Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Aprendemos que história é a ciência que investiga os vestígios (fontes históricas) do passado, analisando as intervenções humanas ao longo do tempo e identificando as mudanças e permanências ocorridas, com a finalidade de fornecer referências para a compreensão do presente e essa compressão deve nos orientar em nossas perspectivas de futuro, no sentido de orientar nossa vida. Então,
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Sobre o papel da mulher ocupado hoje em nossa sociedade, quais as diferenças entre o papel da mulher na Grécia antiga? Anote suas conclusões.
Questão 2
Pensando nas transformações políticas ocorridas na pólis de Atenas, como você definiria democracia?
Questão 3
Exponha em um texto curto as diferenças entre democracia direta e democracia representativa.
Questão 4
Identifique quatro influências gregas presentes em nossa sociedade e faça comentários sobre cada uma delas.
SAIBA MAIS
Aperte o play e se divirta com o conhecimento, descobertas e desafios propostos neste vídeo.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6-ano/
Habilidade: | (EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da polis e nas transformações políticas, sociais e culturais.. |
Referencial teórico | Funari, Pedro Paulo. Grécia e Roma / Paulo Pedro Funari. – 6 ed, – São Paulo : Contexto, 2018. Reis, M. D. (2018). DEMOCRACIA GREGA: A ANTIGA ATENAS (séc. V a. C. ). Sapere Aude, 9(17), 45-66. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n17p45-66 |