Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental.
Aprendemos que história é a ciência que investiga os vestígios (fontes históricas) do passado, analisando as intervenções humanas ao longo do tempo e identificando as mudanças e permanências ocorridas, com a finalidade de fornecer referências para a compreensão do presente e essa compressão deve nos orientar em nossas perspectivas de futuro, no sentido de orientar nossa vida.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Para responder a questão 1, leia um trecho do discurso de Tibério Graco:
Questão 1
Com suas palavras escreva um pequeno texto expondo o que você entendeu sobre o texto. Anote em seu caderno.
Questão 2
Sobre a Reforma Agrárinos dias de hoje no Brasil, consultaremo o site INCRA mantido pelo Governo Federal:
Ver:<https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria>.
Escolha um dos itens listados acima e explique-o. Anote em seu caderno.
SAIBA MAIS
Aperte o play e aprenda um pouco mais sobre Reforma Agrária.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1GE0LyDcNZBjs1qy_oJ35QflvUcLTj044
Habilidade: | (GO-EF06HI11-A) Conhecer as configurações sociais e políticas, bem como os conflitos no período monárquico e republicano da Roma Antiga, relacionando tais configurações à organização social e política brasileira na contemporaneidade. (EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas. |
Referencial teórico | GRACO, Tibério. Justiça social em Roma. In: PINSKY, Jaime (Org.). 100 textos de História Antiga. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2003. (Textos e Documentos). |