Olá, estudante. Esta videoaula de História do 9º ano foi veiculada na TV no dia 04 de Novembro de 2021 (Quinta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta aula será apresentado os conceitos de nazismo e fascismo, identificando sua localização temporal e espacial, expondo algumas de suas características e problematizaremos esses conceitos que ainda em pleno século XXI tendem a encontrar defensores.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – A emergência do Nazifascismo: identificar/problematizar características nazifascistas na atualidade.
Contextualizando a emergência de regimes totalitários na Europa: Itália e Alemanha.
O fascismo na Itália
Após a Primeira Guerra Mundial, o cenário político era crítico em muitos países da Europa. Grande parte da população estava desalentada, pois o fim da guerra não havia melhorado suas condições de vida. Além disso, ainda era grande o sentimento nacionalista, que fora bastante estimulado durante a guerra.
Para alguns grupos sociais, nem a ideologia socialista nem a liberal eram capazes de resolver os graves problemas da sociedade. A destruição provocada pela guerra, piorada pela falta de matérias-primas e de dinheiro, abateu a confiança de muitos europeus em seus governantes.
Nessa situação de crise, a ideologia do fascismo adquiriu seguidores, conquistando desempregados, estudantes e a classe média, formada por funcionários públicos, profissionais liberais, militares e pequenos proprietários de terras, de fábricas e de estabelecimentos comerciais. O fascismo suscitou a mobilização das massas, mas também recebeu apoio de grupos paramilitares nacionalistas e da burguesia, temerosa do crescimento do socialismo. Na Itália, o principal líder fascista foi Benito Mussolini.
A ideologia fascista
O fascismo surgiu na Itália com base nas ideias difundidas por Benito Mussolini, que em 1921 fundou o Partido Fascista. Após combater na Primeira Guerra Mundial e escrever para jornais socialistas, Mussolini procurou criar uma nova ideologia política.
De acordo com essa sugestão, a solução para os problemas sociais dos países seria a adoção de alguns princípios básicos, como: o nacionalismo, de tendências xenófobas e ao racismo; a militarização, com um governo autoritário e expansionista; e o corporativismo, sistema em que os sindicatos de trabalhadores são substituídos por corporações submetidas ao controle do Estado, em que participam operários e patrões.
A ascensão do fascismo
Aproveitando a insatisfação popular, Mussolini organizou e liderou, em 1922, uma passeata fascista em Roma, denominada Marcha sobre Roma, que contou com a participação de milhares de pessoas.
Após essa manifestação de poder, o rei italiano Vítor Emanuel III concedeu o cargo de primeiro-ministro a Mussolini, que, a partir de então, aumentou a perseguição às pessoas contrárias às suas ideias. Além disso, ele substituiu os sindicatos dos trabalhadores por corporações e aboliu o Poder Legislativo e os demais partidos, concentrando o poder do Estado no Partido Fascista. Com essas medidas centralizadoras, Mussolini tornou-se ditador da Itália.
A ascensão do nazismo na Alemanha
No início da década de 1920, a Alemanha passava por uma profunda crise econômica e sofria com a crescente inflação. A dívida do Estado alemão era acentuada pela alta indenização que, de acordo com o Tratado de Versalhes, o governo se comprometeu a pagar aos Aliados.
Nessa situação, foi fundado o Partido Nazista. O nazismo, ideologia desse partido, demonstrava princípios semelhantes aos do fascismo, porém dava grandiosa ênfase ao racismo e ao antissemitismo, além de condenar a democracia liberal da República de Weimar. O maior líder do Partido Nazista era Adolf Hitler.
Em 1923, Hitler liderou os nazistas em um golpe para procurar tomar o poder na cidade de Munique, na região alemã da Baviera. A tentativa de golpe foi velozmente sufocada pela polícia bávara e Hitler foi preso com outros nazistas.
Na prisão, Hitler escreveu a obra Mein Kampf (Minha Luta), definindo alguns princípios da ideologia nazista, entre eles a necessidade de a “raça” ariana se constituir como nação, o culto à personalidade do líder e a destruição da democracia, utilizando para isso a própria política como estratégia, ao combiná-la com ações armadas.
Os textos acima apresentam o contexto do surgimento de alguns regimes totalitários na Europa e buscam caracterizar o fascismo e o nazismo embora tenham características semelhantes.
Vejamos as causas e as características principais do Nazifascismo:
Causas Gerais:
1. Crise do pós-1ª Guerra Mundial.
2. Crise de 29.
3. Crescimento dos partidos socialistas (medo da burguesia).
4. Revanchismo.
Características principais do Nazifascismo:
1. Nacionalismo extremado (xenófobo).
2. Totalitarismo.
3. Militarismo.
4. Anticomunismo.
5. Antiliberalismo.
6. Unipartidarismo.
7. Culto ao líder.
8. Propaganda governamental.
9. Educação dirigida.
10. Corporativismo.
11. Racismo.
12. Expansionismo territorial.
Nessa parte em que foi apresentado as principais características do Nazifascismo é necessário que se faça uma pesquisa e identifique o significado de cada uma das características citadas.
As ideologias descritas acima são classificadas como regimes totalitários, mas o que é um regime totalitário?
Concentração do poder nas mãos de um único governante – poder nas mãos de uma única pessoa -, onde não há espaço para democracia e muito menos para direitos e garantias individuais. Manter o controle da população por parte do culto do líder. São exemplos de regimes totalitários: Fascismo, Nazismo e Stalinismo.
Para ajudar na compreensão do que seja, apresentamos duas charges para que vocês (estudantes) analisem as mesmas e posteriormente – nas atividades identifiquem algumas características – a utilizarão para intertextualizar os temas abordados até aqui.
Imagem 1
Disponível em: <https://pensarpoliticamente.wordpress.com/2016/01/26/o-que-significa-totalitarismo/>. Acesso em: 05 de Outubro de 2021.
Imagem 2
Disponível em: <http://cienciaslinguagensetecnologias.blogspot.com/2017/04/periodo-entre-guerras-1919-1939-03.html>. Acesso em: 05 de Outubro de 2021.
E pra que estudar história? Leia a manchete do jornal e procure formular uma resposta para essa pergunta.
Disponível em:<https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/10/4953858-homem-preso-por-estupro-de-crianca-admite-fazer-parte-de-grupo-neonazista.html>. Acesso em 15 Outubro 2021.
Disponível em:<https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/10/4953858-homem-preso-por-estupro-de-crianca-admite-fazer-parte-de-grupo-neonazista.html>. Acesso em 15 Outubro 2021.
REVISÃO
Nesta aula foi apresentado o conceito e características do Nazifascismo em seu contexto de surgimento. Debatido o que é um regime totalitário e que se ele não se resume a governo de extrema esquerda ou extrema direita. Procuramos problematizar a interpretação desses conceitos por intermédio de duas charges que visam caracterizar esses movimentos. Os estudantes foram desafiados a identificarem na atualidade governos com inclinações nazifascistas.
Atividades
Questão 01 – Explique o contexto da formação do Nazifascismo.
Questão 02 – Determine as características dos governos nazifascistas.
Questão 03 – Observe a imagem 1, escreva um parágrafo explicando o que a charge quer nos informar sobre os regimes totalitários.
Questão 04 – De acordo com a imagem 2, embora os governantes nos regimes totalitários digam que pensem na população em geral, o que a charge sugere? Explicite.
Questão 05 – Caracterize regimes totalitários.6 – Faça uma pesquisa sobre governos com inclinação nazifascista na atualidade. Registre em seu caderno os resultados.
Habilidades estruturantes: | (EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto). |
Referências: | BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015. DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 9° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. VICENTINO, Cláudio Teláris história, 6° ano: Ensino Fundamental, anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018. |