You are currently viewing História – Contando Histórias

História – Contando Histórias

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

Contando Histórias

OLÁ ESTUDANTE!

VEJA AS IMAGENS:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.
Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE FONTE HISTÓRICA?

FONTES HISTÓRICAS SÃO MATERIAIS QUE FORNECEM INFORMAÇÕES SOBRE O PASSADO, NOS CONTAM HISTÓRIAS.

ELAS SÃO USADAS PELOS HISTORIADORES PARA DESCOBRIR COMO AS PESSOAS VIVIAM E O QUE ACONTECEU ANTES DE NÓS.

AS FONTES HISTÓRICAS PODEM SER:

FONTES VISUAIS: IMAGENS E VÍDEOS QUE MOSTRAM COMO ERA NO PASSADO. INFORMAM COMO AS PESSOAS VIVIAM, COMO ERAM SUAS ROUPAS, SUAS CASAS E SUAS CIDADES.

EXEMPLO: UMA FOTOGRAFIA ANTIGA DA CIDADE OU UM MAPA DESENHADO HÁ MUITOS ANOS, PINTURAS, DESENHOS E FILMES.

FONTES ESCRITAS: TEXTOS QUE FORAM ESCRITOS POR PESSOAS NO PASSADO. INFORMAM SOBRE HISTÓRIAS, PENSAMENTOS E INFORMAÇÕES SOBRE O QUE ACONTECEU NO PASSADO.

EXEMPLO: UMA CARTA ESCRITA POR UMA PESSOA FAMOSA, UM DIÁRIO DE UM ESTUDANTE, UM JORNAL ANTIGO, BILHETES, CONVITES, AGENDAS, CADERNOS, LIVROS, REVISTAS, DOCUMENTOS OFICIAIS E OUTROS TEXTOS.

FONTES ORAIS: RELATOS FALADOS OU CANTADOS QUE FORAM PASSADOS DE PESSOA PARA PESSOA. MANTÊM VIVAS AS TRADIÇÕES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS QUE NÃO FORAM ESCRITAS.

EXEMPLO: UMA MÚSICA TRADICIONAL QUE CONTA UMA HISTÓRIA, UMA ENTREVISTA COM UMA PESSOA MAIS VELHA FALANDO SOBRE SUA INFÂNCIA, LENDAS, CANTIGAS, FILMES, DOCUMENTÁRIOS, DEPOIMENTOS, ENTRE OUTROS.

FONTES MATERIAIS: OBJETOS USADOS PELAS PESSOAS NO PASSADO. INFORMAM COMO AS PESSOAS VIVIAM, TRABALHAVAM E SE VESTIAM.

EXEMPLO: UMA FERRAMENTA ANTIGA USADA PARA AGRICULTURA, ROUPAS DE UMA ÉPOCA PASSADA, UTENSÍLIOS, E OBJETOS EM GERAL.

AS FONTES HISTÓRICAS GUARDAM AS MEMÓRIAS DAS PESSOAS E DAS COMUNIDADES, PRESERVAM A HERANÇA CULTURAL DE UM POVO E MANTÉM VIVA A IDENTIDADE DE UMA SOCIEDADE.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

FAÇA A LEITURA DO POEMA:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de agosto de 2024.

A) QUAL O ASSUNTO PRINCIPAL DO POEMA? PINTE O QUADRADINHO CORRESPONDENTE:

B) EXPLIQUE O QUE SÃO FONTES HISTÓRICAS:


C) POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR FONTES HISTÓRICAS?


QUESTÃO 2

AS FONTES HISTÓRICAS PODEM SER VISUAIS, ESCRITAS, ORAIS E MATERIAIS. ORGANIZE CADA EXEMPLO NO LUGAR CORRETO:

  1. VISUAIS
  2. ESCRITAS
  3. ORAIS
  4. MATERIAIS

QUESTÃO 3

OS HISTORIADORES USAM FONTES VISUAIS COM O OBJETIVO DE

(A) APENAS PARA DECORAR SEUS ESCRITÓRIOS.

(B) PARA ENTENDER MELHOR COMO ERA NO PASSADO.

(C) PARA SUBSTITUIR FONTES ESCRITAS

(D) PARA PREVER EVENTOS FUTUROS

QUESTÃO 4

AS FONTES HISTÓRICAS NOS AJUDAM A

(A) IGNORAR O PASSADO POIS A ATUALIDADE É MAIS IMPORTANTE.
(B) ENTENDER MELHOR A VIDA E OS EVENTOS DO PASSADO.
(C) SUBSTITUIR A HISTÓRIA COM INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES.
(D) REJEITAR, ABANDONAR TRADIÇÕES E CULTURAS ANTIGAS.


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF02HI09-A) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade.
(EF02HI09-C) Discutir as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.