You are currently viewing História – Desvendando o Tempo: Cronológico e Histórico

História – Desvendando o Tempo: Cronológico e Histórico

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.


Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

Desvendando o Tempo: Cronológico e Histórico

Olá estudante!

Veja a linha do tempo de um estudante do 5º ANO:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

Você já parou para pensar sobre como medimos o tempo? O que significa dizer que algo aconteceu ‘há muito tempo atrás’ ou ‘no ano passado’? Como você marca um compromisso?

O tempo é uma parte fundamental de como entendemos o mundo ao nosso redor. Ele nos ajuda a organizar os dias, a lembrar o passado, e a planejar o futuro. 

Mas você sabia que existem diferentes maneiras de pensar sobre o tempo? 

Dois conceitos importantes para entender são o tempo cronológico e o tempo histórico.

Tempo cronológico

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

O tempo cronológico é a maneira mais comum de medir o tempo. Ele é linear e sequencial, como um calendário ou um relógio. Tem a função de ordenar os eventos na sequência em que ocorrem.

Tempo histórico

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

O tempo histórico, por outro lado, vai além de apenas marcar datas. Ele envolve a interpretação e o significado dos eventos ao longo do tempo. Quando estudamos história, estamos olhando para o tempo histórico. Ele nos ajuda a entender como e por que certos eventos aconteceram, e como esses eventos influenciam o presente e o futuro. 

O tempo cronológico e o tempo histórico estão interligados. O tempo cronológico nos dá uma estrutura para entender quando os eventos aconteceram, enquanto o tempo histórico nos ajuda a interpretar esses eventos e seu impacto ao longo do tempo. 

Compreender o tempo cronológico é essencial para organizar a vida cotidiana. Já o tempo histórico é crucial para entender a evolução da sociedade, das culturas e das nações. Saber como esses dois conceitos funcionam juntos nos ajuda a ter uma visão mais completa do passado, presente e futuro.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

Veja a linha do tempo de um estudante do 5º ANO:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

A) Que dias da semana não tem nada agendado?



    B) Que dia da semana será a entrega do trabalho?



      C) O que está previsto na agenda para ser feito antes do dia da aula de música?



        QUESTÃO 2

        A linha do tempo acima é considerada tempo histórico ou cronológico? Justifique sua resposta.



        QUESTÃO 3

        A principal função do tempo cronológico é

        (A) interpretar e compreender o impacto dos eventos históricos.

        (B) organizar os eventos em uma sequência linear de dias, meses e anos.

        (C) analisar as causas e consequências dos acontecimentos importantes.

        (D) definir a importância dos eventos ao longo da história.

        QUESTÃO 4

        A principal função do tempo histórico é

        (A) medir o tempo entre eventos importantes.

        (B) organizar os dias e horas de eventos.

        (C) interpretar e compreender o impacto dos eventos.

        (D) definir o número de anos entre dois eventos.


        Autoria:Gabriele Leandro Dias
        Formação: Pedagogia/ Psicologia
        Componente Curricular:História
        Habilidades:(EF05HI06-A) Identificar e discriminar diferentes formas de registro da História (oral, escrita, pictográfica, imagética, eletrônica, musical etc.)(EF05HI06-B) Compreender a importância dos meios de comunicação para o registro de memória, como fonte da História.
        (EF05HI07-A) Perceber que os marcos e registros da história foram produzidos e difundidos por um grupo social, que pode ser ou não representativo de todos os grupos que compõem a sociedade.
        (EF05HI08-A) Entender o conceito de tempo histórico e tempo cronológico.
        (EF05HI09-A) Manusear diferentes tipos de fontes históricas.(EF05HI09-B) Compreender a importância das fontes orais na manutenção e na circulação dos registros históricos antes da escrita ou por comunidades iletradas.
        Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
        Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.