Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
No início do processo de industrialização, várias pessoas mudaram-se para as cidades. Ao chegarem, submeteram-se a trabalhos indignos e com nenhuma proteção. Os movimentos operários se organizaram e reivindicaram melhores condições.
A INDÚSTRIA E O TRABALHO
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/f%C3%A1brica-nostalgia-maquinaria-4477482/.Acesso em 05 jun. 2023
No século XVIII, o evento denominado Revolução Industrial gerou profundas modificações no modo como o trabalho é desenvolvido. A industrialização ocorrida gerou novos postos de trabalho e muitas famílias realizaram o êxodo rural.
O aumento da produtividade era a principal meta, porém, as condições de trabalho para que isso ocorresse eram indignas e degradantes.
Os trabalhadores não possuíam proteção de legislações e jornadas exaustivas eram frequentes. Sem contar nos ambientes perigosos e insalubres em que as funções eram desenvolvidas, o que propiciava inúmeros acidentes.
MOVIMENTOS OPERÁRIOS
Nos séculos XIX e XX, operários se reuniram para juntos reivindicar por melhores condições de trabalho. Os primeiros sindicatos surgiram e grandes greves buscavam chamar a atenção dos patrões e empregadores.
Os movimentos operários contribuíram para a discussão sobre o Estado do bem-estar social, ou seja, um Estado preocupado com garantias de condições de vida digna à população.
Um dos maiores reflexos do Estado de bem-estar social são as regulamentações de leis trabalhistas, prevendo direitos como: férias, limite de jornada de trabalho, existência de salário-mínimo e descanso semanal remunerado.
No Brasil, o ano de 1943 é marcado pela criação da Consolidação das Leis do Trabalho, que é um documento que reúne os principais direitos e obrigações nas relações trabalhistas.
Mesmo com os grandes avanços da proteção do trabalhador, infelizmente, é comum denúncias de realização de trabalho escravo.
AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
A intensa industrialização gerou a precarização de condições de trabalho, fornecendo condições indignas aos operários.
A criação das leis trabalhistas é um reflexo do Estado de:
(a) Bem-estar social.
(b) Bem-estar dos patrões.
(c) Proteção às indústrias.
(d) Proteção aos empregadores.
Questão 2
Os movimentos operários foram responsáveis pela pressão na criação de normas trabalhistas.
Assinale a alternativa que indica uma condição de trabalho indigna.
(a) Oferecimento de equipamentos de segurança e proteção do trabalhador.
(b) Realização de atividades em ambientes insalubres e perigosos.
(c) Concessão de descanso semanal com remuneração garantida.
(d) Concessão de férias anuais para reposição das energias.
Questão 3
Observe a imagem que representa a realização de trabalho em uma fábrica no início do processo de industrialização.
Disponível em: https://pixnio.com/pt/fotos-vintage/historia-fotografia/pessoas-cara-criancas-trabalho-fabrica-industria-artesanato-feito-a-mao.Acesso em 05 jun. 2023.
Quais os problemas representados na imagem e que não seriam mais aceitos pelas leis que protegem os trabalhadores, atualmente?
Questão 4
Os movimentos operários buscavam trazer à discussão temas de proteção aos trabalhadores que eram marginalizados e sofriam com condições degradantes.
Faça uma pesquisa nos dicionários e registre o significado das palavras que fazem parte dos movimentos operários:
a) Sindicato
b) Greve
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. ESCRAVO, NEM PENSAR! Ciclo do trabalho escravo contemporâneo? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q1T9qRb9B8E. Acesso em 05 jun. 2023. PORTAL DA INDÚSTRIA. Legislação Trabalhista. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/o-que-e-legislacao-trabalhista/#:~:text=A%20CLT%20foi%20criada%20pelo,direitos%20trabalhistas%20na%20legisla%C3%A7%C3%A3o%20brasileira. Acesso em 05 jun. 2023. |