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História – Ameríndios: conhecimentos e considerações

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA baseada no DOC GO Ampliado e é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Ameríndios: conhecimentos e considerações.

As civilizações dos astecas, maias e incas são consideradas algumas das mais notáveis da América pré-colombiana. Cada uma delas deixou um legado cultural e arquitetônico impressionante, revelando a complexidade e a riqueza dessas sociedades antigas.

Os astecas foram um povo que floresceu na região central do México entre os séculos XIV e XVI. Eles construíram uma cidade notável chamada Tenochtitlán, localizada onde hoje está a Cidade do México. Os astecas eram conhecidos por seu impressionante sistema agrícola, que envolvia a construção de chinampas (ilhas artificiais) para cultivo de alimentos. Além disso, eles desenvolveram uma sociedade altamente hierarquizada, com uma classe dominante de guerreiros, sacerdotes e governantes. Suas realizações artísticas incluem esculturas em pedra, cerâmica e pinturas murais, que retratam sua mitologia, rituais e história.

Os maias habitavam uma vasta região que abrangia o sul do México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador. Eles construíram impressionantes cidades-estado, como Tikal, Palenque e Chichén Itzá, conhecidas por suas imponentes pirâmides, templos e observatórios astronômicos. Os maias eram famosos por sua escrita hieroglífica, calendários precisos e conhecimentos astronômicos avançados. Suas realizações culturais também incluíam a produção de cerâmicas intrincadas, esculturas em pedra e tecidos coloridos, além de um rico sistema de crenças religiosas e rituais complexos.

Os incas foram uma civilização que se estabeleceu na região dos Andes, no Peru, entre os séculos XIII e XVI. Eles construíram um vasto império, conhecido como Tawantinsuyu, que se estendia por mais de 5.000 quilômetros. A capital inca, Cuzco, era um centro político, religioso e cultural impressionante, cercado por imponentes fortalezas, como Machu Picchu. Os incas eram excelentes engenheiros e construtores, conhecidos por seus avançados sistemas agrícolas em terraços, estradas complexas e a notável arquitetura de pedra que caracteriza seus templos e palácios.

No Brasil, também podemos encontrar vestígios arqueológicos fascinantes, como os geoglifos, que são grandes figuras desenhadas no solo. Essas formas geométricas e representações de animais foram criadas por povos indígenas pré-colombianos, como os antigos habitantes da Amazônia. Os geoglifos brasileiros, como os encontrados em Acre e no estado do Mato Grosso, são um testemunho da habilidade e do conhecimento dessas culturas ancestrais em transformar a paisagem em expressões artísticas duradouras.

Além disso, no norte do Brasil, temos as culturas Marajoara e Tapajônica, que se destacaram na região amazônica. A cultura Marajoara, que prosperou entre os séculos V e XIV na ilha de Marajó, apresentava uma cerâmica de incrível sofisticação, com elaboradas representações figurativas e geométricas. A cultura Tapajônica, por sua vez, desenvolveu-se nas margens dos rios Tapajós e Amazonas, entre os séculos VIII e XIV, deixando um legado de cerâmicas ricamente decoradas.

As culturas Marajoara e Tapajônica, assim como os geoglifos brasileiros, são importantes elementos do patrimônio cultural do Brasil, demonstrando a diversidade e a riqueza das antigas sociedades indígenas que habitavam o território antes da chegada dos europeus. Esses vestígios arqueológicos nos permitem conhecer e apreciar a complexidade e a criatividade dessas culturas, além de ressaltar a importância de preservar e valorizar o legado cultural indígena em nosso país.

Responda às Questões.

Questão 1

Observe as imagens abaixo e depois faça o que se pede.

Imagem 1Templo Asteca. Disponível em:< https://www.todoestudo.com.br/historia/astecas>. Acesso em: 27, mai.22. Imagem 2 Império Asteca. Disponível em:<https://es.wikipedia.org/wiki/Imperio_azteca#/media/Archivo:Aztec_Empire_-_es.svg>. Acesso em: 25, mai, 22.

Observando a imagem 1 e a imagem 2 sobre as culturas ameríndias, responda:

  1. Você considera que sejam civilizações sem cultura? Argumente.
  2. Observe a imagem 2 (Cultura Asteca) quais conhecimentos/técnicas são necessários para a construção deste edifício?

Questão 2

Leia o texto abaixo:

“Até a década de 1990, achava-se que as sociedades amazônicas fossem simples, limitadas a explorar os recursos obtidos na natureza e isoladas. No entanto, estudos das últimas décadas mostraram que grande parte da Amazônia foi densamente povoada, e de maneira organizada”.

  1. Escreva quais informações podemos identificar ao ler o texto.
  2. Qual a importância do estudo, da pesquisa na construção do conhecimento?

Questao 3

Os geoglifos são grandes desenhos feitos no solo, geralmente compostos por valas ou montes de terra, que formam figuras geométricas ou representações de animais e objetos. Essas estruturas arqueológicas são encontradas em diversas partes do mundo, e o Brasil não é exceção. Uma das regiões do país que abriga uma quantidade significativa de geoglifos é o estado do Acre, localizado na região Norte.

Agora, vamos à pergunta:

Qual é a hipótese mais aceita sobre a origem dos geoglifos no Acre?

(A) Construídos por povos indígenas como marcos territoriais.

(B) Resultado da ação de fenômenos naturais, como erosão e movimentação tectônica.

(C) Criações de alienígenas que visitaram a região no passado.

(D) Artefatos deixados por civilizações perdidas, como a Atlântida.

Questão 4

A cultura Tapajônica e Marajoara são duas das mais impressionantes e complexas culturas pré-colombianas que se desenvolveram na região amazônica, no Brasil. Ambas as culturas deixaram um legado marcante em termos de arte, cerâmica e organização social.

Qual é a principal característica da cerâmica produzida pelas culturas Tapajônica e Marajoara?

(A) Utilização de técnicas avançadas de metalurgia.

(B) Pinturas detalhadas representando cenas do cotidiano.

(C) Presença de estatuetas em pedra representando deuses e deusas.

(D) Ornamentação com desenhos geométricos e zoomórficos.

      SAIBA MAIS

Aperte o play e se divirta com o conhecimento, descobertas e desafios propostos neste vídeo.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 8 6° Ano Saberes não europeus.”. Disponível em:<https://youtu.be/n_mtzoS59xw>. Acesso em: 03, jun. 22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6-ano/

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidade:(GO-EF06HI09-A) Identificar e comparar os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos do Ocidente Clássico com as antigas civilizações da Antiguidade Africana, do Oriente e das Américas.
Referências:PAIVA, Eduardo França. História & Imagens. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 17-19. (História &… Reflexões).
PINSKY, Carla Bassanezi. Introdução. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009. p. 7.