You are currently viewing História – Direito e igualdade

História – Direito e igualdade

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental

NA VIDA EM COMUNIDADE ENCONTRAMOS MUITA DIVERSIDADE. ISSO FAZ COM QUE AS EXPERIÊNCIAS ENTRE AS PESSOAS DO GRUPO POSSAM SER MAIS RICAS E PLURAIS. OS DIREITOS DAS DIFERENTES PESSOAS DEVEM SER RESPEITADOS E A IGUALDADE É IMPORTANTE PARA QUE TODOS E TODAS TENHAM AS MESMAS OPORTUNIDADES.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Gráficos vetoriais grátis de Personagens de quadrinhos

Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/personagens-de-quadrinhos-diversidade-2029609/. Acesso 10 de out. 2022.

QUESTÃO 1

A CONSTITUIÇÃO É A CARTA MAGNA (MAIOR LEI) DE NOSSO PAÍS, CONTENDO DIREITOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS AOS BRASILEIROS.

LEIA O TRECHO RETIRADO DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL:“ART. 5º TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA (…)”

EM SUA OPINIÃO, QUAIS ATITUDES SÃO NECESSÁRIAS PARA QUE O ARTIGO QUE VOCÊ ACABOU DE LER SEJA GARANTIDO NA PRÁTICA A TODOS BRASILEIROS?

QUESTÃO 2

LEIA O TRECHO A SEGUIR QUE CONTÉM DADOS DE UMA PESQUISA:

UMA PESQUISA ENCOMENDADA PELO GRUPO CARREFOUR BRASIL AVALIOU A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE O RACISMO NO PAÍS. CONFORME LEVANTAMENTO, 61% DA POPULAÇÃO DISSERAM TER VISTO NEGROS SENDO DISCRIMINADOS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS COMO LOJAS, SHOPPINGS E SUPERMERCADOS. ENTRE A POPULAÇÃO PRETA E PARDA, O ÍNDICE AUMENTA PARA 71%.

Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/04/28/6-a-cada-10-brasileiros-ja-viram-negros-serem-discriminados-em-locais-comerciais-diz-pesquisa-encomendada-pelo-carrefour.ghtml . Acesso em 10 out. 2022

  1. QUAL A REALIDADE APONTADA PELA PESQUISA NO TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER?
  2. VOCÊ JÁ PRESENCIOU ALGUÉM SOFRENDO DISCRIMINAÇÃO? POR QUAL MOTIVO?

QUESTÃO 3

OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR:

 Disponível em:: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/12/03/app-da-prefeitura-mostra-vagas-de-estacionamento-a-deficientes-fisicos//. Acesso em 10 out. 2022

  1. O QUE A IMAGEM REPRESENTA? 
  2. QUAL A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA SITUAÇÃO REPRESENTADA NA IMAGEM?

SAIBA MAIS

Canal Euestoudevoltapontocom “Respeito a diversidade” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J_nMvjUR6LU&t=11s Acesso em 24 Out 2022

Canal Lorena Guimaraes de Oliveira “Direito de todos” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LFEFw6kOflo Acesso 24 Out 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-3o-ano/


Componente Curricular:História
Habilidade:
(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
ReferênciasCANAL RAFAELHBARROSO. Você já viu o hino nacional cantado por indígenas?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=csxo06Dr4xo. Acesso em: 10 de out. de 2022.
CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis história, 3º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 2. ed. São Paulo : Ática, 2017.