Esta proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
A história, o tempo e as ações humanas!
Por que estudar sobre o passado? Por que estudar história?
Como bem diz o Historiador March Bloch: a história tem por objeto o homem e por isso ela é a ciência que estuda os homens no tempo; “uma ciência dos homens no tempo”. De acordo com o historiador citado acima, a história é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo eu acrescento no espaço geográfico, pois “o espaço é social e é inseparável do tempo”(CORRÊA (1982).
Para problematizar e compreender como será esse processo de aprendizagem, leia o que a pesquisadora e professora Maria Auxiliadora Schmidt aponta como importante para a aprendizagem histórica a partir do texto: “Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da História”.
As reflexões de Jörn Rüsen, ao trazerem o pressuposto da Didática como a ciência da aprendizagem histórica, sinalizam que a questão central é compreender como o pensamento histórico contribui para orientar, temporalmente, a vida humana para dentro (identidade) e para fora (práxis).
Então estudar história envolve a competência de utilizar o conhecimento histórico em nossa vida diária para nos orientar temporalmente na construção de nossa identidade e a nossa vivência no dia a dia. Nesta perspectiva vocês precisam aprender a pensar historicamente e dessa forma, agir em sua vida prática.
A história e sua relação com o tempo.
O que é o tempo? É possível segurar ou prender o tempo? Como o tempo se manifesta?
Leia e observe a letra da música “Como uma onda” de Lulu Santos:
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará (…)
Quais ideias sobre o tempo a letra nos transmite?
O tempo é intangível, é onde percebemos os fenômenos e é no tempo que compreendemos os fatos históricos ao contextualizarmos esses fatos. E o percebemos ao passar dos dias, noites, ao observar o céu e as estrelas e a lua. O sol e seu movimento ou seria o movimento da Terra? A humanidade criou formas e modelos para contar e marcar esse tempo: dias, horas, minutos, relógios, calendários, tempo determinado.
RESPONDA AS QUESTÕES
Leia o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.
“O tempo é intangível, é onde percebemos os fenômenos e é no tempo que compreendemos os fatos históricos ao contextualizarmos esses fatos. ” Por @Uilson Duarte
QUESTÃO 1
Ponderando sobre o texto acima, descreva duas situações ou momentos em que você vivencia e percebe que o tempo “passa”.
QUESTÃO 2
Qual o objeto inventado pelo homem é mais utilizado para marcar o tempo? Escreva seu nome.
Para responder às questões 3 e 4, leia a letra da música de Lulu Santos: “Como uma onda”.
Nada do que foi será
de novo do jeito que já foi um diatudo passa, tudo sempre passará (…)
Disponível em:<https://www.letras.mus.br/lulu-santos/47132/>. Acesso em: 15 fev. 2023
QUESTÃO 3
Sobre a frase […] tudo passa, tudo sempre passará [..] nesta parte o autor afirma que:
(A) o tempo não passa e podemos revisitar todos os acontecimentos passados;
(B) o tempo sempre passa, não importa o que façamos ou criamos, sempre passará;
(C) não existe o tempo. É apenas uma ilusão criada pelo ser humano;
(D) o tempo só existe se tiver um relógio, caso contrário, é lenda.
QUESTÃO 4
Ao abordar a relação entre o tempo e a humanidade verificada nos versos: […] nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia […] o autor explicita que:
(A) mesmo com o passar do tempo todas as coisas ou relações permanecem iguais;
(B) o tempo não passa;
(C) é impossível ter qualquer interação pois, o tempo não permite;
(D) mesmo que vivamos novamente uma situação , ela não será da mesma forma, intensidade ou sentido porque nada do que foi será de novo.
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos continuidades e rupturas). (GO-EF06HI01-A) Identificar as diferentes concepções da História, compreendendo que esta é a ciência que estuda as ações dos homens no tempo e que o espaço concebido pelos historiadores deve ser entendido como uma construção social. |
Referência bibliográfica: | GLEZER, Raquel. Tempo e História. Cienc. Cult., São Paulo v. 4,n.2,p.23-24, Oct. 2002. Disponível em:< http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200021&lng=en&nrm=iso>. Accesso em: 24 fev. 2023. PINSKY, Carla Bassanezi. Introdução. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009. SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006. |