You are currently viewing História – Brincando no tempo

História – Brincando no tempo

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

BRINCANDO NO TEMPO

OLÁ ESTUDANTE!

FAÇA A LEITURA DO POEMA:

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/tres-criancas-brincando-de-pular-corda-na-cor-e-no-contorno-e-silhueta_9135853.htm#fromView=search&page=1&position=25&uuid=dbaa945b-a674-427e-b3cf-3b536ed57743>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-diferentes-personagens-de-desenhos-animados-doodle-de-criancas_18175254.htm#fromView=search&page=1&position=37&uuid=554a31ae-69cb-47b9-abfb-582ad2fe21de>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

ANTIGAMENTE, AS CRIANÇAS SE DIVERTIAM DE FORMA BEM DIFERENTE. SEM OS BRINQUEDOS ELETRÔNICOS E A TECNOLOGIA DE HOJE, ELAS USAVAM MAIS IMAGINAÇÃO E RECURSOS SIMPLES PARA CRIAR SUAS BRINCADEIRAS.

AMARELINHA, PIÃO, BOLHAS DE SABÃO, ESCONDE-ESCONDE, PULAR CORDA, RODAS, ERAM AS BRINCADEIRAS MAIS COMUNS. 

HOJE EM DIA, TEMOS NOVAS MANEIRAS DE BRINCAR, GRAÇAS À TECNOLOGIA E AOS BRINQUEDOS MODERNOS.

AS BRINCADEIRAS ATUAIS MAIS COMUNS SÃO: JOGOS DE TABULEIRO, VIDEOGAMES, BRINCADEIRAS COM TABLETS E CELULARES, BONECOS MODERNOS, BRINCADEIRAS COM FANTASIAS, ESPORTES, BRINCADEIRAS EM PARQUES E BRINQUEDOS INFLÁVEIS.

EMBORA ALGUMAS BRINCADEIRAS TENHAM MUDADO, BRINCAR É SEMPRE DIVERTIDO, SEJA COMO ANTIGAMENTE OU COM AS NOVIDADES DE HOJE.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

FAÇA A LEITURA DO POEMA:

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/tres-criancas-brincando-de-pular-corda-na-cor-e-no-contorno-e-silhueta_9135853.htm#fromView=search&page=1&position=25&uuid=dbaa945b-a674-427e-b3cf-3b536ed57743>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

Disponível em:  <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-diferentes-personagens-de-desenhos-animados-doodle-de-criancas_18175254.htm#fromView=search&page=1&position=37&uuid=554a31ae-69cb-47b9-abfb-582ad2fe21de>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

A)  COMO O POEMA SUGERE QUE AS BRINCADEIRAS MUDARAM AO LONGO DO TEMPO?


B) COMO O POEMA DESCREVE A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA VIDA DAS CRIANÇAS?


QUESTÃO 2

UMA BRINCADEIRA ATUAL MUITO COMUM É

(A) AMARELINHA.

(B) BRINCADEIRA DE RODA.

(C) BRINQUEDOS INFLÁVEIS.

(D) PIÃO.

QUESTÃO 3

UMA BRINCADEIRA COMUM NO PASSADO É

(A) JOGOS ELETRÔNICOS.

(B) PULAR CORDA.

(C) BRINCADEIRAS COM TABLETS.

(D) BONECAS QUE FALAM.

QUESTÃO 4

QUAL É A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA? ESCREVA COMO SE BRINCA:


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
(GO-EF02HI05-B) Reconhecer e valorizar seu pertencimento como sujeito, os marcos de memória de sua comunidade, reconhecendo a diversidade etnicorracial, cultural e religiosa, na construção da sua identidade.
(GO-EF02HI06) Identificar e organizar,temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante,ao mesmo tempo e depois).
(EF02HI06-A) Manusear objetos e documentos da vida cotidiana de forma temporal usando noções relacionadas ao tempo.
(GO-EF02HI06-B) Identificar e compreender os fatos da vida cotidiana, rotina diária e semanal, organizando-os temporalmente, usando material concreto, imagens, relacionando-as ao tempo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois.
(EF02HI07-A) Identificar marcadores do tempo presentes na família, escola e comunidade.
(EF02HI07-B) Manipular diferentes marcadores atuais do tempo, existentes e utilizáveis em seu cotidiano.
(EF02HI07-C) Utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.