Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Analisar o discurso que induz a formação da identidade nacional brasileira. A cultura brasileira e suas várias facetas. Então,
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Leia o pequeno texto abaixo e em seguida escreva um texto curto em seu caderno explicando-o.
Questão 2
Leia o texto abaixo juntamente com seus responsáveis e depois em conjunto escrevam um texto sobre esse hibridismo sociocultural do Brasil.
Questão 3
Leia o texto abaixo e em seguida responda:
A) Após a leitura do texto, o que ele revela sobre a construção da nossa identidade nacional?
B) Qual povo a “elite” brasileira tentou apagar da nossa história?
Questão 4
O que você acha que é cultura? Explique
SAIBA MAIS
Bora pro conhecimento? Aperte o play e vamos navegar.
Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1fAvDtSzDpRCTiRvSpgI5YDNIATjcBWJ3
Habilidade: | (EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática). (GO-EF07HI12-A) Identificar e refletir sobre a complexidade da formação do povo brasileiro, os diferentes processos de miscigenação, assim como sobre o conceito de democracia racial, originário do mesmo. |
Referencial teórico | Amaral, Sérgio Augusto Vizzaccaro. (2003). A eugenia e o fim harmônico das diferenças: a imagem do corpo na medicina brasileira nas décadas de 20, 30 e 40. Dissertação de Mestrado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Backes, Carmem. (2000). O que é ser brasileiro? São Paulo: Escuta. |