Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Estudar história é muito mais do que olhar para o passado. Estudar história é ter possibilidades para compreensão do ontem e do hoje e a capacidade de se orientar temporalmente. Então,
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Pesquise em seu livro didático como a crise estadunidense de 1929 afetou a República Oligárquica Brasileira. Escreva suas conclusões em seu caderno.
Questão 2
Identifique e transcreva para seu caderno quais era os anseios da nascente burguesia industrial brasileira.
Questão 3
Apresente quais eram as condições de trabalho a que os operários estavam submetidos durante a República Velha?
Questão 4
Quais fatores levaram à República Velha a entrar em crise? Registre os setores da sociedade envolvidos.
Questão 5
Comente sobre a eleição de Júlio Prestes redigindo comentários sobre o processo e resultado da eleição em questão.
Questão 6
Caracterize a Revolução de 1930 apresentando atores e fatores nela envolvidos.
SAIBA MAIS
Só clica no play e venha para o conhecimento.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-9-ano/
Habilidade: | (GO-EF09HI06-A) Compreender o processo de ascensão de Getúlio Vargas ao poder e as diversas formas de organização política, social e cultural, no período entre 1930 e 1945.(GO-EF09HI06-B) Identificar os impactos das transformações políticas, sociais e econômicas em Goiás, durante o governo de Getúlio Vargas. |
Referencial teórico | ASBAUM, Leôncio. História sincera da República, de 1889 a 1930. 4. ed. São Paulo: AlfaÔmega, 1976 FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930: historiografia e história. São Paulo: Brasiliense, 1970. SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. pp. 300-386 |