ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
A HISTÓRIA DA NOSSA FAMÍLIA
TODA FAMÍLIA TEM UMA HISTÓRIA ESPECIAL. ESSA HISTÓRIA É FORMADA PELAS PESSOAS QUE VIERAM ANTES DE NÓS E POR AQUELAS QUE CONVIVEM CONOSCO HOJE. CONHECER A HISTÓRIA DA FAMÍLIA É UMA FORMA DE ENTENDER NOSSAS ORIGENS E DE VALORIZAR QUEM FAZ PARTE DA NOSSA VIDA.
ESSA HISTÓRIA PODE SER TRANSMITIDA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. MUITAS VEZES, OS AVÓS OU PESSOAS MAIS VELHAS NOS CONTAM LEMBRANÇAS E EXPERIÊNCIAS, E ASSIM APRENDEMOS COISAS IMPORTANTES SOBRE O PASSADO. ESSES RELATOS ORAIS GUARDAM MEMÓRIAS QUE PASSAM DE BOCA EM BOCA, MANTENDO VIVA A HISTÓRIA DA FAMÍLIA.
TAMBÉM PODEMOS CONHECER MAIS SOBRE NOSSAS ORIGENS POR MEIO DE LIVROS, DEPOIMENTOS, FILMAGENS E FOTOGRAFIAS. ELES REGISTRAM ANIVERSÁRIOS, FESTAS, VIAGENS E MOMENTOS SIMPLES DO DIA A DIA, AJUDANDO A GUARDAR LEMBRANÇAS ESPECIAIS.
QUANDO OUVIMOS E OBSERVAMOS ESSAS HISTÓRIAS, DESCOBRIMOS O PAPEL DE CADA PESSOA EM NOSSA FAMÍLIA E APRENDEMOS A VALORIZAR O PASSADO, QUE FAZ PARTE DE QUEM SOMOS HOJE.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAG0elSyO2Q/_Q8sHnWNNVsPVP9yvVIB8g/edit
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
LEIA COM A AJUDA DO(A) PROFESSOR(A) O DEPOIMENTO ABAIXO.

AO LER O DEPOIMENTO E OBSERVAR A IMAGEM PODEMOS PERCEBER QUE ESTE RELATO É DE
(A) UM AVÔ PARA SEUS NETOS.
(B) NETOS PARA A SUA AVÓ.
(C) UMA AVÓ PARA SEUS NETOS.
(D) NETOS PARA O SEU AVÔ.
QUESTÃO 2
AGORA REFLETINDO SOBRE O DEPOIMENTO ACIMA, PODEMOS PERCEBER QUE
(A) A INFÂNCIA DA AVÓ FOI MUITO PARECIDA COM A DOS NETOS.
(B) A INFÂNCIA DA AVÓ ERA CHEIA DE TECNOLOGIA E BRINQUEDOS.
(C) A ESCOLA DA INFÂNCIA DA AVÓ E A ESCOLA DOS NETOS SÃO IGUAIS.
(D) A INFÂNCIA DA AVÓ FOI BEM DIFERENTE DA VIVIDA PELOS NETOS.
QUESTÃO 3
VOCÊ JÁ OUVIU UM RELATO OU DEPOIMENTO DE UMA PESSOA MAIS VELHA SOBRE AS DIFERENÇAS DE HOJE PARA ÉPOCAS MAIS ANTIGAS? ESCREVA O QUE ESTA PESSOA TE RELATOU.
QUESTÃO 4
IDENTIFIQUE OS NOMES DOS OBJETOS CITADOS NO RELATO À SUA IMAGEM.

QUESTÃO 5
MARQUE COM UM “X” A FRASE DO RELATO DA VOVÓ QUE ESTÁ ESCRITA DE FORMA CORRETA.
( ) AVIDAERABEMDIFERENTEDEHOJE.
( ) A VIDAERABEM DIFERENTE DEHOJE.
( ) A VIDA ERA BEM DIFERENTE DE HOJE.
( ) A VIDAERA BEMDIFERENTE DEHOJE.
QUESTÃO 6
COMPLETE A TABELA ABAIXO COM AS INFORMAÇÕES SOBRE SUA FAMÍLIA.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | História |
Objeto(s) de Conhecimento: | A vida em família: diferentes configurações e vínculos: Histórias de Famílias: no espaço e no tempo. Sociedade: comunidade e instituição escolar. |
Habilidades: | (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. |
Descritores: | D4 – Identificar o espaçamento entre palavras na segmentação da escrita D5 – Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra. D11 – Ler palavras nos padrões não canônicos. D13 – Localizar informação explícita |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 30/09/2025. BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Porta Aberta: história 1º ano. São Paulo: Ftd, 2019. NUNES, Fabíola T.; BUENO, Wilma de Lara; SCHNORR, Giselle M. (org.). Ciências humanas: prepare. Curitiba: Aymará, 2011. LUNGOV, Mônica; FUNARI, Raquel dos Santos. Aprender Juntos: geografia e história 1º ano. São Paulo: Sm, 2021. NEMI, Ana. Faça!: história 1º ano. 2. ed. São Paulo: Ftd, 2020. |