Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia (Quarta-feira), 08/09/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ CRIANÇAS. ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM.
HOJE VAMOS DESCOBRIR O QUE É MEMÓRIA, UMA MANEIRA DE ATIVAR AS SUAS MEMÓRIAS E O QUANTO ELAS SÃO IMPORTANTES PARA NOSSA HISTÓRIA.
VOCÊ NÃO PODE PERDER, VAMOS LÁ?
ATIVIDADE 1
- A MEMÓRIA AFETIVA É AQUELA LEMBRANÇA QUE SURGE POR MEIO DE ELEMENTOS SENSORIAIS E EMOCIONAIS.
- NESSE MOMENTO VAMOS BUSCAR ATRAVÉS DOS ELEMENTOS BOAS MEMÓRIAS AFETIVAS? VOCÊS PODEM USAR FOTOGRAFIAS, CARTAS, DOCUMENTOS, PERFUMES, CHEIROS, TEXTURAS, OUVIR HISTÓRIAS DE PESSOAS MAIS VELHAS…
ENFIM USEM A IMAGINAÇÃO; É IMPORTANTE QUE CONVIDE ALGUÉM QUE GOSTE MUITO PARA COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS. SERÁ MUITO DIVERTIDO E PRAZEROSO ESSE MOMENTO, ENTÃO APROVEITE E REGISTRE ATRAVÉS DE DESENHOS, FOTOGRAFIAS OU ESCRITA …
ATIVIDADE 2
- NA VIDEOAULA, VOCÊ PÔDE OBSERVAR ALGUMAS IMAGENS DE LUGARES QUE PODEM TER FEITO OU FAZEM PARTES DE GRANDES HISTÓRIAS EM SUA MEMÓRIA. CONVIDE UM AMIGO, OU MESMO UM FAMILIAR E CONVERSEM SOBRE AS IMAGENS ABAIXO. O QUE ESSES LUGARES REPRESENTAM PARA VOCÊS? TEM HISTÓRIAS? ELES MUDARAM?
ATIVIDADE 3
PARA FINALIZAR, QUE TAL FAZER UMA ENTREVISTA? USE UMA FOLHA DE PAPEL SULFITE A4, OBSERVANDO O EXEMPLO ABAIXO CRIE A SUA. VAMOS EM BUSCA DE MEMÓRIAS?
Habilidade estruturante | (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. (EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. |