Você já ouviu falar de alguma pessoa que passou mal após comer algum alimento? Provavelmente essa pessoa ingeriu um alimento contaminado. Leia o texto abrindo o link abaixo e entenda porque isso acontece.
Não esqueça: A primeira leitura de um texto não é suficiente para entender bem as informações, é preciso uma segunda leitura.
Anote no caderno as informações que você achou importante e depois converse com sua família sobre o assunto.
https://www.infoescola.com/alimentos/importancia-da-higiene-no-preparo-de-alimentos/
(“A importância da higiene no preparo dos alimentos”, Marcelo do Carmo Rocha- InfoEscola).
Observe no texto as palavras manipulação e veículo, você sabe qual é o significado dessas palavras? Uma palavra pode ter mais de um significado, procure no dicionário o significado que seja adequado ao texto. Veja se tem outras palavras que você não conhece e busque o significado.
E microrganismos, você sabe o que são eles? Veja o vídeo e entenda mais sobre esses seres vivos.
(“OMS: Cinco chaves para uma alimentação mais segura”, World Health Organization (WHO) – Youtube)
Agora que você já tem muitas informações, anote no seu caderno três pontos importantes apontados pelo texto e responda:
- Quais os fatores de contaminação dos alimentos e produtos alimentícios?
- Quais os veículos de contaminação?
- Quais os focos predominantes e potenciais de contaminação no homem?
Então, agora consegue responder a pergunta inicial dessa atividade: porque uma pessoa passa mal quando ingere um alimento contaminado?
Para aprender um pouco sobre microrganismos você vai fazer duas experiências bem legais e simples. Convide alguém da sua casa para te ajudar. Na verdade, você iniciará hoje e vai observar por uma semana, anotando o que você perceber.
Faça no seu caderno uma tabela igual a que está desenhada abaixo e anote suas observações.
Para fazer as experiências você vai precisar de: leite, 2 vidros com tampa, papel, caneta, pão e saco plástico.
Experiência 1:
- Coloque um pouco do leite e distribua em dois vidros;
- Coloque o vidro 1 na geladeira, com tampa e identificação;
- Coloque o vidro 2 em cima de algum móvel da cozinha, com tampa e identificado;
- Observe durante sete dias as transformações que vão acontecendo nos dois vidros e registre na tabela: mudanças na cor, cheiro, consistência.
A modificação do leite que esteve fora da geladeira ocorreu devido a presença das bactérias, que se alimentaram dos nutrientes do leite, em temperatura ideal para sua proliferação e produziu ácido lático, quebrando as moléculas do leite e alterando sua constituição.
Já o leite guardado na geladeira não propiciou a atividade das bactérias, devido à baixa temperatura que causa baixa atividade desses microrganismos.
Experiência 2:
- Coloque um pedaço de pão em um saco plástico;
- Observe durante sete dias e registre na tabela as transformações ocorridas;
A modificação do pão se deu pela presença de outro tipo de microrganismos, os fungos. Com a temperatura ideal para sua atividade e em contato com os nutrientes do pão, os fungos proliferaram alterando o aspecto do pão. Assista ao vídeo a seguir e entenda melhor a existência dos fungos.
(“Pão bolorento, CHCnaTV, Youtube).
Agora você já sabe que existem microrganismos que são importantes para nossa vida e existem aqueles que são responsáveis por várias doenças. Nesse momento estamos aprendendo a importância de prevenir adotando novos hábitos de higiene com o ambiente, com o corpo e com os alimentos. Leia os quadrinhos abaixo e aprenda outras formas de evitar doenças.
http://nutri-ale.blogspot.com/2012/11/alimentos-saudaveis-educacao-nutricional.html
(“Turma da Mônica- Alimentos Saudáveis”- Maurício de Souza- e-book)
Você imaginava ser preciso tantos cuidados com os alimentos e que sua saúde e de sua família pode estar ameaçada ao não adotarem hábitos de higiene e cuidados com os alimentos?
Agora, escreva em seu caderno uma carta. Siga as orientações abaixo.
- Estude as informações dadas a seguir sobre a estrutura e os elementos do gênero textual carta antes de escrever a sua.
Clique nessa imagem e encontre no texto o item “Elementos da carta” e faça uma síntese (resumo) de cada um desses itens em ser caderno.
Ainda no item “Elementos da carta”, você encontrará as características do tipo de escrita usada para ser utilizada em uma carta. Veja abaixo.
- Texto em primeira pessoa: A carta se trata da “conversa” entre um remetente e um destinatário, por isso é preciso que o remetente se refira a ele mesmo na primeira pessoa.
- Diálogo com o destinatário: O destinatário é o alvo direto e exclusivo do texto da carta, por isso é preciso manter um certo diálogo ou referências a ele no texto.
- Tratamento apropriado: Existem diferentes tipos de destinatário, cada um deles exige um tratamento diferente. O presidente da república e um técnico de futebol não podem (ou não precisam) ser tratados com os mesmos pronomes e a mesma linguagem.
- Destinatário: sua professora ou professor (guarde bem essa carta para entregá-la no retorno das aulas presenciais);
- Assunto: informar os hábitos de higiene e cuidados com os alimentos que você e sua família adotaram após aprender os conhecimentos dessa atividade. Se vocês já tinha os hábitos e cuidados apresentados nessa atividade conte o que você aprendeu que justifica essa forma cuidar dos alimentos e dos hábitos de higiene da sua família.
Planeje bem o seu texto, não esqueça que ele deve ter pelo menos três parágrafos, depois leia o texto e verifique se as palavras estão escritas corretamente. Se não estiver, corrija com ajuda do dicionário.
Para finalizar a atividade de hoje, aproveite para aprofundar seus conhecimentos na revista abaixo outras informações sobre diferentes seres vivos.
https://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_165.pdf
(“Lombrigas e companhia”- Revista Ciência Hoje para Crianças, nº 165, páginas 2 e 3, ano 19).
HABILIDADES | Língua PortuguesaEF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF35LP05-B) Pesquisar, quando não houver compreensão inferencial, no dicionário, o significado de palavras ou expressões desconhecidas, lidas nos textos em estudos.(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. Ciências da NaturezaGO-EF05CI15) Identificar hábitos de higiene necessários no manuseio, preparo e armazenamentos dos alimentos. |