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História – A Invenção da República no Brasil

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Flag of The Empire of Brazil 1822-1889. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_The_Empire_of_Brazil_1822-1889.png)> acesso em 07, fev. 22.

     Depois do golpe a República, será?

Nossos estudos de história neste ano começam com a queda da Monarquia e a criação da República no Brasil. Conhecer os processos de mudança e ruptura é um dos objetos de estudo da história, hoje aqui analisaremos algumas questões que levaram à queda da Monarquia no  Brasil, os projetos republicanos e a instauração da República no Brasil, problematizando esse conceito.

     A Monarquia brasileira entra em colapso em virtude da fragilidade das relações com o poder imperial ou mesmo oposição de vários setores da sociedade brasileira a esse poder. Abaixo segue um organograma de setores da sociedade, forças e movimentos que solaparam a monarquia dos trópicos.

     Podemos entender República como uma forma de governo por meio do qual os representantes políticos são eleitos de modo democrático, ou seja, através de voto, seja ele direto ou indireto, para exercerem seus mandatos temporariamente.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Qual a relação se pode estabelecer entre República e Democracia? Disserte.

QUESTÃO 2

Sobre o fim da Monarquia e a criação da República podemos afirmar que houve massiva participação popular? Justifique

QUESTÃO 3

Houveram diferentes projetos republicanos para a criação da República no Brasil. Sobre o projeto republicano chamado de “República Jacobina” marque a resposta correta.

(A) centralização política nas mãos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e 1894, durante a chamada República da Espada;

(B) federalismo descentralizado com grande autonomia para os estados. Postura predominante entre os cafeicultores paulistas. Prevaleceu entre 1894 e 1930, durante a chamada República Oligárquica;

(C) formação de uma república com forte participação popular e favorável a criação de medidas com  alcance social. Postura predominante entre setores da classe média urbana que não chegou a se concretizar;

(D) pacto ou tratado entre indivíduos, partidos, povos ou governos com a finalidade de transformar a monarquia em uma República.

QUESTÃO 4

A questão religiosa, a questão militar, a questão abolicionista e o movimento republicano são identificados como elementos para 

(A) queda da Bastilha;

(B) subida da Muralha da China;

(C)perceber aspectos relevantes da cultura democrática no Brasil;

(D)queda da Monarquia.

SAIBA MAIS

O vídeo abaixo apresenta discussões sobre a mistificação da origem da República no Brasil e os processos de reelaboração da história para atender aos interesses dos envolvidos no golpe de 1889.

Canal Uilson DuarteA mistificação ou invenção da República no Brasil“. Disponível em <https://youtu.be/hTG6DYtt-3c> acesso em 14 fev 2022.

Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1C2mAVvXYbcDnx8t2EWkryfBKz_FRCwgJ?usp=sharing

Habilidade:(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
(GO-EF09HI01-A) Conhecer e problematizar o conceito de República em diferentes tempos, espaços e culturas, comparando semelhanças e diferenças com a fundação da República no Brasil.
Integração com Língua Portuguesa
(GO-EF89LP38) Apreciar e replicar, na leitura, aquilo que está sendo dito, exercitando um ato de interlocução com o texto.
Referencial teórico 
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil.2ª EDIÇÃO – 2008. EDUSP, São Paulo, 2008
BARMAN, Roderick J., Imperador cidadão; Tradução Sônia Midori Yamamoto – São Paulo : Editora Unesp : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2012.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos – São Paulo: Companhia das Letras, 1998.