You are currently viewing História – Cada objeto conta uma história

História – Cada objeto conta uma história

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Disponível em: CADA OBJETO CONTA UMA HISTÓRIA

VOCÊ JÁ VIU ALGUM DOS OBJETOS DA IMAGEM ACIMA? CONSEGUE NOMEÁ-LOS?

VOCÊ SABIA QUE FOTOS, OBJETOS ANTIGOS, DOCUMENTOS E ATÉ HISTÓRIAS CONTADAS PELOS MAIS VELHOS GUARDAM MEMÓRIAS IMPORTANTES? ELES NOS AJUDAM A CONHECER O PASSADO DA NOSSA FAMÍLIA, DE AMIGOS, DA ESCOLA, DO BAIRRO E ATÉ DA CIDADE ONDE MORAMOS.

QUANDO OLHAMOS UM BRINQUEDO ANTIGO, UM TELEFONE OU UM CADERNO USADO POR NOSSOS AVÓS, PERCEBEMOS QUE MUITA COISA MUDOU COM O TEMPO. ESSES OBJETOS MOSTRAM COMO AS PESSOAS VIVIAM, SE COMUNICAVAM, ESTUDAVAM E SE DIVERTIAM.

ESSES REGISTROS PODEM APARECER DE VÁRIAS FORMAS:

  • FONTES ESCRITAS, COMO CARTAS, CADERNOS, BILHETES OU CONVITES ANTIGOS.
  • FONTES ORAIS, COMO AS HISTÓRIAS QUE NOSSOS AVÓS E FAMILIARES CONTAM.
  • FONTES VISUAIS, COMO FOTOS, PINTURAS, FILMES E DESENHOS.
  • FONTES MATERIAIS, COMO BRINQUEDOS, ROUPAS, FERRAMENTAS, MÓVEIS E OBJETOS DO DIA A DIA.

CADA PESSOA TEM UMA HISTÓRIA DIFERENTE E ESPECIAL. POR ISSO, É IMPORTANTE RESPEITAR AS MEMÓRIAS E A CULTURA DE CADA UM, POIS ELAS FAZEM PARTE DE QUEM SOMOS. TODA FONTE DE REGISTRO NOS AJUDA A CONTAR E CONHECER UMA HISTÓRIA!

AO OBSERVAR OBJETOS ANTIGOS E COMPARAR COM OS DE HOJE, PODEMOS PERCEBER MUDANÇAS E ENTENDER MELHOR O QUE MUDOU COM O TEMPO E O QUE CONTINUA PARECIDO. ESSES OBJETOS E DOCUMENTOS SÃO COMO CHAVES PARA ABRIR PORTAS PARA O PASSADO!

Disponível em: Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixados é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGlpQ_EJC0/Ir74qDg4wEKhDAjnZWJNMQ/edit?utm_content=DAGlpQ_EJC0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO

Disponível em: https://youtu.be/Sg67BHQ0pC0

QUESTÃO 1

QUAL HISTÓRIA SUA FAMÍLIA JÁ TE CONTOU SOBRE O PASSADO? VOCÊ LEMBRA COMO SE SENTIU OUVINDO ESSA HISTÓRIA?

QUESTÃO 2

LEIA UM TRECHO DO LIVRO DE ANA FÁTIMA: “OS DENGOS NA MORINGA DE VOINHA”.

A MORINGA DE VOINHA É UM OBJETO QUE CONTA HISTÓRIA, POIS GUARDA MEMÓRIAS. DE ACORDO COM ESTE TRECHO DA HISTÓRIA, A MORINGA É IMPORTANTE POR GUARDAR 

(A) MEMÓRIAS HISTÓRICAS DE ACONTECIMENTOS NÃO FAMILIARES.

(B) MEMÓRIAS AFETIVAS FAMILIARES DESDE EMOÇÕES E AMORES.

(C) HISTÓRIAS DO PASSADO QUE NÃO LHES PERTENCEM MAIS.

(D) HISTÓRIAS DO PRESENTE QUE SÃO GUARDADAS E NÃO VOLTAM MAIS.

QUESTÃO 3

“AS CARTAS ESCRITAS À MÃO SÃO FONTES HISTÓRICAS QUE REVELAM MODOS DE VIVER.”

AS CARTAS ANTIGAS SÃO IMPORTANTES PORQUE…

(A) SERVIAM PARA GUARDAR MENSAGENS SECRETAS E LEMBRANÇAS IMPORTANTES DE FAMÍLIAS ANTIGAS.

(B) MOSTRAVAM COMO AS PESSOAS TROCAVAM NOTÍCIAS, SENTIMENTOS E HISTÓRIAS EM OUTROS TEMPOS.

(C) ERAM USADAS COMO OBJETOS DE TROCA PARA CONSEGUIR ALIMENTOS NAS FEIRAS DE ANTIGAMENTE.

(D) ERAM USADAS APENAS COMO FORMA DE BRINCADEIRAS FEITAS POR PESSOAS DE MUITOS ANOS ATRÁS.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAE8_e8zl94/ >ACESSO EM 28/04/2025.

QUESTÃO 4

OBSERVE OS OBJETOS ABAIXO E MARQUE SE SÃO ANTIGOS OU ATUAIS

QUESTÃO 5

PESQUISE EM SUA CASA OU COM SUA FAMÍLIA ALGUM OBJETO ANTIGO FAMILIAR. CONVERSE PARA SABER A HISTÓRIA QUE ESTE OBJETO CARREGA. DEPOIS DE SABER TUDO SOBRE ELE, DESENHE-O E ESCREVA A HISTÓRIA QUE DESCOBRIU SOBRE ELE PARA COMPARTILHAR COM SUA TURMA.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/4493356

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:História
Objeto(s) de Conhecimento:A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço:Fontes e documentos históricos.Memória e história.
Habilidades:(EF15LP17) Apreciar poemas visuais, entre outros, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF02LP29-A) Verificar se o formato e/ou a disposição das letras provocam efeitos de sentidos peculiares.
(EF02LP26) Ler e compreender com autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 25/04/2025.

ANA CLÁUDIA FERNANDES (Brasil). Editora Moderna (ed.). Buriti Mais – História 2º Ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. A Conquista – História 2. São Paulo: Ftd, 2021.

ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Da Escola para o Mundo. São Paulo: Editora Scipione, 2021.