Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
A Evolução da Ocupação do Espaço
Olá estudante!
Você já parou para pensar em como as coisas ao nosso redor estão sempre mudando?
Veja as imagens:
Observe atentamente as duas imagens e pense nas diferenças e semelhanças.
Pense em como as coisas mudaram e em como a vida das pessoas ficou diferente.
Como você acha que será o futuro? Que novas invenções e mudanças você gostaria de ver?
Nossa vida é cheia de mudanças, algumas pequenas e outras grandes. Cada mudança que acontece ao nosso redor faz parte do nosso crescimento e aprendizado. A cada dia, novas descobertas e invenções surgem para melhorar nossas vidas.
O Início da Agricultura
No passado, muito antes de termos cidades e tecnologias modernas, as pessoas viviam de caça e coleta. Elas se mudavam constantemente em busca de comida. Mas algo importante aconteceu que mudou tudo: as pessoas descobriram que podiam plantar suas próprias sementes e colher alimentos. Isso foi o começo da agricultura!
A Revolução da Agricultura
Com a agricultura, foi possível se tornar sedentário, ficando em um só lugar e criando aldeias e comunidades. Produzindo mais alimentos, a população cresceu e as cidades surgiram. As pessoas começaram a trocar mercadorias, a trabalhar e a expandir suas áreas de plantio.
A Agricultura no Brasil
No Brasil, a agricultura sempre teve um papel muito importante na ocupação do território. Hoje, por exemplo, o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Além de ter um ambiente adequado para o plantio, usamos máquinas avançadas e técnicas modernas, o que torna a agricultura mais eficiente.
A Importância da Agricultura
A agricultura mudou a forma como vivemos e ocupamos o espaço. Desde os primeiros agricultores até as tecnologias modernas, aprender a cultivar a terra foi essencial para o desenvolvimento das sociedades. Agora, cabe a nós continuar aprendendo e praticando maneiras sustentáveis de produzir alimentos, para garantir que nosso planeta continue saudável.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Faça a leitura do poema:
A) Com suas palavras, escreva como a agricultura influenciou a ocupação do espaço e o desenvolvimento das sociedades.
B) Que invenções ou tecnologias você acha que foram mais importantes para a agricultura?
C) O que o poema relata sobre as transformações que ocorreram na história da humanidade?
QUESTÃO 2
Volte ao poema “ O cultivo da terra e do tempo” e explique o que a autora, quis dizer:
A) “No início, a terra original,…..”:
___________________________________________________________________
B) “… o homem vivia em passagem”:
___________________________________________________________________
C) “… Com práticas sustentáveis, cuidemos bem,…”:
___________________________________________________________________
QUESTÃO 3
O início da agricultura foi marcado pela
QUESTÃO 4
O papel da agricultura no Brasil é
(A) considerado sem relevância visto que não teve grande importância no Brasil.
(B) irrelevante pois o Brasil sempre foi um país industrializado.
(C) muito importante pois o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo.
(D) desnecessário visto que o Brasil depende totalmente de importações de alimentos.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. (EF04HI05-A) Compreender e relacionar os processos de ocupação do campo. (EF04HI06-A) Identificar as transformações (no meio natural, econômico e social) ocorridas nos processos de deslocamento de pessoas e mercadorias. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |