Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Quais os desdobramentos de políticas públicas, leis e opiniões de setores da sociedade civil afetam o presente? Historicizar e analisar fatos e conceitos é uma das possibilidades de estudo e investigação da História. Para tanto,
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Observe a imagem, leia com atenção a manchete e em seguida o decreto. Depois, responda às questões.
Questão 1
Quais relações podem ser estabelecidas entre o título da reportagem, o decreto e a nossa sociedade? Anote em seu caderno.
Questão 2
De acordo com o decreto, o que deve ser valorizado? O que deve ser descartado? Escreva um texto curto expondo as respostas.
SAIBA MAIS
Aperte o play e navegue por mais conhecimento.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://drive.google.com/drive/folders/1Y0q1N_l2BLfHQR1PJQJwnimiEaxvd26y
Habilidade: | (EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas. (GO-EF08HI19-A) Identificar, a partir de fontes históricas e análise crítica de materiais didáticos e paradidáticos, sobre a escravização nas Américas, percebendo as formas de resistência e valorização da cultura negra, assim como, problematizando estereótipos e preconceitos. |
Referencial teórico | Desigualdade como legado da escravidão no Brasil. Por Maria Teresa Manfredo. Disponível em:<https://www.geledes.org.br/desigualdade-como-legado-da-escravidao-brasil/>. Acesso em: 26 out. 2022. RAMOS, Jair de Souza. Dos males que vêm com o sangue: as representações raciais e a categoria do imigrante indesejável nas concepções sobre a imigração da década de 20. In: MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura (Org.). |