ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES
VOCÊ JÁ REPAROU QUE AS FAMÍLIAS SÃO TODAS DIFERENTES? ALGUMAS TÊM MUITAS PESSOAS, OUTRAS TÊM POUCAS. TEM FAMÍLIAS COM PAI, MÃE E FILHOS. OUTRAS TÊM SÓ A MÃE, SÓ O PAI OU ATÉ MESMO OS AVÓS. E SABE O QUE É MAIS LEGAL? TODAS ESSAS FAMÍLIAS SÃO MUITO ESPECIAIS!
A FAMÍLIA É FEITA DE PESSOAS QUE SE AMAM, CUIDAM UMAS DAS OUTRAS E VIVEM JUNTAS EM UMA CASA. NEM SEMPRE AS PESSOAS DE UMA FAMÍLIA SÃO DO MESMO SANGUE, COMO IRMÃOS OU PRIMOS. ÀS VEZES, AMIGOS OU PESSOAS QUE SE CUIDAM MUITO FORMAM UMA FAMÍLIA TAMBÉM! O QUE IMPORTA É O AMOR E O CARINHO QUE ELAS TÊM.
ANTIGAMENTE, MUITAS FAMÍLIAS NO BRASIL ERAM GRANDES, COM MUITOS FILHOS E AVÓS MORANDO JUNTOS. HOJE, ALGUMAS FAMÍLIAS SÃO MENORES, E ISSO É NORMAL TAMBÉM. O MAIS IMPORTANTE É QUE CADA FAMÍLIA É DO SEU JEITO E TODAS MERECEM RESPEITO.
ENTÃO, QUANDO VOCÊ ENCONTRAR UMA FAMÍLIA DIFERENTE DA SUA, LEMBRE-SE: TODAS AS FAMÍLIAS SÃO IMPORTANTES E CHEIAS DE AMOR! O QUE VALE É QUE AS PESSOAS SE AJUDAM E CUIDAM UMAS DAS OUTRAS. ISSO É O QUE FAZ UMA FAMÍLIA DE VERDADE!
OS TIPOS DE FAMÍLIAS SÃO DIVERSOS E REFLETEM AS MUDANÇAS SOCIAIS E CULTURAIS DA SOCIEDADE AO LONGO DO TEMPO. AQUI ESTÃO ALGUNS EXEMPLOS DOS DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIAS EXISTENTES NA SOCIEDADE BRASILEIRA E NO MUNDO:
FAMÍLIA NUCLEAR
É O TIPO MAIS TRADICIONAL E CONSISTE EM PAI, MÃE E FILHOS. ESSA É A CONFIGURAÇÃO FAMILIAR QUE MUITAS PESSOAS ASSOCIAM AO MODELO CLÁSSICO DE FAMÍLIA.
FAMÍLIA MONOPARENTAL
NESSE TIPO DE FAMÍLIA, APENAS UM DOS PAIS, SEJA A MÃE OU O PAI, É RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DOS FILHOS. ISSO PODE OCORRER DEVIDO À SEPARAÇÃO, FALECIMENTO DE UM DOS PAIS OU PELA ESCOLHA DE TER FILHOS SEM UM PARCEIRO(A).
FAMÍLIA AMPLIADA (OU EXTENSA)
INCLUI NÃO SÓ PAIS E FILHOS, MAS TAMBÉM OUTROS PARENTES, COMO AVÓS, TIOS, PRIMOS, E ATÉ AMIGOS QUE VIVEM JUNTOS OU MANTÊM UMA RELAÇÃO PRÓXIMA DE CONVIVÊNCIA E APOIO.
FAMÍLIA RECOMPOSTA (OU MOSAICO)
ESSE TIPO DE FAMÍLIA SURGE QUANDO PESSOAS QUE JÁ TIVERAM OUTRAS RELAÇÕES FORMAM UM NOVO CASAL, PODENDO INCLUIR FILHOS DE RELACIONAMENTOS ANTERIORES. ASSIM, A FAMÍLIA PODE SER COMPOSTA POR PADRASTOS, MADRASTAS, MEIO-IRMÃOS E IRMÃS.
FAMÍLIA HOMOPARENTAL
FORMADA POR CASAIS DO MESMO SEXO (DOIS HOMENS OU DUAS MULHERES) QUE DECIDEM CRIAR FILHOS JUNTOS, SEJA POR MEIO DE ADOÇÃO, INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL OU FILHOS DE RELACIONAMENTOS ANTERIORES.
FAMÍLIA ADOTIVA
AQUI, OS PAIS ADOTAM FILHOS QUE NÃO SÃO BIOLÓGICOS. O VÍNCULO QUE SE FORMA É IGUALMENTE FORTE, E O QUE UNE A FAMÍLIA É O AFETO, O CUIDADO E O COMPROMETIMENTO, NÃO APENAS LAÇOS DE SANGUE.
FAMÍLIA ANAPARENTAL
TRATA-SE DE UM ARRANJO FAMILIAR ONDE NÃO HÁ PRESENÇA DE PAIS, E OS FILHOS SÃO CRIADOS POR OUTROS PARENTES, COMO TIOS OU AVÓS, OU ATÉ POR IRMÃOS MAIS VELHOS.
FAMÍLIAS COM CASAIS SEM FILHOS
SÃO COMPOSTAS POR DOIS ADULTOS, CASADOS OU NÃO, QUE OPTAM POR NÃO TER FILHOS OU QUE, POR DIFERENTES RAZÕES, NÃO OS TÊM. MESMO SEM FILHOS, FORMAM UM LAR E UMA UNIDADE FAMILIAR.
FAMÍLIA COMUNITÁRIA OU COLETIVA
UM GRUPO DE PESSOAS, NÃO NECESSARIAMENTE LIGADAS POR LAÇOS SANGUÍNEOS, QUE DECIDEM VIVER JUNTAS E COMPARTILHAR RESPONSABILIDADES, INCLUINDO A CRIAÇÃO DE CRIANÇAS. ISSO PODE OCORRER EM COMUNIDADES INTENCIONAIS OU EM VILAREJOS INDÍGENAS.
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
QUAL DESTAS OPÇÕES REPRESENTA UMA FAMÍLIA?
(A) UM GRUPO DE PESSOAS QUE MORAM JUNTAS E SE AMAM.
(B) SOMENTE UM PAI E UMA MÃE COM FILHOS.
(C) APENAS PESSOAS QUE TÊM O MESMO SOBRENOME.
(D) PESSOAS QUE NUNCA SE VEEM.
QUESTÃO 2
UMA FAMÍLIA PODE SER FORMADA POR
(A) APENAS O PAI E A MÃE.
(B) AMIGOS, AVÓS OU TIOS QUE VIVEM JUNTOS E SE CUIDAM.
(C) SOMENTE QUEM TEM IRMÃOS E IRMÃS.
(D) PESSOAS QUE MORAM LONGE E NÃO SE CONHECEM.
QUESTÃO 3
O MAIS IMPORTANTE EM UMA FAMÍLIA É
(A) QUE TODOS SE AMEM E SE AJUDEM.
(B) QUE TODAS AS PESSOAS TENHAM O MESMO SOBRENOME.
(C) QUE TODOS MOREM NA MESMA CIDADE.
(D) QUE NINGUÉM TENHA IRMÃOS.
QUESTÃO 4
VOCÊ JÁ CONHECEU UMA FAMÍLIA DIFERENTE DA SUA?
CONTE COMO ERA ESSA FAMÍLIA E O QUE VOCÊ ACHOU ESPECIAL NELA.
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 5
POR QUE VOCÊ ACHA QUE TODAS AS FAMÍLIAS SÃO IMPORTANTES, MESMO QUE SEJAM DIFERENTES?
EXPLIQUE POR QUE É BOM RESPEITAR E VALORIZAR AS FAMÍLIAS DE OUTRAS PESSOAS.
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 6
COMO É A SUA FAMÍLIA?
DESCREVA QUEM MORA COM VOCÊ E O QUE VOCÊS MAIS GOSTAM DE FAZER JUNTOS.
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | HISTÓRIA |
HABILIDADE | (GO-EF01HI07-A) COMPREENDER E RESPEITAR A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES FAMÍLIAS QUE CONSTITUEM A SOCIEDADE BRASILEIRA, NO PASSADO E NO PRESENTE, ANALISANDO QUE A IDEIA DE FAMÍLIA NÃO CONTEMPLA PESSOAS APENAS DO MESMO SANGUE, MAS PESSOAS QUE VIVEM NO MESMO DOMICÍLIO OU CONSTITUEM UM LAR, E QUE ESSA IDEIA SE MODIFICA NO TEMPO E NO ESPAÇO. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COM |