You are currently viewing HISTÓRIA – AS CIDADES E O IMPACTO AMBIENTAL

HISTÓRIA – AS CIDADES E O IMPACTO AMBIENTAL

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Em uma cidade muitas pessoas convivem e usam o mesmo espaço, além da grande quantidade de construções. Tal quadro provoca muitos impactos ao meio ambiente. Para uma melhor qualidade de vida dos habitantes é preciso pensar em formas de atuação humana mais comprometida com a preservação e manutenção dos recursos naturais.

AS CIDADES E O IMPACTO AMBIENTAL

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/polui%c3%a7%c3%a3o-meio-ambiente-zang%c3%a3o-ar-4796858/ . Acesso em 31 mar. 2023

O impacto ambiental pode ser analisado quanto às modificações ocorridas no meio ambiente em razão de ações ou atividades humanas. Em uma cidade, em que há várias construções, prédios e pessoas circulando todos os dias, o impacto ambiental é algo inevitável.

Desse modo, é fundamental que sejam pensadas políticas públicas e praticadas ações que minimizem ou reduzam os impactos ao meio ambiente causados pelos habitantes das cidades.

O SEVERO IMPACTO DAS AÇÕES HUMANAS

A partir da Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, as principais atividades produtivas realizadas pelas indústrias necessitaram de um número crescente de matérias-primas. Assim, as ações humanas de retirada dos recursos da natureza não respeitaram o cuidado com o meio natural e o tempo necessário para o ecossistema se recuperar.

O crescimento das cidades ocorreu de forma desordenada, aumentando consideravelmente a poluição e o descarte irregular de lixo. A qualidade de vida dos habitantes de uma cidade só é possível com a manutenção de um meio ambiente sadio.  

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: UM DEVER E UM DIREITO DE TODOS

A preservação do meio ambiente é um direito de todos, conforme expresso em nossa Constituição Federal. Esse direito é garantido tanto para as presentes gerações, quanto para as gerações que ainda estão por vir.

Também é um dever de toda a população promover em seu cotidiano atividades que não causem impactos graves à natureza.

As cidades podem ser sustentáveis promovendo ações como: reciclagem de lixo, tratamento de resíduos e esgoto, utilização de fontes de energias alternativas e criação de ciclovias para minimizar o número de veículos poluentes.

AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Na história humana vários acontecimentos influenciaram na intervenção no meio ambiente, provocando verdadeiras modificações no trato com a natureza,

Assinale a alternativa que corretamente representa uma Revolução que impactou consideravelmente a retirada de recursos naturais para a produção de bens: 

(a) Revolução Verde.

(b) Revolução Industrial.

(c) Revolução Francesa.

(d) Revolução Americana.

QUESTÃO 2

Os impactos ambientais causados pelas ações humanas nas cidades podem ser irreversíveis, prejudicando o direito das futuras gerações de ter um meio ambiente preservado.

Assinale a alternativa que representa uma ação sustentável em uma cidade:

(a) Construção de ciclovias.

(b) Construção de lixões para descarte.

(c) Derrubada de áreas verdes.

(d) Lançamento de esgoto em rios.

QUESTÃO 3

Observe a seguir uma imagem que registra uma atividade humana em uma parte da zona urbana:

Disponível em:https://pxhere.com/pt/photo/1525605 . Acesso em 31 mar. 2023

(a) Qual problema ambiental você consegue identificar?

(b) Como o problema ambiental pode prejudicar a vida dos habitantes da cidade?

QUESTÃO 4

A sua cidade é sustentável? Atualmente, muito se discute sobre as políticas ou práticas adotadas nas cidades em respeito aos preceitos de sustentabilidade. 

Faça uma pesquisa e anote as práticas que a cidade em que você mora adotou para que o meio ambiente seja respeitado e os recursos naturais preservados.


Autoria:Lorena Guimarães
Formação:Formada em Pedagogia e Letras
Componente:História
Habilidade:(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas, etc.
(GO-EF03HI01-A) Identificar formas de ocupação humana no seu município e os desdobramentos no meio ambiente como: desmatamentos, preservação e sustentabilidade do ecossistema Cerrado.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

KHAN ACADEMY BRASIL. Objetos indígenas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9TGmELehWO8. Acesso em 17 mar. 2023.

POLITIZE. Revolução Industrial: entenda o que foi e suas etapas. Disponível em: https://www.politize.com.br/revolucao-industrial/. Acesso em 17 mar. 2023.