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História – A importância da invenção da escrita

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A escrita é uma das mais importantes invenções da história humana. Desde o período da pré-história, os grupos humanos registravam imagens em paredes de cavernas e rochas. Com a sedentarização, para a melhor organização da vida em sociedade, foram desenvolvidos sistemas que se baseiam em figuras, formas, letras e ideogramas.

A IMPORTÂNCIA DA INVENÇÃO DA ESCRITA

 Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/crian%C3%A7as-garotas-escrita-l%C3%A1pis-1093758/.Acesso em 09 ago. 2022

A escrita é uma das mais importantes invenções humanas. O ato de registrar acontecimentos é fundamental para a organização da vida em sociedade. 

Desde o período pré-histórico os agrupamentos humanos realizavam a inserção de figuras e desenhos nas rochas e paredes de cavernas. As imagens representavam cultos às divindades, celebrações e atividades cotidianas como a pesca e a coleta de alimentos na natureza.

Por volta de 3500 a.C os mesopotâmicos (que se instalaram na região correspondente ao que é hoje o território da Síria e Iraque) desenvolveram um sistema de escrita cuneiforme. Chama-se cuneiforme pois os símbolos são em formato de cone. As escritas eram registradas em argilas e madeiras.

Os egípcios elaboraram a escrita hieroglífica, em que os símbolos se assemelhavam a desenhos. No Egito antigo o domínio da escrita era exclusivo das pessoas mais poderosas da sociedade e que pertenciam às classes sociais mais ricas. Os registros egípcios demonstram uma forte religiosidade e culto aos deuses.

Na América, os maias desenvolveram também escritas em formas de hieróglifos. O sistema maia era tão complexo e amplo na formulação de palavras e frases que até hoje estudiosos não conseguiram traduzi-lo integralmente. 

Fato é que ao longo da história o desenvolvimento de novas tecnologias e a melhor organização da sociedade só foram possíveis graças ao aprimoramento e disseminação da escrita.

Agora é com você, vamos responder algumas questões?

Questão 1

Leia a notícia a seguir que representa um grave problema social:

Um levantamento feito pela ONG Todos Pela Educação, a partir de informações do IBGE, mostra: em 2019, 25% das crianças de 6 e 7 anos não sabiam ler e escrever. Em 2021, segundo ano da pandemia, já eram 40%. Em números absolutos, são quase 2,5 milhões de crianças nessa faixa etária que ainda não estão alfabetizadas.

Fonte: G1. Número de crianças brasileiras não alfabetizadas dispara na pandemia. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/02/08/numero-de-criancas-brasileiras-nao-alfabetizadas-dispara-na-pandemia.ghtml. Acesso em 09 ago. 2023. 

a) Qual o problema social representado na notícia?

b) Quais os prejuízos o problema social retratado pode trazer para a vida das pessoas?

Questão 2

A Mesopotâmia foi considerada na Antiguidade um berço de grandes descobertas e invenções. Com a escrita, não foi diferente.

O sistema de escrita da Mesopotâmia, baseava-se em registros:

(a) Cuneiformes

(b) Rupestres

(c) Hieróglifos

(d) Digitais

Questão 3

Os ideogramas são representações em que cada palavra, ideia ou sentimento são representados por um símbolo. 

Usando sua imaginação, crie e registre um símbolo cada palavra indicada:

a) Símbolo que indica a palavra escola:

b) Símbolo que indica a palavra professor:

c) Símbolo que indica a palavra estudante:

    Questão 4

    Assinale a alternativa que se refere a uma característica dos registros de escrita desenvolvidos no Egito Antigo:

    (a) No Egito Antigo todas as camadas da população tinham acesso à escrita, inclusive os escravizados.

    (b) No Egito Antigo a forma de escrita era baseada nos ideogramas, assim como no sistema chinês.

    (c) No Egito Antigo as representações de escrita possuíam forte ligação com a religiosidade.

    (d) No Egito Antigo a escrita era baseada em símbolos em formato de cones ou cuneiformes.


    Autoria:Lorena Guimarães
    Formação:Formada em Pedagogia e Letras
    Componente:História
    Habilidade:(GO-EF05HI06-B) Compreender a importância da invenção da escrita para o registro da História em seus diferentes tempos e suportes, e sua relação com a difusão do conhecimento e da cultura.
    Referências:
    GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;. Acesso em 23/03/2023.

    GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023.

    EBC NA REDE. Piauí abriga rica arte rupestre. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ByDjGDSK04M&t=23s Acesso em 09 ago. 2023. 

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Espaço do conhecimento – Uma Breve história da escrita. Disponível em  https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/historia-escrita/. Acesso em 09 ago. 2023