Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental.
A relação entre o tempo e a história.
O tempo é uma dimensão fundamental da história. A história é o estudo e a narrativa dos eventos passados que ocorreram em um período de tempo específico. Sem o tempo, não haveria história.
A história é dividida em períodos de tempo distintos, que são marcados por eventos importantes, como guerras, revoluções, descobertas científicas, mudanças culturais e políticas, entre outros. Cada período de tempo tem suas próprias características distintas e influências que moldaram a história.
Além disso, o tempo também é uma ferramenta fundamental para a compreensão dos eventos históricos. A cronologia é a ordenação temporal dos eventos, e é um elemento central na compreensão da história. Sem uma compreensão adequada da cronologia, a história não faria sentido e seria difícil de entender.
Em resumo, o tempo é uma dimensão essencial da história, sendo necessário para delimitar períodos históricos, ordenar eventos e compreender a narrativa histórica.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Observe novamente as imagens 1 e 2 e em seguida anote em seu caderno observações sobre: qual foto é a mais antiga? Como você percebeu ? Quais as mudanças que você identifica? E quais permanências?
QUESTÃO 2
São exemplos de como podemos perceber o passar do tempo:
(A) observar o sol e as cachoeiras;
(B) observar os pássaros, o passar dos dias e das noites;
(C) o passar dos dias e das noites;
(D) as geleiras e os icebergs.
QUESTÃO 3
Sobre a linha do tempo é correto afirmar que:
(A) é um recurso jamais utilizado por deixar mais complexo estudos históricos;
(B) é um recurso pouco utilizado por facilitar os estudos históricos;
(C) é um recurso frequentemente utilizado por facilitar os estudos históricos;
(D) NDA
QUESTÃO 4
Sabemos que o tempo histórico é cultural. Como podemos explicar essa afirmação?
SAIBA MAIS
Vídeo destinado aos alunos do 6° para ajudar na compreensão das relações existentes entre o tempo e a história. Tempo da natureza, tempo cronológico e tempo histórico.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6-ano/
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | Especialista em História |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). (GO-EF06HI01-A) Identificar as diferentes concepções da História, compreendendo que esta é a ciência que estuda as ações dos homens no tempo e que o espaço concebido pelos historiadores deve ser entendido como uma construção social. (EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas. |
Referência bibliográfica: | Boulos Júnior, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015. HARTOG, F. Tempo, história e a escrita da história: a ordem do tempo . Revista de História, [S. l.], n. 148, p. 9-34, 2003. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i148p9-34. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18952. Acesso em: 16 fev. 2022. Schmidt, Maria Auxiliadora. “Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da História”. Intelligere, Revista de História Intelectual, vol. 3, nº2, p. 60-76. 2017. Disponível em http://revistas.usp.br/revistaintelligere>. Acesso em 24/01/2022 Schmidt, Maria Auxiliadora. Maria F. Braga Garcia, Tânia.” A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ALUNOS E PROFESSORES E O COTIDIANO EM AULAS DE HISTÓRIA”. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/bnBSVjTpFS7wbs9W659NMGC/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em 24/01/2022 Vicentino, Cláudio Teláris história, 6° ano: Ensino Fundamental, anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018. PNLD 2020. |