ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O Brasil é um país com muita diversidade. Somos descendentes de várias etnias, convivendo em um mesmo território. A formação do povo brasileiro só foi possível com a contribuição das culturas indígena, africana e europeia. Respeitar culturas diferentes é fundamental para que a intolerância não tenha espaço e possamos viver em uma sociedade pacífica.
DIVERSIDADE CULTURAL
QUESTÃO 1
Leia o poema “Pessoas são diferentes” da escritora Ruth Rocha:
São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes…
Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.
Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.
Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes.
Após a leitura do texto, responda as questões:
a) Qual a mensagem a escritora quis passar com o poema?
b) Como seria o mundo se todas as pessoas fossem iguais?
QUESTÃO 2
No Brasil, no dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra. Veja um cartaz de comemoração da data.
Disponível em http://ipero.sp.gov.br/dia-20-de-novembro-dia-da-consciencia-negra/. Acesso em 01 abr. 2022
O Dia da Consciência Negra foi criado em homenagem a qual figura histórica?
a) Zumbi dos Palmares.
b) Pedro Álvares Cabral.
c) Pero Vaz de Caminha.
d) Princesa Isabel.
QUESTÃO 3
O racismo é um problema muito grave, gerando preconceitos, dor e sofrimento nas vítimas desse tipo de crime. Quais atitudes podemos tomar quando presenciamos um acontecimento em que alguém sofre racismo?
QUESTÃO 4
Assinale a alternativa que se refere a expressão da identidade de um grupo de pessoas que possuem vários elementos ou características em comum, como língua, cultura, história, valores e semelhanças físicas:
a) população.
b) etnia.
c) pluralismo.
d) etarismo.
SAIBA MAIS
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF05HI02-B) Reconhecer e valorizar a diversidade e a pluralidade cultural, étnico-racial brasileira, demonstrando a importância do respeito e a valorização das diferenças, na perspectiva de desconstruir e eliminar estereótipos e preconceitos. |
Referências: | CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Turma da Mônica – Povo Brasileiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BUsJFsz8GQY . Acesso em 30 mar. 2022. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pluralidade Cultural. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf. Acesso em 30 mar. 2022. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E CIDADANIA. Racismo é crime. Disponível em https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/igualdade-racial/cartilha-racismo-e-crime-denuncie. Acesso em 30 mar. 2022. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/127282-21-de-maio-dia-mundial-da-diversidade-cultural-para-o-dialogo-e-o-desenvolvimento#:~:text=Em%2021%20de%20maio%20as,o%20Di%C3%A1logo%20e%20o%20Desenvolvimento.Acesso em 30 mar. 2022. |