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História – A importância do historicizar

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA baseada no DOC-GO Ampliado e é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

A Infodemia: o Excesso de Informação em Tempos de Crise.

Nos últimos anos, o mundo testemunhou o surgimento de uma nova ameaça global: a infodemia. Esse fenômeno refere-se à disseminação excessiva e descontrolada de informações, muitas vezes imprecisas ou falsas, que se espalham rapidamente através das redes sociais, plataformas online e meios de comunicação. A infodemia é especialmente perigosa durante os períodos de crise, quando as pessoas estão ávidas por informações precisas e confiáveis. Neste texto, exploraremos algumas datas e exemplos para ilustrar a gravidade desse problema.

1. A pandemia de COVID-19 e a disseminação de informações falsas:

Durante a pandemia de COVID-19, a infodemia atingiu proporções alarmantes. Desde o início da crise, inúmeras informações falsas e teorias da conspiração se espalharam rapidamente, minando os esforços de saúde pública. Fake news relacionadas à origem do vírus, tratamentos milagrosos e medidas de prevenção errôneas ganharam ampla divulgação. Isso resultou em confusão, pânico desnecessário e até mesmo danos à saúde pública, uma vez que as pessoas recebiam informações equivocadas sobre como se proteger ou tratar a doença.

Notícia 1: Disponível em:<https://diplomatique.org.br/impactos-da-desinformacao-no-brasil-em-tempos-de-covid-19-e-eleicoes/>. Acesso em: 22 jun. 2023.

2.Eleições e desinformação política:

Durante as eleições presidenciais de diversos países em 2020, a infodemia se manifestou de maneira intensa. Campanhas de desinformação foram criadas com o intuito de influenciar o resultado das eleições, disseminando notícias falsas sobre candidatos, manipulando fatos e explorando divisões sociais. Essas informações enganosas tiveram um impacto significativo na percepção pública, minando a confiança nas instituições democráticas e prejudicando o processo eleitoral.

Notícia 2: Disponível em:<https://www.estadao.com.br/politica/gestao-politica-e-sociedade/desinformacao-e-eleicoes-o-que-vem-por-ai/>. Acesso em: 22 jun. 2023.

3. Crises ambientais e disseminação de boatos:

Durante os incêndios florestais na Amazônia em 2021, a infodemia exacerbou ainda mais a situação. Enquanto as chamas consumiam vastas áreas da floresta, informações falsas sobre a origem dos incêndios e supostas ações de organizações não governamentais foram amplamente compartilhadas nas redes sociais. Essas notícias falsas alimentaram um clima de desinformação e desconfiança, dificultando os esforços para combater efetivamente os incêndios e proteger a Amazônia.

Notícia 3: Disponível em:<https://veja.abril.com.br/coluna/me-engana-que-eu-posto/quatro-fake-news-sobre-o-incendio-na-amazonia>. Acesso em: 22 jun. 2023.

A infodemia não se limita apenas a eventos recentes, sendo um fenômeno recorrente ao longo da história. Por exemplo, durante epidemias passadas, como a gripe espanhola em 1918 e a pandemia de HIV/AIDS na década de 1980, informações falsas e desinformação também foram disseminadas, dificultando a resposta efetiva e a adoção de medidas de prevenção.    

Diante desse cenário, é crucial desenvolvermos habilidades de pensamento crítico e aprendermos a filtrar as informações que consumimos. Verificar a fonte, buscar dados em instituições confiáveis, consultar especialistas e questionar informações duvidosas são algumas estratégias importantes para combater a infodemia. Além disso, é fundamental promover a educação midiática e digital, capacitando as pessoas a discernir entre fatos e ficção no ambiente virtual.

Responda às Questões

Questão 1

No mundo digital de hoje, somos constantemente bombardeados com uma quantidade imensa de informações provenientes de diversas fontes. Essa avalanche de dados muitas vezes resulta em um fenômeno chamado infodemia, onde informações verdadeiras, falsas e enganosas se misturam, dificultando a obtenção de fatos confiáveis. Diante desse contexto, é fundamental compreender os desafios da infodemia e buscar estratégias para lidar com ela de forma eficaz. Vamos explorar mais sobre esse tema?

Qual é uma das principais consequências da infodemia?

(A) Maior transparência na disseminação de informações.

(B) Melhoria na confiabilidade das fontes de informação

(C) Aumento do conhecimento público sobre temas relevantes.

(D) Propagação de desinformação e disseminação de notícias falsas.

Questão 2

Nos últimos anos, temos testemunhado um fenômeno preocupante nas plataformas digitais: a infodemia. Com a explosão do acesso à informação e a facilidade de compartilhamento, tornou-se desafiador distinguir o que é verdadeiro do que é falso. A infodemia é caracterizada pela disseminação rápida e descontrolada de informações falsas, enganosas ou exageradas, o que pode ter consequências graves para a sociedade. Nesse contexto, é fundamental desenvolvermos habilidades de pensamento crítico e discernimento ao lidar com as informações que nos são apresentadas.

Qual das seguintes afirmações NÃO representa uma consequência da infodemia?

(A) A propagação do pânico e do medo desnecessário entre as pessoas.

(B) O comprometimento da confiança nas instituições e na mídia tradicional.

(C) A promoção de comportamentos saudáveis e baseados em evidências científicas.

(D) A disseminação de desinformação que prejudica a tomada de decisões informadas.

Questão 3

Por diversas vezes ouvimos dizer que: O Brasil não será uma Venezuela? O que isso quer dizer? Essa fala se encaixa na definição de pós verdade? Explique detalhadamente.

Questão 4

Agora você lerá atentamente o 3° Artigo da Constituição Federal de 1988 e depois responderá a questão:

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II – garantir o desenvolvimento nacional;

III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 28, jun 22.

Anote os incisos (É usado como elemento discriminativo do caput de um artigo ou de um parágrafo) em seu caderno. Comente criticamente sobre cada um deles refletindo sobre a sociedade em que vive.

SAIBA MAIS

Só clica no play e venha para o conhecimento.

Canal Uilson Duarte. ” Atividade 9 9° Ano – O que é historicizar?”. Disponível em:<https://youtu.be/Da_-U_ftCKM> Acesso em: 03 ago. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-9-ano/

Autoria:Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte
Formação:História
Componente Curricular:História
Habilidade:(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico.
(GO-EF09HI36-A) Conhecer  e problematizar   as políticas públicas   afirmativas para populações remanescentes e descendentes de minorias étnicas no Brasil e em Goiás.(EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
Referências:Bittencourt, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos / Circe Maria Fernandes Bittencourt – 5. ed. – São Paulo: Cortez, 2018.