Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
A Era Moderna, a modernidade. O que essas palavras significam? Analisaremos algumas informações referentes às origens da Modernidade (1453 – 1789). Para compreender o que é a Idade Moderna precisamos identificar moderno em relação a quê ou a quem?
O Nascimento de Vênus. Disponível em: < https://aminoapps.com/c/ciencias-geografia-hist/page/blog/idade-moderna-parte-2/35ka_m0SBupYgWqBLEnlN6aGP4RalpmJP.> Acesso em 25, jan.22.
As origens da Idade Moderna ou Modernidade
Será que podemos afirmar com clareza que a Idade Moderna inicia-se no dia 29 de maio de 1453, quando os turcos tomam a cidade de Constantinopla? E que esse marco temporal se encerra, no dia 14 de julho de 1789, com a deflagração da Revolução Francesa?
Essa e outras questões envolvendo a “tradicional divisão da história” realizada por historiadores europeus apresenta suas falhas e precisamos compreender que esse período chamado de a constituição da modernidade não ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções.
Percebemos então que essas mudanças não ocorrem da noite para o dia e nem em todos os lugares ao mesmo tempo, mas sim com dinâmicas e espaços próprios.
A modernidade é marcada por mudanças nas mentalidades, de um esforço mais científico na vida das pessoas, o homem agindo sobre sua vida e não somente sendo um ser estático, imóvel e condenado. Vejamos algumas características dessa Idade Moderna:
Racionalidade
Subjetividade
Estado-nação
Divisão de poderes
Desenvolvimento urbano
Reforma Protestante
Rejeição da tradição
Antropocentrismo
Verdade = experimentação, observação
Vida terrena e material também é importante
Crença no progresso
Natureza = beleza, onde o homem se insere
Fé diferente da razão
Todos esses pontos podem ser utilizados para contrastar com a realidade política, social, cultural, econômica e da mentalidade experienciados no período classificado como Idade Média e suas características.
Questão 01
Leia o texto a seguir:
[…] Os filósofos […] do século XVI percebiam que viviam em uma nova época, consideravam a época anterior — o período que passou a ser chamado de Idade Média como um tempo de trevas e obscurantismo e, para marcarem sua diferença com esse tempo passado, voltaram-se para o passado mais distante — a Antiguidade. […] Os próprios intelectuais daquele tempo chamaram a época em que viviam de renascimento, como se na Idade Média não tivesse havido qualquer produção cultural importante. […]
ACKER, Maria Teresa Vianna Van. Renascimento e humanismo: o homem e o mundo europeu do século XIX ao século XVI. São Paulo: Atual, 1992. p. 6-7. (História geral em documentos).
No texto é dito que os filósofos voltaram-se para o passado mais distante – a Antiguidade- para designar essa nova era, essa modernidade. A quais civilizações da Antiguidade o texto se refere?
Questão 02
Leia o título da matéria jornalística e observe a imagem abaixo:
Quais relações podemos estabelecer entre as responsabilidades fiscais (impostos e taxas) da sociedade feudal e a notícia expressa na imagem?
Questão 03
Sobre a definição de sociedade estamental, marque a resposta correta.
a) é a sociedade onde a posição social é definida pelo casamento dos pais;
b) é a sociedade onde não se tem uma definição sobre espaços determinados para a sociedade;
c) é a sociedade onde a posição social é definida pelo nascimento;
d) é a sociedade onde a posição social é indefinida pelo nascimento.
Questão 4
Pensando na organização política no Sistema Feudal, temos um poder político:
a) descentralizado, distribuído entre o rei, os membros da nobreza e o alto clero. Cada feudo constituía uma unidade política autônoma, governada pelo senhor feudal;
b) centralizado, distribuído entre o rei, os membros da nobreza e o alto clero. Cada feudo constituía uma unidade política autônoma, governada pelo senhor feudal;
c) descentralizado, distribuído somente entre o parlamento. Cada feudo constituía uma unidade política autônoma, governada pelo senhor feudal;
d) descentralizado, distribuído entre o rei, os servos, os membros da nobreza e o alto clero. Cada feudo constituía uma unidade política integrada, governada pelo senhor feudal;
SAIBA MAIS
O vídeo abaixo aborda temas importantes sobre o Renascimento e a Idade Moderno, tais como humanismo e suas influências!
Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1VJ7vZuTmAQNwKkfflnmuD3sA71GVUdfP?usp=sharing
Habilidades: | (GO-EF07HI01-A) Compreender que a constituição da modernidade não ocorreu de forma abrupta, mas foi um processo de múltiplas temporalidades e acontecimentos simultâneos em lugares diferentes, como: crise de produção, fome, epidemias, guerras, fartura, progresso e invenções. |
Referencial teórico: | ACKER, Maria Teresa Vianna Van. Renascimento e humanismo: o homem e o mundo europeu do século XIX ao século XVI. São Paulo: Atual, 1992. p. 6-7. (História geral em documentos). BASTOS, Mário Jorge da Motta. Assim na terra como no Céu…: Paganismo, Cristianismo, Senhores e Camponeses na Alta Idade Média Ibérica (Séculos IV-VIII). São Paulo: Editora da USP, 2013. LE GOFF,J. Tempo, trabalho e cultura na Idade Média. Lisboa: Estampa, 1993. TERNES, José. Michel Foucault e o nascimento da modernidade. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 7(1-2): 45-52, outubro de 1995. |