ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Com a sedentarização dos agrupamentos humanos, impulsionada pelo domínio da agricultura, outras atividades puderam ser desenvolvidas como a pecuária e domesticação dos animais. As atividades pecuárias podem ser desenvolvidas de diferentes formas e com a criação de espécies animais variadas.
DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA
Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/ovelha-rebanho-pasto-prado-5539895/Acesso em 23 mar. 2022
No período pré-histórico havia muitos grupos nômades e eles realizavam a busca de alimentos por meio da caça. Porém, para isso, percorriam grandes distâncias e, nem sempre, conseguiam realizar a captura de animais.
O domínio da agricultura auxiliou na sedentarização dos agrupamentos humanos e, desse modo, a domesticação e pastoreio de animais integrou as atividades produtivas humanas.
A IMPORTÂNCIA DA PECUÁRIA
A pecuária pode ser entendida como uma atividade produtiva humana que pressupõe domesticação e criação de animais. Trata-se de um mecanismo que possibilita a obtenção de insumos e gêneros destinados à alimentação e confecção de vestimentas.
O domínio da pecuária auxilia na variedade de alimentos, tendo em vista que há diferentes modalidades. Assim, de forma exemplificativa, temos a suinocultura (criação de porcos), avicultura (criação de aves), apicultura (criação de abelhas) e psicultura (criação de peixes).
A PECUÁRIA E O MEIO AMBIENTE
O surgimento da agricultura representou a superação do nomadismo e o estabelecimento de agrupamentos humanos sedentários. Isso significa que muitos grupos humanos fixaram-se em uma região, desenvolvendo vilas, que se transformaram em povoados e com o crescimento tornaram-se cidades.
As primeiras civilizações fixas procuraram-se estabelecer em regiões próximas a rios, pois desse modo a irrigação das plantações era mais facilitada. Muitas outras técnicas agrícolas foram criadas, objetivando melhorar o processo de produção.
Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Observe a imagem e veja uma técnica que foi utilizada para criação de pastos:
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ueberladewagen.jpg Acesso em 25 jan. 2022
A) Procure no dicionário o significado da palavra sustentável e faça o registro.
B) A prática representada na imagem é sustentável? Como você chegou à essa conclusão?
QUESTÃO 2
O processo de sedentarização humana impulsionada pelo domínio da agricultura, influenciou na criação de práticas para o desenvolvimento da pecuária.
Os primeiros instrumentos desenvolvidos para a realização de atividades pecuárias possuíam como característica:
(a) uso de inteligência artificial.
(b) uso de máquinas elétricas.
(c) uso de materiais de madeira.
(d) uso de máquinas movidas a motor.
QUESTÃO 3
As atividades pecuárias são fundamentais para a disponibilização de gêneros alimentícios e até mesmo vestimentas.
Assinale a alternativa que representa um produto que pode ser consumido em razão de atividades pecuárias:
(a) roupas de algodão.
(b) leite de coco.
(c) mel de abelha.
(d) carne de soja.
QUESTÃO 4
Os historiadores costumam usar como fonte de pesquisa dos modos de vida pré-histórico os registros rupestres.
Observe um registro rupestre:
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/arte-rupestre-pintura-%c3%a1frica-2912463/Acesso em 23 mar. 2022
Após a observação, faça uma descrição de quais tipos de atividades são representadas e quais os elementos aparecem no registro/desenho.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc.). |
Referências: | ESCOLA EDUCAÇÃO. Pecuária: O que é, tipos, modalidades e problemas ambientais. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/pecuaria/. Acesso em 23 mar. 2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. RECORD TV GOIÁS. Nossa história: sítio arqueológico tem mais de 3500 anos. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=ZZCe7wZ19lQ. Acesso em 23 mar. 2023. SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DE GOIÁS. Goiás possui segundo maior rebanho bovino do Brasil. Disponível em: https://www.agricultura.go.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/3489-goi%C3%A1s-possui-2%C2%BA-maior-rebanho-bovino-do-brasil.html. Acesso 23 mar. 2023. |