You are currently viewing História – As origens da  modernidade

História – As origens da modernidade

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

A Era Moderna, a modernidade. O que essas palavras significam? Analisaremos algumas informações referentes às origens da Modernidade (1453 – 1789). Para compreender o que é a Idade Moderna precisamos identificar moderno em relação a quê ou a quem?

O Nascimento de Vênus. Disponível em: < https://aminoapps.com/c/ciencias-geografia-hist/page/blog/idade-moderna-parte-2/35ka_m0SBupYgWqBLEnlN6aGP4RalpmJP.> Acesso em 25, jan.22.

As origens da Idade Moderna ou Modernidade

Será que podemos afirmar com clareza que a Idade Moderna inicia-se no dia 29 de maio de 1453, quando os turcos tomam a cidade de Constantinopla?  E que esse marco temporal se encerra, no dia 14 de julho de 1789, com a deflagração da Revolução Francesa? 

   Essa e outras questões envolvendo a “tradicional divisão da história” realizada por historiadores europeus apresenta suas falhas e precisamos compreender que esse período chamado de  a constituição da modernidade não ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções. 

     Percebemos então que essas mudanças não ocorrem da noite para o dia e nem em todos os lugares ao mesmo tempo, mas sim com dinâmicas e espaços próprios. 

     A modernidade é marcada por mudanças nas mentalidades, de um esforço mais científico na vida das pessoas, o homem agindo sobre sua vida e não somente sendo um ser estático, imóvel e condenado. Vejamos algumas características dessa Idade Moderna:

Racionalidade

Subjetividade

Estado-nação

Divisão de poderes

Desenvolvimento urbano

Reforma Protestante

Rejeição da tradição

Antropocentrismo

Verdade = experimentação, observação

Vida terrena e material também é importante

Crença no progresso

Natureza = beleza, onde o homem se insere

Fé diferente da razão

     Todos esses pontos podem ser utilizados para contrastar com a realidade política, social, cultural, econômica e da mentalidade experienciados no período classificado como Idade Média e suas características.

Questão 01

Leia o texto a seguir:

[…] Os filósofos […] do século XVI percebiam que viviam em uma nova época,  consideravam a época anterior — o período que passou a ser chamado de Idade Média como um tempo de trevas e obscurantismo e, para marcarem sua diferença com esse tempo passado, voltaram-se para o passado mais distante — a Antiguidade. […] Os próprios intelectuais daquele tempo chamaram a época em que viviam de renascimento, como se na Idade Média não tivesse havido qualquer produção cultural importante. […]

ACKER, Maria Teresa Vianna Van. Renascimento e humanismo: o homem e o mundo europeu do século XIX ao século XVI. São Paulo: Atual, 1992. p. 6-7. (História geral em documentos).

No texto é dito que os filósofos voltaram-se para o passado mais distante – a Antiguidade- para designar essa nova era, essa modernidade. A quais civilizações da Antiguidade o texto se refere?

Questão 02

Leia o título da matéria jornalística e observe a imagem abaixo:

Quais relações podemos estabelecer entre as responsabilidades fiscais (impostos e taxas) da sociedade feudal e a notícia expressa na imagem?

Questão 03

Sobre a definição de sociedade estamental, marque a resposta correta.

a) é a sociedade onde a posição social é definida pelo casamento dos pais;

b) é a sociedade onde não se tem uma definição sobre espaços determinados para a sociedade;

c) é a sociedade onde a posição social é definida pelo nascimento;

d) é a sociedade onde a posição social é indefinida pelo nascimento. 

Questão 4

Pensando na organização política no Sistema Feudal, temos um poder político: 

a) descentralizado, distribuído entre o rei, os membros da nobreza e o alto clero. Cada feudo constituía uma unidade política autônoma, governada pelo senhor feudal;

b) centralizado, distribuído entre o rei, os membros da nobreza e o alto clero. Cada feudo constituía uma unidade política autônoma, governada pelo senhor feudal;

c) descentralizado, distribuído somente entre o parlamento. Cada feudo constituía uma unidade política autônoma, governada pelo senhor feudal;

d) descentralizado, distribuído entre o rei, os servos, os membros da nobreza e o alto clero. Cada feudo constituía uma unidade política integrada, governada pelo senhor feudal;

SAIBA MAIS

O vídeo abaixo aborda temas importantes sobre o Renascimento e a Idade Moderno, tais como humanismo e suas influências!

Canal: Uilson Duarte “Humanismo 7° Ano Atividade 1”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vTVj9DHex1s> acesso em 18 fev 2022.

Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1VJ7vZuTmAQNwKkfflnmuD3sA71GVUdfP?usp=sharing

Habilidades:
(GO-EF07HI01-A) Compreender que a constituição da modernidade não ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções.
Referencial teórico:
ACKER, Maria Teresa Vianna Van. Renascimento e humanismo: o homem e o mundo europeu do século XIX ao século XVI. São Paulo: Atual, 1992. p. 6-7. (História geral em documentos).
BASTOS,  Mário  Jorge  da  Motta. Assim  na  terra  como  no  Céu…:  Paganismo,  Cristianismo, Senhores  e Camponeses  na  Alta  Idade  Média  Ibérica  (Séculos  IV-VIII). São  Paulo:  Editora da USP, 2013.
LE GOFF,J.  Tempo, trabalho e cultura na Idade Média. Lisboa: Estampa, 1993.
TERNES, José. Michel Foucault e o nascimento da modernidade.  Tempo Social;  Rev.  Sociol.  USP,  S.  Paulo,  7(1-2): 45-52, outubro de 1995.