You are currently viewing História – Campo e cidade (passado e presente)

História – Campo e cidade (passado e presente)

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia (Quarta-feira), 10/08/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

OLÁ CRIANÇAS.

ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM. HOJE VAMOS APRENDER A  IDENTIFICAR OS MODOS DE VIDA NA CIDADE E NO CAMPO, NO PRESENTE, COMPARANDO-OS COM OS DO PASSADO. SERÁ QUE MUDOU MUITO? OU SERÁ QUE AINDA TEM MUITAS COISAS DO PASSADO PRESENTE EM NOSSAS VIDAS?  VOCÊ NÃO PODE PERDER, VAMOS LÁ?

ATIVIDADE 1

NO CAMPO, AS PROPRIEDADES  TENDEM A SER MAIORES DO QUE NAS CIDADES. É COMUM QUE AS FAMÍLIAS MOREM EM SÍTIOS, CHÁCARAS E FAZENDAS. AS ATIVIDADES COTIDIANAS SÃO UM POUCO DIFERENTES DAQUELAS FEITAS NAS CIDADES. O RELATO A SEGUIR CONTA UM POUCO DESSE DIA A DIA, CONVIDE UM FAMILIAR E LEIAM JUNTOS.

NASCI E ME CRIEI AQUI NO SÍTIO MESMO. A MINHA INFÂNCIA ERA MUITO BOA […] BRINCAVA TUDO EM VOLTA DE CASA. […] CASA GRANDE, QUE MORAVA MEU PAI, MINHA MÃE, MEU TIO, MINHA TIA, MEU AVÔ, MINHA AVÓ, MORAVA TUDO JUNTO ALI.[…] SEMPRE GOSTAVA, MESMO, ERA DE UM CARRINHOZINHO, UM CARRINHO DE PLÁSTICO , AI IA EMPURRANDO NO TERREIRO, FAZENDO RASTRINHO NA POEIRA. […] O […] MEU VÔ IA PARA CIDADE FAZER UM NEGÓCIO, VENDIA UM QUEIJINHO, VENDIA VERDURA, E IA DE CARROCINHA [..]. [..] NA ÉPOCA TINHA UMAS VAQUINHAS, TIRAVA UM LEITINHO[…]. 

EU VINHA DA ESCOLA, FAZIA A LIÇÃO, AÍ, EU FAZIA UMA COISINHA, REGAVA UMA HORTINHA[…].

RELATO DE AUGUSTO BLASCHI NETO. MUSEU DA PESSOA, EM 1º NOV. 2014.
Disponível em: http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/historia/nascido-e-criado-no-sitio-96020/colecao/96545> acesso em: 13 jan. 2017.

APÓS A LEITURA, CONVERSE RESPONDENDO AS QUESTÕES ABAIXO:

  • ESSE RELATO ESTÁ CONTANDO A MEMÓRIA DE QUAL FASE DA VIDA DELE?
  • SERÁ QUE O CAMPO DO PASSADO É IGUAL AO CAMPO NO PRESENTE?
  • COMO VOCÊ ACREDITA QUE SEJA A INFÂNCIA NO CAMPO HOJE EM DIA?
  • ESSE RELATO DA INFÂNCIA DELE SE PARECE COM ALGUMA MEMÓRIA SUA OU DO SEU FAMILIAR? 
  • QUAL ERA O BRINQUEDO FAVORITO DELE? E O SEU? 
  • COM O QUE COSTUMA BRINCAR?
  • QUAL ERA O TRABALHO REALIZADO PELO AVÔ DELE?
  • COMO ERA A MORADIA DO AUGUSTO? SE PARECE COM A SUA? POR QUÊ?

ATIVIDADE 2

HOJE, NAS CIDADES, HÁ INÚMEROS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS: LIVRARIAS, PAPELARIAS, AÇOUGUES, PADARIAS, FARMÁCIAS, SUPERMERCADOS. HÁ AINDA, OS ESTABELECIMENTOS QUE PRESTAM SERVIÇOS VARIADOS, COMO BANCOS, HOSPITAIS CINEMAS. ENTRE OS TRABALHADORES, HÁ VENDEDORES, PEDREIROS, FARMACÊUTICOS, ENFERMEIROS, MÉDICOS, CABELEIREIROS, ENTRE OUTROS. E NO PASSADO? VOCÊ SABE COMO ERAM O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS NAS PRIMEIRAS CIDADES BRASILEIRAS?

OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA AS QUESTÕES, CONVERSANDO COM UM FAMILIAR:

Johann Moritz Rugendas. Vendas em Recife, 1930. Gravura. Disponível em Livro Aprender juntos, História 3 ano, SM, São Paulo  6ª edição, 2017, p. 47. Acesso em 16 jun.2021.

  • O QUE AS PESSOAS RETRATADAS ESTÃO FAZENDO?
  • QUAIS TRABALHADORES PODEMOS IDENTIFICAR NA IMAGEM? 
  • O COMÉRCIO É IGUAL AO DE HOJE EM DIA? 
  • QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

ATIVIDADE 3

AGORA IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ VISITANDO O LOCAL RETRATADO POR RUGENDAS, NA MESMA ÉPOCA QUE FEZ A GRAVURA. COM QUAIS PESSOAS DA IMAGEM VOCÊ CONVERSARIA? O QUE VOCÊ ESTARIA FAZENDO? POR QUÊ?

Habilidade estruturante (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
(GO-EF03HI08-A) Conhecer os modos de vida da cidade e do campo observando as peculiaridades e as semelhanças, em suas culturas e modos de viver, pensar e produzir. 
Referências:Livro didático: Aprender Juntos 3º ano , SM, São Paulo 6ª edição , 2017, páginas 40 e 47.