You are currently viewing História – Sustentabilidade

História – Sustentabilidade

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

SER SUSTENTÁVEL É AGIR PARA QUE O NOSSO PLANETA NÃO FIQUE DOENTE. AS ATITUDES SUSTENTÁVEIS COLABORAM PARA UM MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO E PRESERVADO TANTO PARA A NOSSA GERAÇÃO QUANTO PARA AS GERAÇÕES QUE AINDA ESTÃO POR VIR.

SUSTENTABILIDADE

Fonte: pixabay.com

SUSTENTABILIDADE É UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE PARA A PRESERVAÇÃO DO PLANETA E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.

SER SUSTENTÁVEL É PENSAR E REALIZAR AÇÕES QUE DIMINUAM OU ELIMINEM OS IMPACTOS AMBIENTAIS. 

ALGUMAS ATIVIDADES DO NOSSO COTIDIANO PODEM SER SUSTENTÁVEIS:

  • ESCOVAR OS DENTES COM A TORNEIRA FECHADA;
  • SEPARAR O LIXO PARA RECICLAGEM (UM PEDACINHO DE PLÁSTICO PODE DEMORAR ANOS PARA DESAPARECER NA NATUREZA);
  • NÃO JOGAR LIXO NAS RUAS E
  • PREFERIR, QUANDO POSSÍVEL, UTILIZAR MEIOS DE TRANSPORTE MENOS POLUENTES COMO BICICLETAS.

AS FUTURAS GERAÇÕES, OU SEJA, NOSSOS NETOS, FILHOS TÊM O DIREITO DE RECEBER UM PLANETA SADIO E COM RECURSOS NATURAIS DISPONÍVEIS PARA UMA BOA VIDA.

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

O SER HUMANO PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA UTILIZA VARIADOS RECURSOS NATURAIS E RELACIONA-SE COM BENS, COMO RIOS, MARES E OCEANOS. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR:

Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/rio-polui%c3%a7%c3%a3o-bangladesh-5859445/.Acesso em 04 abr. 2022

A) COMO VOCÊ IMAGINA SER A CONDIÇÃO DE VIDA DA POPULAÇÃO QUE DEPENDE DO RIO DEMONSTRADO NA IMAGEM PARA A SOBREVIVÊNCIA?

B) QUAIS AS ATITUDES HUMANAS QUE LEVARAM O RIO À SITUAÇÃO RETRATADA NA IMAGEM?

QUESTÃO 2

A SUSTENTABILIDADE PRESSUPÕE ATITUDES DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE EM DIVERSOS AMBIENTES PÚBLICOS E PRIVADOS.

QUAL ATITUDE DESCRITA NÃO É CONSIDERADA SUSTENTÁVEL?

(A) ESCOVAR OS DENTES COM A TORNEIRA FECHADA.

(B) SEPARAR O LIXO EM ORGÂNICO E RECICLÁVEL.

(C) REALIZAR QUEIMADAS NA VEGETAÇÃO.

(D) DESCARTAR PLÁSTICO NA LIXEIRA ADEQUADA.

QUESTÃO 3

VEJA A TABELA A SEGUIR QUE MOSTRA O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE ALGUNS MATERIAIS:

AGORA É COM VOCÊ:  OBSERVE AS FIGURAS COM ALGUNS MATERIAIS E INDIQUE QUAL O TEMPO QUE ELES LEVARIAM PARA SE  DECOMPOR QUANDO JOGADOS NA NATUREZA.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO: _________________

Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/garrafa-garrafa-pet-litro-bebida-4648517/Acesso em 04 abr. 2022

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO:_______________

Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/refrigerante-posso-bebida-lata-237584/Acesso em 04 abr. 2022

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO: _______________

Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/branco-pintado-madeira-brilhante-1809005/Acesso em 04 abr. 2022

QUESTÃO 4

AS CIDADES PODEM SER SUSTENTÁVEIS SE ELABORAREM POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS.  

DE QUE FORMA UMA CIDADE PODE ADOTAR POLÍTICAS SUSTENTÁVEIS?

(A) INCENTIVANDO O USO DE VEÍCULOS.

(B) CONSTRUINDO FAIXAS DE CICLOVIAS.

(C) PROMOVENDO QUEIMADAS DE RESÍDUOS.

(D) CANALIZANDO O ESGOTO PARA OS RIOS.

    SAIBA MAIS

    CONHEÇA O PROJETO “PLANTADORES DE ÁGUA”, ESTE GRUPO ENCONTROU FORMAS DE PRATICAR A SUSTENTABILIDADE! O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

    Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Projeto: Plantadores de água”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=azFG07AKqm0>. Acesso em 08 Abr. 2022.
    Autoria:Lorena Guimarães
    Formação:Formada em Pedagogia e Letras
    Componente:História
    Habilidade:(GO-EF02HI10-A) Relacionar a sua condição de vida com as questões que envolvam o trabalho, a sobrevivência e a sustentabilidade na comunidade em que está inserido, comparando-a com a cultura indígena e a afro-brasileira.
    (EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
    Referências:DANTAS, Tiago. Situação atual da Mata Atlântica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/mata-atlantica-1.htm. Acesso em 06 de abril de 2022.

    DW. Destruição da natureza pelos humanos é suicida, alerta ONU. Disponível em:https://www.dw.com/pt-br/destrui%C3%A7%C3%A3o-da-natureza-pelos-humanos-%C3%A9-suicida-alerta-onu/a-56620589. Acesso em 23 mar. 2022.

    GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

    GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

    PALAVRA CANTADA OFICIAL. Para Germinar. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=Dql6t8sozsk. Acesso em 23 mar. 2022.

    PREPARA ENEM. Tempo de Decomposição do lixo. Disponível em: https://www.preparaenem.com/biologia/tempo-decomposicao-lixo.htm. Acesso em 23 mar. 2022.

    WE’E’ENA TIKUNA. A incrível relação do índio com a natureza . Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wJsIuL4ODxg. Acesso em 23 mar. 2022.