You are currently viewing História –  A invenção da identidade nacional brasileira

História – A invenção da identidade nacional brasileira

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Analisar o discurso que induz a formação da identidade nacional brasileira. A cultura brasileira e suas várias facetas. Então,

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Leia o pequeno texto abaixo e em seguida escreva um texto curto em seu caderno explicando-o.

Não podemos esquecer que a identidade brasileira foi construída aos poucos, ligada ao projeto de Estado e de nação de suas elites desde a época do Império do Brasil, perpassando pela República com a fabricação de seus heróis

Questão 2

Leia o texto abaixo juntamente com seus responsáveis e depois em conjunto escrevam um texto sobre esse hibridismo sociocultural do Brasil.

Questão 3

Leia o texto abaixo e em seguida responda:

A) Após a leitura do texto, o que ele revela sobre a construção da nossa identidade nacional?

B) Qual povo a “elite” brasileira tentou apagar da nossa história?

Questão 4

O que você acha que é cultura? Explique

Bora pro conhecimento? Aperte o play e vamos navegar.

Canal Uilson Duarte. “Atividade 7° Ano – O Hibridimso Cultural no Brasil”. Disponível em:<https://youtu.be/encoltxodNA>. Acesso em: 20 set. 2022.

Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1fAvDtSzDpRCTiRvSpgI5YDNIATjcBWJ3

Habilidade:(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
(GO-EF07HI12-A) Identificar e refletir sobre a complexidade da formação do povo brasileiro, os diferentes processos de miscigenação, assim como sobre o conceito de democracia racial, originário do mesmo.
Referencial teórico
Amaral, Sérgio Augusto Vizzaccaro. (2003). A eugenia e o fim harmônico das diferenças: a imagem do corpo na medicina brasileira nas décadas de 20, 30 e 40. Dissertação de Mestrado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Backes, Carmem. (2000). O que é ser brasileiro? São Paulo: Escuta.