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História – As relações econômicas: do feudo ao Atlântico!

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Analisar os processos de mudanças ou permanências  é um dos objetivos da ciência histórica. Partindo dessa premissa precisamos relacionar o passado estudado com o presente vivido e assim produzir orientação.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Leia com atenção o texto abaixo e em seguida responda às questões:

 

“A metrópole, por isso que é mãe, deve prestar às colônias suas filhas todos os bons ofícios e socorros necessários para a defesa e segurança das suas vidas e dos seus bens (…). Estes benefícios pedem iguais recompensas e, ainda, alguns justos sacrifícios; e, por isso é necessário que as colônias também, da sua parte, sofram: 1) Que só possam comerciar diretamente com a metrópole, excluída toda e qualquer outra nação, ainda que lhes faça um comércio mais vantajoso; (…) Desta sorte, os justos interesses e as relativas dependências mutuamente serão ligadas.” (COUTINHO, 1816, s.p).

Disponível em:<Ensaio economico sobre o comercio de Portugal e suas colonias …>. Acesso em: 02 out. 2022.

Questão 1

Quais são as recompensas e os sacrifícios em ser colônia?

Questão 2

Se outras nações quisessem comerciar com o Brasil, havia esta possibilidade? 

Questão 3

Por que então a colônia era dependente da metrópole?

SAIBA MAIS

Bora pro conhecimento? Aperte o play e vamos navegar.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 14 7° Ano O Pacto Colonial no Brasil”. Disponível em:<https://youtu.be/JUUdTAOyYGM>. Acesso em: 03 out. 2022.

Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1fAvDtSzDpRCTiRvSpgI5YDNIATjcBWJ3

Habilidade:(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
(GO-EF07HI13-A) Compreender a dinâmica do mercantilismo enquanto política econômica que visa a expansão e a colonização de outros povos, territórios e suas implicações econômicas, políticas e sociais na Europa, América e África.
(GO-EF07HI13-B) Analisar a expansão e ocupação da América Espanhola e Portuguesa, na África e regiões do oriente por meio de mapas históricos, refletindo sobre as formas de representação do mundo e sua relação com as invasões, conquistas, domínios e repartição de territórios por povos europeus.
Referencial teórico 
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.p. 124. PNLD 2020.