Olá!
Criar movimentos com o corpo e com o rosto é uma das características do teatro, que chamamos de expressão corporal e facial.
Na interpretação de um personagem tanto a expressão corporal, quanto a facial são muito importantes, pois são elas que darão as características dos personagens e farão com eles pareçam reais.
Por meio dessas expressões conseguimos interpretar diversos personagens!
As expressões corporais e faciais podem ser trabalhadas por meio dos jogos teatrais.
Eles auxiliam os atores a desenvolverem os sentidos do corpo, a flexibilidade a respiração e outros elementos importantes para a interpretação dos personagens.
Vamos conhecer como os jogos auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal e facial?
Atividade 1
O Jogo Corrida em Câmera Lenta é um jogo teatral que pode ser desenvolvido em grupo ou individualmente.
Convide a sua família e assista a explicação e o exemplo da Corrida em Câmera lenta.
Assista ao vídeo:
Atividade 2
Agora é a sua vez de correr em Câmera lenta:
A) Vá para um lugar da sua casa onde tenha um espaço que consiga realizar o jogo (quintal, sala, quarto).
B) Se for fazer o jogo em duplas, peça para alguém da sua família ficar de frente a você, em uma distância de uns 4 metros.
C) Comece o jogo! Você deve realizar os mesmos movimentos e expressões faciais de uma corrida normal, mas tudo em câmera muito lenta.
D) Observe se o seu corpo todo está em câmera lenta: braços, pernas, cabeça.
E) Ao realizar a corrida de frente para outra pessoa observe também a expressão do corpo e rosto da outra pessoa.
Atividade 3
Após o jogo, converse com a sua família sobre como foi correr em câmera lenta, tentando refletir a partir das seguintes questões:
A) A sensação de correr em câmera lenta e correr normalmente é a mesma?
B) Você conseguiu manter seu corpo todo em câmera lenta?
C) Qual foi a maior dificuldade em manter a câmera lenta?
D) Sentiu dificuldade de se equilibrar?
E) Conseguiu manter seu rosto expressivo durante a corrida?
Componentes | Habilidades |
Arte/ Teatro | Objeto de conhecimento/ conteúdo: Processos de Criação: Jogos tradicionais/populares, jogos dramáticos e jogos teatrais (GO-EF02AR20-A) Desenvolver a atenção, a percepção, a capacidade de improvisação e de interpretação a partir de jogos teatrais, dramáticos, tradicionais/populares. |
Ed. Física (Ginástica) | Objeto de conhecimento/ conteúdo: Ginástica geral/ Elementos gímnicos (GO-EF02EF10) Expressar por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginastica geral, identificando a presença desses elementos em distintas praticas corporais. |
Ciclo da Infância ABC, Corpo, Expressão e Movimento, 2º ano, B
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.