Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Analisar e compreender as alterações humanas ao longo do tempo e identificar as continuidades e rupturas dos processos históricos é um dos objetivos da história. Para apreender e problematizar essas questões analisamos o iluminismo, o liberalismo e seus desdobramentos, culminando na emergência do capitalismo.
Disponível em:<https://pixabay.com/pt/photos/l%c3%a2mpada-el%c3%a9trica-id%c3%a9ia-criatividade-3104355/>. Acesso em: 7 fev. 2023
QUESTÃO 1
Leia o texto extraído da Constituição Brasileira de 1988, identifique e transcreva 4 princípios da Constituição Brasileira que são inspirados no iluminismo e no liberalismo.
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I – a soberania;
II – a cidadania;
III – a dignidade da pessoa humana;
IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V – o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…).
QUESTÃO 2
Releia o parágrafo único e explique quais são as responsabilidades do povo elencados nele.
QUESTÃO 3
De acordo com o Art. 2° São Poderes da União, “independentes e harmônicos” entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Essa divisão de poderes, sendo independentes entre si, revela a influência de qual pensador iluminista:
a) Ali Kamel
b) Montesquieu
c) Zyza Gleyby
d) Carla Bruni
QUESTÃO 4
De acordo com o Art. 5° todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, ou seja, igualdade jurídica. O filósofo iluminista que propôs estas ideias foi:
a) Diderot
b) Klaus Bergman
c) Voltaire
d) Elizabeth da Baviera
SAIBA MAIS
O vídeo abaixo apresenta comentários sobre a Democracia em Rousseau, Democracia representativa e nossa responsabildiades como cidadãos
Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1Y0q1N_l2BLfHQR1PJQJwnimiEaxvd26y?usp=sharing
Habilidade: | (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. Integração com Língua Portuguesa (EF69LP05-A) Entender a crítica ou o humor de uma charge ou um meme, partindo do conhecimento prévio do fato ou assunto criticado ou humorizado. |
Referencial teórico | ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista: tradução João Roberto Filho. São Paulo. Brasiliense,2004. HOBSBAWM, Eric J. A Era das revoluções: Europa 1789-1848, tradução de Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro, Paz e Temi, 1977. MICELI, Paulo. História moderna. – 1° Ed., 2ª Reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018. MORAES, Luís Edmundo. História Contemporânea: da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. – São Paulo: Contexto, 2017. ROUSSEAU, J. J. Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. São Paulo. Hemus-livraria Editora Ltda, 1981 |
Criado por Uilson Silva Duarte Especialista em Culturas Negras no Atlântico: História da África e Afrobrasileira,