO OS GRUPOS SOCIAIS. VAMOS LÁ?
HISTÓRIA – TURMA A – 1O. ANO – CICLO DA INFÂNCIA
VOCÊ VIU O QUANTO FAZEMOS PARTES DE DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS EM NOSSO DIA A DIA?
POIS É, EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE GRUPOS SOCIAIS: FAMILIAR, VICINAL (VIZINHANÇA), EDUCATIVO (ESCOLAS; FACULDADES), RELIGIOSO (IGREJAS E DEMAIS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS), PROFISSIONAL (EMPRESAS; ESCRITÓRIOS), LAZER (CLUBES; ASSOCIAÇÕES) E POLÍTICO (ORGANIZAÇÕES OU PARTIDOS POLÍTICOS).
AGORA É HORA DA ATIVIDADE. PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES COM VOCÊ.
FONTE: PIXABAY.COM
ATIVIDADE 1
FAÇA UM DESENHO OU PROCURE UMA GRAVURA QUE REPRESENTE UM DOS GRUPOS SOCIAIS QUE VOCÊ FAZ PARTE.
ATIVIDADE 2
DEVIDO A PANDEMIA, NÃO PODEMOS IR À ESCOLA. NESSE MOMENTO É MAIS SEGURO PARA TODOS NÓS ESTUDARMOS DE CASA. MAS, É IMPORTANTE A GENTE VALORIZAR NOSSA ESCOLA. MESMO QUE DISTANTE A ESCOLA É UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E DE FAZER AMIGOS. DEPOIS QUE ESSA PANDEMIA PASSAR, ESTAREMOS JUNTOS NA ESCOLA. JUNTOS VAMOS APRENDER A LER E ESCREVER, DESENHAR, PINTAR, COLAR, BRINCAR E JOGAR NOVOS JOGOS. DESENHE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE FAZER NO PRIMEIRO DIA DE AULA QUANDO VOLTARMOS PARA A ESCOLA.
AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
A VIDA É FEITA DE REGRAS, PARA TUDO DEVEMOS SEGUI-LAS PARA TER UM AMBIENTE HARMÔNICO DE BOA CONVIVÊNCIA, SEJA NA ESCOLA, EM CASA, NOS LUGARES QUE FREQUENTAMOS, ENFIM EM TODO LUGAR TEMOS UMA HIERARQUIA PARA SEGUIR, COM PAPÉIS DE AUTORIDADE BEM DEMARCADOS POR ESSE MOTIVO DEVEMOS APRENDER A CONVIVER DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.
Habilidades estruturantes | (EF01HI04) IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS ENTRE OS VARIADOS AMBIENTES EM QUE VIVE (DOMÉSTICO, ESCOLAR E DA COMUNIDADE), RECONHECENDO AS ESPECIFICIDADES DOS HÁBITOS E DAS REGRAS QUE OS REGEM. (GO-EF01HI04-A) CONHECER E REFLETIR SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICA, SOCIAL E CULTURAL DE SUA ORIGEM E DE OUTRAS CRIANÇAS, VALORIZANDO A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA ENTRE OS DIFERENTES, RESPEITANDO AS PESSOAS COMO ELAS SÃO, INDEPENDENTE DE SUA ETNIA, RAÇA, COR OU RELIGIÃO. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. DISPONÍVEL EM: < file:///C:/Users/NossaCasa/Downloads/Vol%20II%20-%20Anos%20Iniciais%20leila%20mandou.pdf >. ACESSO EM: 12 DE MAIO DE 2021.IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:https://br.freepik.com/https://pixabay.com/pt/ |