You are currently viewing HISTÓRIA – A NOÇÃO DO “EU” E DO “OUTRO”: COMUNIDADE, CONVIVÊNCIAS E INTERAÇÕES ENTRE PESSOAS – TEMPO DE RECORDAR

HISTÓRIA – A NOÇÃO DO “EU” E DO “OUTRO”: COMUNIDADE, CONVIVÊNCIAS E INTERAÇÕES ENTRE PESSOAS – TEMPO DE RECORDAR

Familiares — Fotografia de Stock

FONTE: depositphotos.com/free-image

ESTA SEQUÊNCIA TEM COMO PROPOSTA AUXILIAR NO RECONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA CRIANÇA E DE SUA FAMÍLIA, OFERECENDO CAMINHOS QUE PERMITAM SUA PERCEPÇÃO COMO PARTE INTEGRANTE DE UM GRUPO FAMILIAR E VALORIZANDO A MEMÓRIA COMO ELO ENTRE O PASSADO E O PRESENTE.


OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? NESSA VIDEOAULA VAMOS COMPARAR ACONTECIMENTOS DA VIDA COTIDIANA DO PASSADO E PRESENTE.

HISTÓRIA/ TURMA B/ 2 ANO/ CICLO DA INFÂNCIA

 AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES, AS PESSOAS SÃO DIFERENTES. O QUE AS FAMÍLIAS GOSTAVAM DE FAZER NO PASSADO? 

AGORA VOCÊS VÃO FAZER UMA ENTREVISTA COM PESSOAS DA SUA FAMÍLIA. COPIEM EM SEUS CADERNOS, DEIXANDO LINHAS PARA ANOTAR AS RESPOSTAS DOS ADULTOS DE SUA FAMÍLIA QUE VOCÊ VAI ENTREVISTAR.

  • IDENTIFICAÇÃO DO ENTREVISTADO: 
  • GRAU DE PARENTESCO:

QUANDO VOCÊ ERA CRIANÇA: 

A) DE QUAL BRINCADEIRA VOCÊ MAIS GOSTAVA?  

B) DE QUAL ESPORTE VOCÊ MAIS GOSTAVA? 

C) ONDE VOCÊ GOSTAVA DE PASSEAR? 

D) COM QUEM PASSEAVA? 


ATIVIDADE 1

1.  QUAIS DESTAS BRINCADEIRAS ERAM COMUNS ENTRE AS CRIANÇAS DE ANTIGAMENTE? REFLITA SOBRE AS RESPOSTAS DAS ENTREVISTAS: 

  1. PIÃO. 
  2. PIPA. 
  3. JOGOS DE CELULAR.
  4. BRINCADEIRAS DE RODA.

ATIVIDADE 2

  1. ASSINALE COM UM X A RESPOSTA CORRETA: 

(   ) AO CONVERSAR COM OS FAMILIARES, AS CRIANÇAS APRENDEM MAIS SOBRE SUA HISTÓRIA. 

(   ) OS COLEGAS DA ESCOLA FAZEM PARTE DO MESMO GRUPO FAMILIAR. 

(   ) TODAS AS CRIANÇAS TÊM FAMÍLIAS IGUAIS. 


AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • COMPARAR ACONTECIMENTOS DA VIDA COTIDIANA DO PASSADO E PRESENTE.
  • PERCEBER AS MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NO DECORRER DO TEMPO. 
  • RECONHECER FATOS DE SUA VIDA SITUADOS NO TEMPO.
  • RECONHECER-SE COMO PARTE DE SUA FAMÍLIA.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).


HABILIDADES ESTRUTURANTES
(EF02HI03) SELECIONAR SITUAÇÕES COTIDIANAS QUE REMETAM À PERCEPÇÃO DE MUDANÇA, PERTENCIMENTO E MEMÓRIA. (EF02HI08) COMPILAR HISTÓRIAS DA FAMÍLIA E DE CONHECIDOS REGISTRADAS EM DIFERENTES FONTES. (EF02HI09) IDENTIFICAR OBJETOS E DOCUMENTOS PESSOAIS QUE REMETAM À PRÓPRIA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA FAMÍLIA E/OU DA COMUNIDADE, DISCUTINDO AS RAZÕES PELAS QUAIS ALGUNS OBJETOS SÃO PRESERVADOS E OUTROS SÃO DESCARTADOS. 

REFERÊNCIASDCGO AMPLIADO, MATRIZ DE HABILIDADES 2020/2021https://educacaobasica.editorasaraiva.com.br/pnld/edital/pnld-2019/sequencias-didaticas/?disciplina=88&&pagina=2#obras 
IMAGENS: depositphotos.com/free-image