Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
A Era Moderna, a modernidade. Uma era de mudanças no pensamento, nas ciências e no viver. Exploramos as “Grandes Navegações” ou “Expansão Marítima” e sua importância para a história. Nestas atividades utilizaremos mapas e outras imagens na construção de seu conhecimento sobre a “Expansão Marítima”.
Importância Tecnológica na Expansão Marítima: Desbravando Novos Horizontes
A era das grandes descobertas marítimas, que se estendeu entre os séculos XV e XVI, testemunhou uma transformação dramática nas explorações oceânicas e nas interações entre culturas. A expansão marítima, que trouxe à tona novos continentes e oceanos anteriormente desconhecidos, foi grandemente impulsionada pela inovação tecnológica da época. A combinação entre a ambição humana de explorar o desconhecido e os avanços tecnológicos da época desempenhou um papel crucial nesse empreendimento audacioso.
Embarcações mais Avançadas: O desenvolvimento de embarcações mais avançadas, como caravelas e naus, permitiu que os exploradores enfrentassem os desafios dos mares abertos com mais eficiência e segurança. A introdução de velas triangulares, que permitiam a navegação em ventos variados, conferiu uma flexibilidade vital às viagens, possibilitando explorações mais amplas e viagens de longa distância. Instrumentos de Navegação: Avanços em instrumentos de navegação, como a bússola e o astrolábio, permitiram que os marinheiros determinassem a direção e a latitude com maior precisão. A bússola, especialmente, revolucionou a navegação, proporcionando uma orientação confiável mesmo em águas desconhecidas, contribuindo assim para a exploração segura e a descoberta de novas rotas comerciais.
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Astrol%C3%A1bio_n%C3%A1utico#/media/Ficheiro:Astrolabe_(PSF).png>. Acesso em: 09 ago. 2023.
Cartografia e Mapeamento: O refinamento das técnicas de cartografia e mapeamento desempenhou um papel fundamental na expansão marítima. Mapas mais precisos e detalhados permitiram que os exploradores planejassem rotas com maior eficiência, evitando perigos desconhecidos e otimizando o alcance de novas terras. Comunicação a Longa Distância: A disseminação de tecnologias de comunicação, como a imprensa, permitiu que as descobertas e os conhecimentos obtidos durante as explorações fossem compartilhados mais rapidamente e em uma escala mais ampla. Isso inspirou outros a se juntarem à busca por novas terras e oportunidades, acelerando a expansão marítima.
Em suma, a expansão marítima foi alimentada por um ciclo de inovação tecnológica e exploração humana. As embarcações aprimoradas, instrumentos de navegação avançados, cartografia mais precisa e a capacidade de compartilhar informações contribuíram para transformar os oceanos de barreiras intransponíveis em vias de conexão global. A história da expansão marítima é um lembrete duradouro do poder da tecnologia como facilitadora do progresso humano e da exploração de novos horizontes.
Responda às Questões
QUESTÃO 1
A expansão marítima europeia foi um dos marcos mais significativos na história da humanidade, abrindo caminho para a descoberta de novos continentes e o estabelecimento de rotas comerciais globais. A tecnologia desempenhou um papel crucial nesse processo, permitindo que os exploradores europeus enfrentassem os desafios dos mares desconhecidos
Qual tecnologia foi fundamental para a expansão marítima europeia, permitindo que os exploradores navegassem com mais eficiência e segurança através dos mares desconhecidos?
(A) Prensa de impressão.
(B) Lança de arpão.
(C) Catapulta a vapor.
(D) Bússola.
Para responder às questões 2 e 3 observe atentamente os mapas e em seguida faça o que se pede
Quais as diferenças que podemos destacar entre eles?
QUESTÃO 2
Como a Terra é mostrada nos dois primeiros mapas? Aparecem todos os países? O formato dos continentes é correspondente ao formato real? Comente.
QUESTÃO 3
Desenhe a tabela abaixo em seu caderno e insira as principais características dos mapas. Atente-se para todos os detalhes:
Mapa | Características |
1 | |
2 | |
3 |
Questão 4
Qual das seguintes tecnologias foi fundamental para a expansão marítima, permitindo navegações mais precisas e seguras nas águas desconhecidas?
(A) Arado de madeira.
(B) Roda d’água para moinhos.
(C) Catapulta de projéteis.
(D) Astrolábio.
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e venha se divertir e conhecer algumas informações sobre o povoamento do COntinente Americano.
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Habilidade: | (EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. (GO-EF07HI06-A) Relacionar as interações entre Ocidente e Oriente, por meio das navegações e da expansão marítima, das trocas científicas que influenciaram as revoluções no ocidente e impulsionaram as navegações. (GO-EF07HI06-B) Compreender e interpretar as navegações como movimento expansionista do período moderno, a partir de seus objetivos políticos, comerciais e religiosos na busca pela conquista de diferentes povos e pela apropriação de novos territórios. (GO-EF07HI06-C) Identificar e comparar em mapas, as rotas de navegações realizadas por europeus, entre os séculos XIV e XVI, no Atlântico e no Pacífico, bem como analisar as interações científicas e comerciais entre o Ocidente e o Oriente a partir deste movimento. |
Referências: | Bastos, Maria Malvina Gomes e Souza. As Grandes Navegações Portuguesas e a Conquista das Águas Profundas pelo Brasil. Economia & Energia Ano XVI-No 87 Outubro/Dezembro 2012 Dauwe, Fabiano. Caderno de estudos : história moderna / Fabiano Dauwe, Centro Universitário Leonardo Da Vinci. – Indaial :UNIASSELVI, 2008. Durant, Will. Coleção: História da Civilização. Editora: Record. 1994 Prado, D. P. (2007). Uma breve introdução acerca das estruturas mentais no período medieval. BIBLOS, 12, 115–121 Veloso Filho, Francisco de Assis. A expansão europeia dos séculos XV e XVI: Contribuições para uma nova descrição geral da Terra. Revista Equador (UFPI), Vol.1, nº 1, p. 4-25 (Junho/Dezembro, 2012). |