Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>. Acesso em: 07 de março de 2025.
A Vida em Movimento
Olá estudante!
Você já parou para pensar como as primeiras pessoas viviam? Elas se mudavam ou ficavam sempre no mesmo lugar?
Os primeiros grupos humanos eram nômades. Mas o que isso quer dizer?
Ser nômade significa não ter moradia fixa. Esses grupos viviam da caça, pesca e coleta de frutos, sempre se deslocando em busca de alimentos e melhores condições para sobreviver. Como não produziam seu próprio alimento, precisavam seguir os animais e procurar locais onde houvesse água e comida.

Como aconteceu a sedentarização?
Com o tempo, algumas mudanças importantes aconteceram. A descoberta da agricultura e a domesticação de animais permitiram que as pessoas começassem a produzir seu próprio alimento.
Assim, ao invés de se moverem de um lugar para outro, elas passaram a fixar moradia em um só local.
Esse processo é chamado de sedentarização, ou seja, transição da vida nômade para uma vida fixa em aldeias e cidades.
A sedentarização trouxe muitas mudanças, como:
- A construção de casas;
- A divisão do trabalho;
- O surgimento das primeiras civilizações.
A importância da sedentarização:
A sedentarização foi um marco na história da humanidade, pois permitiu o crescimento populacional, a construção de moradias permanentes e o desenvolvimento de novas tecnologias. Essa transformação moldou a sociedade como conhecemos hoje.
Os povos nômades na atualidade:
Você sabia que ainda existem povos nômades no mundo? Mesmo com todas as mudanças ao longo da história, algumas comunidades continuam a viver de maneira tradicional, movendo-se conforme a necessidade.

ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Leia a adivinha:

A) Explique o que significa ser um povo nômade e quais eram as principais atividades de sobrevivência desses grupos:
B) Quais foram as principais mudanças que ocorreram na vida das pessoas com a transição do nomadismo para a sedentarização? Cite pelo menos três transformações.
QUESTÃO 2
Os primeiros grupos humanos eram nômades pois
(A) preferiam morar em vários lugares diferentes.
(B) não sabiam como construir casas.
(C) precisavam seguir os animais e buscar água e comida.
(D) queriam explorar novas terras para construir cidades.
QUESTÃO 3
A sedentarização foi um marco na história da humanidade que permitiu
(A) o surgimento de aldeias, cidades e novas tecnologias.
(B) a extinção dos povos nômades e dos caçadores.
(C) o desenvolvimento da caça, pesca e coleta de frutos.
(D) a migração das pessoas para florestas e cavernas.
QUESTÃO 4
Classifique e reescreva as afirmações seguintes em “Nomadismo” ou “Sedentarismo”:
Afirmações:
1️- Vive mudando de lugar em busca de alimentos.
2️- Constrói casas e fixa moradia em um só local.
3️- Depende da caça, pesca e coleta para se alimentar.
4️- Planta e colhe seu próprio alimento.
5️- Não tem endereço fixo e se desloca conforme a necessidade.
6️- Desenvolve agricultura e domestica animais.
7️- Segue rebanhos e muda-se para onde há recursos naturais.
8️- Cria vilas, aldeias e cidades organizadas.
9️- Vive em pequenas tribos que se deslocam frequentemente.
10- Divide o trabalho em diferentes funções, como artesãos, agricultores e comerciantes.

Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados. |
Habilidades: | (EF05HI01-A) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos. (EF05HI01-B) Relacionar os principais fatores que levaram estes povos a sedentarização. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 3º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |