Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
O ESTUDO DA HISTÓRIA USA REPRESENTAÇÕES DE IMAGENS, MONUMENTOS E DOCUMENTOS PARA A INVESTIGAÇÃO DO PASSADO. EM UMA CIDADE, CONSEGUIMOS VISUALIZAR VÁRIAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS QUE ILUSTRAM FIGURAS E MOVIMENTOS HISTÓRICOS.
EM GOIÂNIA, TEMOS A AVENIDA ANHANGUERA E UM MONUMENTO AO BANDEIRANTE. AS BANDEIRAS FORAM EXPEDIÇÕES DE EXPLORAÇÃO DE ÁREAS DO INTERIOR DO BRASIL, PROMOVENDO A CAPTURA DE INDÍGENAS PARA ESCRAVIZAÇÃO E A BUSCA POR NOVAS RIQUEZAS DE MINERAIS. QUEM PARTICIPAVA DESSAS EXPEDIÇÕES, ERAM CHAMADOS DE BANDEIRANTES. O PRINCIPAL LÍDER NA REGIÃO DE GOIÁS FOI BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIROZ, SEU APELIDO ERA ANHANGUERA. JÁ PERCEBEU ALGUMAS CONEXÕES?
BANDEIRANTES E AVENIDA ANHANGUERA
Quando os portugueses chegaram ao Brasil e iniciaram os processos de colonização no século XVI, as primeiras regiões povoadas foram as litorâneas. Havia o predomínio de atividades de cultivo de cana-de-açúcar para o beneficiamento e produção de derivados, como o açúcar e melado.
Buscando novas formas de exploração e o domínio de outras áreas, cresceu o interesse pela interiorização, ou seja, expedições rumo ao interior do Brasil.
Os grupos que realizavam as expedições de exploração eram chamados de bandeiras e os seus integrantes eram os Bandeirantes.
OS IMPACTOS DAS BANDEIRAS
As bandeiras aumentaram consideravelmente as áreas brasileiras a serem exploradas para atividades agrícolas e pecuárias. As populações como, por exemplo, os povos indígenas que já viviam nessas regiões eram escravizadas.
Além das atividades agropecuárias havia um interesse pela colonização de localidades que possibilitaram a extração de recursos minerais.
As bandeiras eram organizadas por regimentos próprios e contribuíram substancialmente para o povoamento das regiões centrais do Brasil (Goiás e Minas Gerais).
MONUMENTOS DA CIDADE
Nas cidades podemos encontrar vários monumentos em homenagem às figuras históricas. Eles objetivam manter a lembrança de acontecimentos do passado.
Em Goiânia, na Avenida Anhanguera, há a representação da figura de Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido pela alcunha/apelido de Anhanguera.
Anhanguera era um bandeirante que comandou expedições rumo à Goiás. No monumento em homenagem, o bandeirante é representado com uma arma chamada bacamarte e uma bateia, que é um utensílio utilizado no garimpo para separar as pedras preciosas das outras pedras.
QUESTÃO 1
EM GOIÂNIA, CONSEGUIMOS ENCONTRAR VÁRIOS MONUMENTOS QUE ESTÃO LOCALIZADOS EM PRAÇAS, RUAS E AVENIDAS. OS MONUMENTOS PODEM REPRESENTAR FIGURAS HISTÓRICAS OU TRAZER UMA MENSAGEM.
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR QUE MOSTRAM ALGUNS MONUMENTOS.
ESCOLHA UM DOS MONUMENTOS EXISTENTES EM GOIÂNIA E PESQUISE SOBRE O QUE ELE REPRESENTA. NÃO DEIXE DE REGISTRAR A SUA LOCALIZAÇÃO E O ARTISTA QUE O DESENVOLVEU.
QUESTÃO 2
AS BANDEIRAS FORAM MOVIMENTOS DE EXPEDIÇÃO QUE OBJETIVAVAM A CAPTURA DE INDÍGENAS PARA O TRABALHO ESCRAVO E A BUSCA DE NOVAS RIQUEZAS, COMO O OURO.
AS PRINCIPAIS BANDEIRAS PARTIAM DE QUAL LOCALIDADE DO BRASIL?
A) SÃO PAULO.
B) PERNAMBUCO.
C) RIO GRANDE DO SUL.
D) GOIÁS.
QUESTÃO 3
OBSERVE ALGUNS MONUMENTOS QUE HOMENAGEIAM ALGUNS BANDEIRANTES PELO PAÍS:
MONUMENTO AO BANDEIRANTE BORBA GATO EM SÃO PAULO/SP
MONUMENTO AO BANDEIRANTE ANHANGUERA EM GOIÂNIA/GO
AGORA QUE VOCÊ OBSERVOU AS IMAGENS, RESPONDA:
A) QUAIS AS SEMELHANÇAS EXISTENTES ENTRE OS DOIS MONUMENTOS?
B) EM SUA OPINIÃO, POR QUE EXISTEM HOMENAGENS EM FORMA DE MONUMENTOS AOS BANDEIRANTES? VOCÊ CONCORDA COM TAIS HOMENAGENS?
QUESTÃO 4
OS MONUMENTOS PRESENTES EM VÁRIAS CIDADES HOMENAGEIAM FIGURAS HISTÓRICAS OU RELEMBRAM ACONTECIMENTOS QUE FORAM IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DA REGIÃO.
O BANDEIRANTE CONHECIDO COMO ANHANGUERA QUE POSSUI UMA ESTÁTUA NA AVENIDA ANHANGUERA EM GOIÂNIA É:
A) DOMINGOS CALHEIROS.
B) DOMINGOS JORGE VELHO.
C) ANTONIO RAPOSO TAVARES.
D) BARTOLOMEU BUENO DA SILVA.
SAIBA MAIS
COMO FOI A CHEGADA DOS BANDEIRANTES EM GOIÁS? ASSISTA AO VÍDEO E SE INFORME.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidades: | (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. (GO-EF03HI05-A) Problematizar os marcos de memória do lugar em que vive, em seus aspectos: definição, construção e representação. (EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. |
Referências: | ARRAIS, Cristiano Alencar; OLIVEIRA, Eliézer Cardoso de. História de Goiás. São Paulo: Scipione, 2001. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTISTICA. Catálogo biblioteca. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=442666. Acesso em 27 jan. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. História de Goiás em Documentos. Goiânia: Ed. UFG, 2001. YOUTUBE. Goiânia: monumentos contam um pouco da história. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4bjmTmRkEDk. Acesso em 08 fev. 2022. |