You are currently viewing Higiene, para quê?

Higiene, para quê?

Hoje, você verá um assunto bem interessante: a prevenção contra doenças por meio de alguns hábitos.

(“A higiene no dia a dia”, do canal Instituto Akatu)

Pense rápido: quais são seus hábitos diários de higiene?  Lembrou? 

Gostou do vídeo? Converse com sua família sobre as informações que você recebeu. Quais dessas ações de higiene vocês já praticam? Agora, identifiquem as ações que precisam se tornar rotina para a sua família. Ao fazer isso, vocês poderão se proteger de muitas doenças.

A água que utilizamos na higienização, para tomar banho, lavar as mãos, está em uma forma chamada líquida. Será que existem outras formas que a água pode ter? Assista ao vídeo abaixo e pense sobre essa pergunta:

(Cartilha Planeta Água, do Canal Wilivro)

Então, refletiu?

Como o vídeo mostra, a água também pode aparecer em outras formas. Escreva em seu caderno os nomes das diferentes formas que a água aparece na natureza e explique cada uma delas.

Para você não esquecer o que aprendeu hoje, faça o seguinte:

        a) explique para  sua família o que você entendeu sobre as informações dos vídeos.  

        b) Faça pequenos cartazes com os hábitos de higiene para manter uma boa saúde.

Muito bem! Cuide-se e mantenha os bons hábitos de higiene! Até a próxima.   

SAIBA MAIS:

ANA – Agência Nacional de Águas, Ciclo da água
https://www.youtube.com/watch?v=9iw9SrH0LUk

Ciências da Natureza(GO-EF05CI15) Identificar hábitos de higiene necessários no manuseio, preparo e armazenamento dos alimentos.
Língua Portuguesa(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.