ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Brasília é a capital do Brasil e foi inaugurada em 21 de abril de 1960. A cidade é conhecida por sua arquitetura planejada, moderna e pelos seus monumentos, como a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional. Brasília também abriga os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do país.
BRASÍLIA: A NOVA CAPITAL
Disponível em:https://www.flickr.com/photos/agenciasenado/50060212291.Acesso em 18 out. 2022.
A capital de um país é a cidade que exerce o papel de centro político e administrativo. É geralmente onde estão localizados os principais órgãos governamentais e onde ocorrem decisões políticas e legislativas que impactam a vida dos cidadãos.
A atual capital do Brasil é Brasília, e a sua construção ocorreu entre os anos de 1956 e 1960, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. As capitais do Brasil antes de Brasília foram: Salvador, de 1549 a 1763 e Rio de Janeiro, que tornou-se capital em 1763, sendo a capital durante o período do Império e boa parte da República até 1960.
O projeto arquitetônico e urbanístico de Brasília foi idealizado por Lúcio Costa e executado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A cidade foi planejada para ser a nova capital do Brasil, visando o desenvolvimento do interior do país e a integração nacional.
A construção de Brasília marcou um período significativo na história do país, simbolizando a modernização e a construção de uma nova identidade nacional.
Candangos é um termo utilizado para se referir aos trabalhadores migrantes que vinham principalmente das regiões Norte e Nordeste do Brasil e que participaram da construção de Brasília. Esses trabalhadores ajudaram a construir a cidade enfrentando desafios e dificuldades. O termo ganhou um significado de orgulho e identidade para os brasilienses.
AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Leia o trecho a seguir que representa como era o trabalho dos operários que contribuíram para a construção de Brasília:
“Segundo o relato de alguns moradores da Vila Planalto, como o Sr. Geraldo Rezende, que trabalhou no Armazém da Construtora Rabello durante a construção do Palácio da Alvorada, grande parte dos trabalhadores candangos que chegaram a cidade na década de 50 não possuíam sequer documentos ou carteira de trabalho. E não tinham qualquer experiência que não fosse na agricultura de subsistência.
O acesso à educação para as pessoas que viviam no interior do Brasil nas primeiras décadas do século XX era difícil, por falta de estrutura municipal e devido à pobreza da população. Assim, veio para Brasília um grande contingente de pessoas sem estudo e sem qualquer qualificação profissional na área de construção civil. Essas pessoas eram, então, contratadas como serventes e a elas eram entregues pás e picaretas para a abertura de estradas e ruas. As que sabiam ler e escrever e “fazer contas” podiam ser contratadas, por exemplo, como apontadores, isto é, responsáveis por fazer registros diversos, como a quantidade de materiais consumida em determinado período.”
Fonte: Agência Senado. O Trabalho que deu!. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2020/04/brasilia-60-anos-2014-candangos-na-construcao-da-capital. Acesso em 19 out. 2023.
Faça uma pesquisa sobre os candangos e registre qual a importância desses migrantes para a construção de Brasília.
Questão 2
O sonho da construção de Brasília diz respeito ao ideal de interiorização do país e de desenvolvimento.
A construção de Brasília foi efetivada no governo do presidente:
a) Getúlio Vargas.
b) Costa e Silva.
c) Itamar Franco.
d) Juscelino Kubitschek.
Questão 3
Brasília representa um importante referencial da arquitetura moderna. Os prédios foram planejados para abrigar o centro dos Poderes no Brasil.
Observe alguns monumentos e prédios existentes em Brasília e identifique cada um deles:
Questão 4
A capital de um país é o centro da tomada de decisões políticas e administrativas que refletem na vida dos habitantes.
Qual foi a capital brasileira antes da transferência para Brasília?
a) São Paulo.
b) Rio de Janeiro.
c) Recife.
d) Curitiba.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF04HI11-B) Compreender a construção de Brasília, identificando as novas relações de poder estabelecidas e seus desdobramentos na organização espacial, social, fluxo migratório e econômico no território goiano. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. SENADO FEDERAL. Conheça as escalas urbanas que fazem de Brasília uma cidade única. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=sgtwKWwtdCk. Acesso em 18 out. 2023. PLENARINHO. Mudança da capital para Brasília. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O53MGMc1Td8. Acesso em: 18 out. 2023. MEMORIAL DA DEMOCRACIA. Construção de Brasília. Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5. Acesso em: 18 out. 2023. |