Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Cidadania ao Longo do Tempo
Olá estudante!
Veja a charge abaixo:
Qual é a mensagem principal da charge?
Por que a pessoa em situação de rua pensa “Isso não deve ser para mim”? Você concorda com esta afirmação?
Você já presenciou ou conheceu alguém que se sentisse excluído dos direitos do cidadão?
Cidadania é o que nos dá direitos e deveres em nossa sociedade. Significa que temos o direito de ir à escola, de sermos bem cuidados quando estamos doentes, e de sermos tratados com justiça. Também significa que temos responsabilidades, como respeitar os outros e cuidar do meio ambiente.
A cidadania é importante para vivermos bem em sociedade e foi mudando ao longo do tempo para garantir mais direitos e deveres para todos.
No passado, em Atenas, só alguns homens tinham direitos de cidadãos, enquanto mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Em Roma, ser cidadão dava proteção e direitos legais.
Durante a Idade Média, a cidadania ficou menos importante, pois as pessoas viviam em feudos. Anos depois, na Europa, as ideias de cidadania voltaram. Nos Estados Unidos, as pessoas lutaram por direitos iguais e liberdade. Na França, a população proclamou direitos iguais para todos, influenciando muitos países.
Os direitos e deveres de um cidadão são descritos em constituições. No Brasil, esse documento é a Constituição da República Federativa do Brasil, criada em 1988.
Ser cidadão significa ter muitos direitos, como por exemplo:
Direitos Civis: Como a liberdade de expressão.
Direitos Políticos: Como o direito de votar.
Direitos Sociais: Como ter acesso à educação e saúde
Também significa ter deveres, como seguir as regras e leis do país, participar das eleições, contribuir com o pagamento de impostos para ajudar no funcionamento do país, tratar todas as pessoas com respeito e etc.
Mesmo com todos esses direitos, ainda há desafios. A cidadania está bem distante de muitas pessoas, que não têm acesso a todos os seus direitos por causa da desigualdade e injustiça.
Ser um bom cidadão significa não só aproveitar os direitos, mas também cumprir nossos deveres e ajudar a construir uma comunidade mais justa.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Veja a charge abaixo e depois responda as perguntas:
A) Como a charge critica a sociedade atual? Analise como a charge usa a ironia para criticar a disparidade entre os direitos prometidos e a realidade vivida por muitos cidadãos.
B) Quais direitos são mencionados na placa? Na sua opinião, por que muitos cidadãos não têm acesso a esses direitos?
QUESTÃO 2
Cidadania é o que nos dá direitos e deveres em nossa sociedade. Ser cidadão significa ter muitos direitos, como
(A) seguir as regras e leis do país.
(B) contribuir com o pagamento de impostos.
(C) ter acesso à educação e saúde.
(D) tratar todas as pessoas com respeito.
QUESTÃO 3
Ser cidadão também significa ter deveres, como
(A) liberdade de expressão.
(B) cuidar do meio ambiente.
(C) direito de votar.
(D) ter acesso à saúde, educação e moradia.
QUESTÃO 4
“Ser um bom cidadão significa não só aproveitar os direitos, mas também cumprir nossos deveres e ajudar a construir uma comunidade mais justa.” Sabendo disso, discuta com os colegas sobre o que significa ser um bom cidadão. Pense em algumas características de um bom cidadão, como ser respeitoso, responsável e solidário. Registre ações de cidadania para praticar na escola, em casa e no bairro.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF05HI04-A) Perceber que a cidadania é composta de direitos e deveres e que estes determinam as atitudes do cidadão perante a sociedade. (EF05HI04-B) Compreender o que é diversidade e pluralidade e compreendê-las como responsabilidade social. (EF05HI04-C) Entender que para viver em sociedade é preciso respeitar, tolerar e exercer a equidade com os diferentes grupos e culturas que a constituem. (EF05HI05-A) Compreender a historicidade do processo de conquista da cidadania. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |