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História – As luzes, o liberalismo e a emergência do Capitalismo

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Analisar e compreender as alterações humanas ao longo do tempo e identificar as continuidades e rupturas dos processos históricos é um dos objetivos da história. Para apreender e problematizar essas questões analisamos o iluminismo, o liberalismo e seus desdobramentos, culminando na emergência do capitalismo.

Disponível em:<https://pixabay.com/pt/photos/l%c3%a2mpada-el%c3%a9trica-id%c3%a9ia-criatividade-3104355/>. Acesso em: 7 fev. 2023

QUESTÃO 1

Leia o texto extraído da Constituição Brasileira de 1988, identifique e transcreva  4 princípios da Constituição Brasileira que são inspirados no iluminismo e no liberalismo. 

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I – a soberania;

II – a cidadania;

III – a dignidade da pessoa humana;

IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V – o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…).

QUESTÃO 2

Releia o parágrafo único e explique quais são as responsabilidades do povo elencados nele.

QUESTÃO 3

De acordo com o Art. 2° São Poderes da União, “independentes e harmônicos” entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Essa divisão de poderes, sendo independentes entre si, revela a influência de qual pensador iluminista:

a) Ali Kamel

b) Montesquieu

c) Zyza Gleyby

d) Carla Bruni

QUESTÃO 4

De acordo com o Art. 5° todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, ou seja, igualdade jurídica. O filósofo iluminista que propôs estas ideias foi:

a) Diderot

b) Klaus Bergman

c) Voltaire

d) Elizabeth da Baviera

SAIBA MAIS

O vídeo abaixo apresenta comentários sobre a Democracia em Rousseau, Democracia representativa e nossa responsabildiades como cidadãos

Canal Uilson Duarte “Rousseau e a Democracia 8° Ano Atividade 1” Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=vhC5D_q3wic> acesso em 14 fev 2022.

Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1Y0q1N_l2BLfHQR1PJQJwnimiEaxvd26y?usp=sharing

Habilidade:(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo. Integração com Língua Portuguesa (EF69LP05-A) Entender a crítica ou o humor de uma charge ou um meme, partindo do conhecimento prévio do fato ou assunto criticado ou humorizado.
Referencial teóricoANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista: tradução João Roberto Filho. São Paulo.  Brasiliense,2004.
HOBSBAWM, Eric J. A Era das revoluções: Europa 1789-1848, tradução de Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro, Paz e Temi, 1977.
MICELI, Paulo. História moderna. – 1° Ed., 2ª Reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018.
MORAES, Luís Edmundo. História Contemporânea: da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. – São Paulo: Contexto, 2017.
ROUSSEAU, J. J. Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. São Paulo. Hemus-livraria Editora Ltda, 1981

Criado por Uilson Silva Duarte Especialista em Culturas Negras no Atlântico: História da África e Afrobrasileira,