Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>. Acesso em: 07 de março de 2025.
As Formas de Trabalho em Nosso Município
Olá estudante!

Hoje vamos conhecer melhor como as pessoas trabalham em nossa cidade. Já pararam para pensar quantos tipos de trabalho existem?

Como o trabalho é organizado?
Setor Primário: inclui atividades que retiram recursos da natureza, como a agricultura, a pecuária e o extrativismo. Esse trabalho é essencial, pois sem ele não teríamos comida na cidade!
Setor Secundário: é responsável pela produção de produtos em fábricas e indústrias. Essas profissões ajudam a cidade a crescer.
Setor Terciário: envolve prestação de serviços e comércio. Aqui estão alguns exemplos:

A economia do nosso país e da nossa região:
No Brasil, o setor terciário é o maior da economia, mas o país também se destaca na produção agrícola e na exportação de minérios.Goiás tem uma economia variada, com três setores importantes: agropecuário, industrial e de serviços.

Nos últimos anos, a economia de Goiás cresceu bastante, ajudando no desenvolvimento do estado e da sua população.

RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Observe as atividades abaixo e organize-as de acordo com os setores econômicos: primário, secundário e terciário.


QUESTÃO 2
Faça a leitura, pense e responda:
A atividade descrita pertence a qual setor econômico? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 3
O setor secundário da economia está relacionado a
(A) produção de bens em fábricas e indústrias.
(B) venda de produtos gerais no comércio.
(C) retirada de recursos naturais da natureza.
(D) atendimento ao público em hospitais e escolas.
QUESTÃO 4
A economia de Goiás é considerada
(A) exclusiva do setor primário, focada na agropecuária.
(B) limitada pois Goiás não possui indústrias desenvolvidas.
(C) variada e conta com agropecuária, indústria e serviços.
(D) única e exclusivamente do setor terciário.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | “O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive. |
Habilidades: | (EF03HI02-A) Identificar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou na região em que vive. (EF03HI11-A) Identificar as diferentes formas de organização do trabalho em seu município. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 3º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |