Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Desvendando o Tempo: Cronológico e Histórico
Olá estudante!
Veja a linha do tempo de um estudante do 5º ANO:
Você já parou para pensar sobre como medimos o tempo? O que significa dizer que algo aconteceu ‘há muito tempo atrás’ ou ‘no ano passado’? Como você marca um compromisso?
O tempo é uma parte fundamental de como entendemos o mundo ao nosso redor. Ele nos ajuda a organizar os dias, a lembrar o passado, e a planejar o futuro.
Mas você sabia que existem diferentes maneiras de pensar sobre o tempo?
Dois conceitos importantes para entender são o tempo cronológico e o tempo histórico.
Tempo cronológico
O tempo cronológico é a maneira mais comum de medir o tempo. Ele é linear e sequencial, como um calendário ou um relógio. Tem a função de ordenar os eventos na sequência em que ocorrem.
Tempo histórico
O tempo histórico, por outro lado, vai além de apenas marcar datas. Ele envolve a interpretação e o significado dos eventos ao longo do tempo. Quando estudamos história, estamos olhando para o tempo histórico. Ele nos ajuda a entender como e por que certos eventos aconteceram, e como esses eventos influenciam o presente e o futuro.
O tempo cronológico e o tempo histórico estão interligados. O tempo cronológico nos dá uma estrutura para entender quando os eventos aconteceram, enquanto o tempo histórico nos ajuda a interpretar esses eventos e seu impacto ao longo do tempo.
Compreender o tempo cronológico é essencial para organizar a vida cotidiana. Já o tempo histórico é crucial para entender a evolução da sociedade, das culturas e das nações. Saber como esses dois conceitos funcionam juntos nos ajuda a ter uma visão mais completa do passado, presente e futuro.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Veja a linha do tempo de um estudante do 5º ANO:
A) Que dias da semana não tem nada agendado?
B) Que dia da semana será a entrega do trabalho?
C) O que está previsto na agenda para ser feito antes do dia da aula de música?
QUESTÃO 2
A linha do tempo acima é considerada tempo histórico ou cronológico? Justifique sua resposta.
QUESTÃO 3
A principal função do tempo cronológico é
(A) interpretar e compreender o impacto dos eventos históricos.
(B) organizar os eventos em uma sequência linear de dias, meses e anos.
(C) analisar as causas e consequências dos acontecimentos importantes.
(D) definir a importância dos eventos ao longo da história.
QUESTÃO 4
A principal função do tempo histórico é
(A) medir o tempo entre eventos importantes.
(B) organizar os dias e horas de eventos.
(C) interpretar e compreender o impacto dos eventos.
(D) definir o número de anos entre dois eventos.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF05HI06-A) Identificar e discriminar diferentes formas de registro da História (oral, escrita, pictográfica, imagética, eletrônica, musical etc.)(EF05HI06-B) Compreender a importância dos meios de comunicação para o registro de memória, como fonte da História. (EF05HI07-A) Perceber que os marcos e registros da história foram produzidos e difundidos por um grupo social, que pode ser ou não representativo de todos os grupos que compõem a sociedade. (EF05HI08-A) Entender o conceito de tempo histórico e tempo cronológico. (EF05HI09-A) Manusear diferentes tipos de fontes históricas.(EF05HI09-B) Compreender a importância das fontes orais na manutenção e na circulação dos registros históricos antes da escrita ou por comunidades iletradas. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |